Entrar

Projeto: Crônica em Foco

Português

Original Teachy

'EF08LP01'

Gênero Textual: Crônica

Contextualização

Introdução Teórica

A crônica é um gênero textual que se carateriza por relatar fatos do cotidiano de forma leve e descontraída. Apesar disso, a crônica também pode trazer reflexões profundas sobre a vida humana e a sociedade. É importante destacar que a crônica é escrita em prosa e, geralmente, em primeira pessoa, proporcionando um tom mais pessoal e intimista ao texto.

O gênero crônica pode se dividir em diversas subcategorias, como a crônica narrativa, descritiva, reflexiva, humorística, lírica, etc. Cada uma delas possui suas particularidades e formas de abordagem, mas todas carregam a essência da crônica, que é a contemplação do dia a dia e dos fatos corriqueiros.

Além disso, devemos levar em conta que a crônica é um gênero textual muito presente na mídia e em alguns tipos de campanhas publicitárias, o que demonstra sua aplicabilidade no mundo real e sua pertinência como objeto de estudo em sala de aula.

Contextualização

A crônica é mais do que um simples gênero textual. Ela é uma forma de arte que reflete a realidade de forma sensível e poética. Estudar a crônica é uma maneira de entender a vida, a sociedade e o ser humano de uma perspectiva singular. Escrever uma crônica exige intimidade com a língua, criatividade para transformar o cotidiano em arte e capacidade de reflexão para questionar e interpretar a realidade.

Neste sentido, acredito que este projeto será uma experiência enriquecedora para todos os alunos. A composição de uma crônica poderá permitir que os estudantes expressem suas visões de mundo, exercitem suas habilidades de escrita e desenvolvam uma perspectiva crítica e reflexiva sobre a realidade. Além disso, ao trabalhar de forma colaborativa, os estudantes aprimorarão suas habilidades de trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas.

Atividade Prática

Título da Atividade: Crônica em Foco

Objetivo do projeto

O projeto Crônica em Foco busca desenvolver nos alunos a capacidade de análise e produção textual dentro do gênero crônica, envolvendo as disciplinas de Português e Artes. Também visa a prática de habilidades socioemocionais, como cooperação, comunicação efetiva, gerenciamento de tempo e pensamento crítico.

Descrição detalhada do projeto

Este projeto será realizado por grupos de 3 a 5 alunos e terá a duração aproximada de 14 dias. Os alunos desenvolverão um jornal temático completamente focado em crônicas, envolvendo também a produção de ilustrações para complementar as crônicas produzidas.

Materiais necessários

  1. Cadernos para rascunho e brainstorming.
  2. Acesso à internet para pesquisas e estudos.
  3. Software de edição de texto (Microsoft Word, Google Docs, etc).
  4. Materiais de artes (papéis, lápis coloridos, canetas, aquarelas, etc) para as ilustrações.
  5. Uma conta de e-mail para enviar o jornal finalizado.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Estudo Individual: Cada aluno deve realizar pesquisas individuais sobre crônicas e seus subgêneros. Para isso, podem ser utilizados os recursos sugeridos na introdução teórica.

  2. Discussão em Grupo: Em seguida, os grupos devem se reunir e compartilhar o que aprenderam, discutindo as características das crônicas e os subgêneros que mais chamaram sua atenção.

  3. Definição de Temas: A partir da análise e da discussão, cada grupo deve escolher 3 subgêneros de crônicas para trabalhar e definir um tema central para o seu jornal.

  4. Produção das Crônicas: Os grupos devem escrever, no mínimo, três crônicas, uma para cada subgênero escolhido.

  5. Produção de Ilustrações: Enquanto alguns membros do grupo se dedicam à escrita das crônicas, os demais podem começar a produzir as ilustrações que complementarão o jornal.

  6. Edição e Revisão: Após a produção das crônicas e das ilustrações, é hora de compilar todo o material, revisar a escrita e os desenhos e fazer as edições finais.

  7. Entrega do Projeto: Por fim, os grupos devem enviar o jornal finalizado para o professor, juntamente com o relatório escrito.

Entregas do projeto

  1. Jornal Temático: A entrega principal deste projeto é o jornal temático, que deve conter as crônicas e as ilustrações produzidas pelo grupo, além de um editorial explicando a escolha do tema e dos subgêneros.

  2. Relatório Escrito: Além do jornal, os grupos devem entregar um relatório contendo:

    • Introdução: O aluno deve contextualizar o tema escolhido, sua relevância e justificar a escolha dos subgêneros de crônica.
    • Desenvolvimento: O aluno deve discutir a teoria por trás da crônica e dos subgêneros escolhidos, explicar as atividades realizadas, descrever a metodologia utilizada na produção das crônicas e das ilustrações e comentar os resultados obtidos.
    • Conclusão: O aluno deve retomar os pontos principais, refletir sobre os aprendizados e as dificuldades, e interpretar os resultados.
    • Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes que foram utilizadas para pesquisa e estudo.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies