Contextualização
Aposto é um termo que se associa a outro como seu equivalente, nos proporcionando um maior detalhamento da ideia representada. É uma espécie de explicação ou especificação que se apresenta em meio à oração, para elucidar um termo a ela anteposto. Esse elo pode ser estabelecido por vírgula, dois-pontos ou até mesmo por um traço. Por ser um termo de caráter explicativo, o aposto pode ser suprimido da oração sem que prejudique seu sentido principal.
No âmbito da Gramática, o aposto encontra-se categorizado como termo acessório da oração. Representa um assunto que muitas vezes é negligenciado, mas que revela se de extrema importância para o entendimento e interpretação correta de textos. Os apostos, como elucidadores que são, agregam significado ao texto e muitas vezes são utilizados como recurso estilístico por escritores e poetas.
Em nossa vida cotidiana, nós usamos o aposto sem sequer perceber. Pode ser quando estamos escrevendo um e-mail, uma redação escolar, uma carta ou até mesmo quando estamos falando. Por isso, é crucial entender como esse elemento da nossa linguagem funciona. E é exatamente o que vocês vão fazer neste projeto. Este conhecimento será especialmente útil quando vocês estiverem prestando provas de vestibular e ENEM, pois muitas questões de interpretação de texto podem ser resolvidas mais facilmente quando se compreende o papel dos elementos gramaticais na construção do sentido do texto.
Atividade Prática
Título: Aposto, o Acréscimo Informativo
Objetivo do Projeto
Este projeto visa proporcionar aos alunos uma compreensão ampla e detalhada do aposto na língua portuguesa, promovendo a capacidade de identificar, classificar e empregar efetivamente este recurso gramatical.
O projeto também incentiva a colaboração e interação entre os alunos: debater ideias, resolver problemas juntos e compartilhar descobertas amplia as habilidades de comunicação e cooperação de cada indivíduo.
Descrição Detalhada do Projeto
Os grupos devem, inicialmente, estudar e discutir os recursos recomendados, ampliando a compreensão de cada membro sobre o aposto. Após essa etapa, os alunos devem encontrar exemplos de apostos em diferentes contextos: livros, artigos de jornal, páginas da web, bulas de remédio, letras de música, etc. Essa busca por exemplos práticos servirá para ilustrar a teoria estudada.
Em seguida, cada grupo deve criar uma apresentação que inclua tanto uma explicação teórica sobre o aposto quanto a demonstração dos exemplos coletados. Também é importante que os alunos apresentem, de maneira divertida e criativa, a relevância do aposto no contexto em que o mesmo foi encontrado, justificando sua utilização.
O próximo passo é criar um pequeno conto ou história que faça uso intensivo de apostos. Este conto não apenas ajudará a reforçar a compreensão do conceito, como também incentivará a criatividade e a habilidade de escrita.
Finalmente, os alunos devem elaborar um documento escrito (relatório do projeto) contemplando os tópicos: introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia utilizada.
Materiais Necessários
- Acesso à Internet
- Material para apresentação (papel, caneta, computador, software de apresentação, etc.)
- Material para escrita do relatório
Passo a Passo Detalhado
- Formem grupos de 3 a 5 alunos.
- Estudem e discutam os recursos recomendados sobre o aposto que foram sugeridos.
- Encontrem e cataloguem exemplos de apostos em diferentes contextos. Certifiquem-se de que todos no grupo entendem por que o exemplo escolhido é um aposto e discutam sua função e relevância no contexto em que foi encontrado.
- Preparem uma apresentação mostrando a teoria aprendida, os exemplos coletados e a análise feita em grupo. Sejam criativos!
- Criem um conto ou história que faça uso intensivo de apostos. Revise o conto em grupo, certificando-se de que cada aposto é utilizado corretamente.
- Elaborem um relatório que inclua os seguintes tópicos: a. Introdução: Apresentem o tema do aposto, sua relevância e aplicação no mundo real e o objetivo do projeto. b. Desenvolvimento: Expliquem a teoria do aposto, detalhem a atividade realizada, a metodologia utilizada e apresentem os resultados obtidos. c. Conclusões: Retomem os pontos principais do trabalho, ressaltem o que foi aprendido durante o projeto e tragam suas conclusões sobre a experiência. d. Bibliografia: Listem as referências utilizadas para a realização do projeto.
Lembrem-se, este projeto tem duração de um mês e cada aluno deve investir entre cinco a dez horas no desenvolvimento das atividades propostas.