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Projeto: Comando em Ação

Português

Original Teachy

'EF08LP07'

Modo Imperativo: Variedades Padrão e Coloquial

Contextualização

O modo imperativo é fundamental na língua portuguesa. Ele é usado quando queremos dar ordens, conselhos, instruções, fazer pedidos e solicitações ou expressar desejos e suposições. Em nossas vidas cotidianas, principalmente nas interações sociais, muitas vezes usamos frases no modo imperativo sem mesmo perceber. Pense em todas as vezes quando disse aos seus amigos: "Faça isso!", "Venha aqui!" ou "Não faça barulho!".

Tudo isso está ligado ao modo imperativo, que é o modo verbal especialmente dedicado a provocar uma ação em quem ouve a frase. Neste sentido, ele é fundamental para a oratória, para quem precisa convencer os outros a fazer algo. Os comandos do modo imperativo se dividem em uma variedade mais padrão, utilizada em contextos mais formais, e uma variedade coloquial, utilizada em contextos informais.

Em nosso cotidiano, notamos usos constantes do modo imperativo. Está presente, por exemplo, em receitas culinárias e manuais de instrução, onde as ações a serem realizadas são descritas. Também é amplamente usado em sinais e avisos como "Puxe", "Empurre", "Não ultrapasse". Até mesmo na publicidade, o uso do imperativo é comum para influenciar e persuadir as pessoas a realizar ações, como comprar um produto ou serviço.

Aprender sobre o modo imperativo e suas variedades vai não apenas melhorar sua competência linguística, mas também vai te ajudar a entender melhor o mundo ao seu redor, já que ele está em todo lugar!

Como recursos para se aprofundar no tema, sugerimos os seguintes:

  • "Gramática da Língua Portuguesa" de Maria Helena de Moura Neves, um livro completo que trata de todos os aspectos da língua portuguesa.
  • O site "Português Língua Viva" (https://www.portugueslinguaviva.com.br/), que possui diversas informações, exercícios e exemplos sobre o modo imperativo e outros tópicos linguísticos.

Atividade Prática: "Comando em Ação!"

Objetivos do Projeto

  1. Compreender o uso do modo imperativo nas variedades padrão e coloquial.
  2. Praticar a conjugação de verbos no modo imperativo.
  3. Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e pensamento criativo.
  4. Promover a aplicação prática do conteúdo teórico estudado.

Descrição do Projeto

Cada grupo será responsável por criar um pequeno roteiro de teatro para representar uma situação do dia a dia que envolva utilização do modo imperativo nas variedades padrão e coloquial. O roteiro deve conter diálogos que evidenciem o uso correto do modo imperativo em ambas as variedades, bem como situações reais em que esteja presente.

Além disso, cada grupo fará a apresentação do roteiro para a turma, onde os alunos terão a oportunidade de pôr em prática o conteúdo estudado.

Materiais necessários

  1. Papel e caneta para a escrita do roteiro.
  2. Cenário e figurino (opcionais, e sujeitos às possibilidades de cada grupo).
  3. Acesso à internet para pesquisa e consulta de material teórico.

Passo a passo detalhado

  1. Formação dos grupos de 3 a 5 alunos.

  2. Estudo do tema "Modo Imperativo nas variedades padrão e coloquial", utilizando os recursos sugeridos e outros que julgarem adequados.

  3. Brainstorming de ideias para o roteiro do teatro. A proposta é que o roteiro seja ambientado numa situação do cotidiano dos estudantes, onde o uso do modo imperativo seja natural e necessário.

  4. Escrever o roteiro, assegurando-se de incluir ambos os usos do imperativo (padrão e coloquial). O roteiro deve conter o nome dos personagens, suas falas e as ações que realizarão em cena.

  5. Revisão do roteiro pelo grupo e, se possível, pelo professor.

  6. Preparação para a apresentação: definir quem irá representar cada personagem e realizar ensaios.

  7. Apresentação do teatro para a turma.

Entregas do Projeto

Ao final do projeto, cada grupo deve entregar:

  1. O roteiro do teatro, com a clara indicação dos comandos no modo imperativo utilizados e as situações em que foram aplicados.

  2. Um relatório do projeto, contendo os seguintes tópicos:

    • Introdução: Deve conter uma contextualização do modo imperativo, sua relevância e aplicação no mundo real e os objetivos do projeto.

    • Desenvolvimento: Deve explicar a teoria por trás do modo imperativo em suas duas variedades, detalhar a atividade realizada, a metodologia utilizada e a discussão dos resultados obtidos.

    • Conclusões: Deve apresentar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.

    • Bibliografia: Deve listar as fontes utilizadas para a pesquisa e execução do projeto, como livros, sites, vídeos, etc.

Nota: O relatório deve ser escrito de maneira individual por cada aluno do grupo.

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