Contextualização
Introdução Teórica
A crônica é um gênero textual que se carateriza por relatar fatos do cotidiano de forma leve e descontraída. Apesar disso, a crônica também pode trazer reflexões profundas sobre a vida humana e a sociedade. É importante destacar que a crônica é escrita em prosa e, geralmente, em primeira pessoa, proporcionando um tom mais pessoal e intimista ao texto.
O gênero crônica pode se dividir em diversas subcategorias, como a crônica narrativa, descritiva, reflexiva, humorística, lírica, etc. Cada uma delas possui suas particularidades e formas de abordagem, mas todas carregam a essência da crônica, que é a contemplação do dia a dia e dos fatos corriqueiros.
Além disso, devemos levar em conta que a crônica é um gênero textual muito presente na mídia e em alguns tipos de campanhas publicitárias, o que demonstra sua aplicabilidade no mundo real e sua pertinência como objeto de estudo em sala de aula.
Contextualização
A crônica é mais do que um simples gênero textual. Ela é uma forma de arte que reflete a realidade de forma sensível e poética. Estudar a crônica é uma maneira de entender a vida, a sociedade e o ser humano de uma perspectiva singular. Escrever uma crônica exige intimidade com a língua, criatividade para transformar o cotidiano em arte e capacidade de reflexão para questionar e interpretar a realidade.
Neste sentido, acredito que este projeto será uma experiência enriquecedora para todos os alunos. A composição de uma crônica poderá permitir que os estudantes expressem suas visões de mundo, exercitem suas habilidades de escrita e desenvolvam uma perspectiva crítica e reflexiva sobre a realidade. Além disso, ao trabalhar de forma colaborativa, os estudantes aprimorarão suas habilidades de trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas.
Atividade Prática
Título da Atividade: Crônica em Foco
Objetivo do projeto
O projeto Crônica em Foco busca desenvolver nos alunos a capacidade de análise e produção textual dentro do gênero crônica, envolvendo as disciplinas de Português e Artes. Também visa a prática de habilidades socioemocionais, como cooperação, comunicação efetiva, gerenciamento de tempo e pensamento crítico.
Descrição detalhada do projeto
Este projeto será realizado por grupos de 3 a 5 alunos e terá a duração aproximada de 14 dias. Os alunos desenvolverão um jornal temático completamente focado em crônicas, envolvendo também a produção de ilustrações para complementar as crônicas produzidas.
Materiais necessários
- Cadernos para rascunho e brainstorming.
- Acesso à internet para pesquisas e estudos.
- Software de edição de texto (Microsoft Word, Google Docs, etc).
- Materiais de artes (papéis, lápis coloridos, canetas, aquarelas, etc) para as ilustrações.
- Uma conta de e-mail para enviar o jornal finalizado.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
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Estudo Individual: Cada aluno deve realizar pesquisas individuais sobre crônicas e seus subgêneros. Para isso, podem ser utilizados os recursos sugeridos na introdução teórica.
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Discussão em Grupo: Em seguida, os grupos devem se reunir e compartilhar o que aprenderam, discutindo as características das crônicas e os subgêneros que mais chamaram sua atenção.
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Definição de Temas: A partir da análise e da discussão, cada grupo deve escolher 3 subgêneros de crônicas para trabalhar e definir um tema central para o seu jornal.
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Produção das Crônicas: Os grupos devem escrever, no mínimo, três crônicas, uma para cada subgênero escolhido.
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Produção de Ilustrações: Enquanto alguns membros do grupo se dedicam à escrita das crônicas, os demais podem começar a produzir as ilustrações que complementarão o jornal.
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Edição e Revisão: Após a produção das crônicas e das ilustrações, é hora de compilar todo o material, revisar a escrita e os desenhos e fazer as edições finais.
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Entrega do Projeto: Por fim, os grupos devem enviar o jornal finalizado para o professor, juntamente com o relatório escrito.
Entregas do projeto
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Jornal Temático: A entrega principal deste projeto é o jornal temático, que deve conter as crônicas e as ilustrações produzidas pelo grupo, além de um editorial explicando a escolha do tema e dos subgêneros.
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Relatório Escrito: Além do jornal, os grupos devem entregar um relatório contendo:
- Introdução: O aluno deve contextualizar o tema escolhido, sua relevância e justificar a escolha dos subgêneros de crônica.
- Desenvolvimento: O aluno deve discutir a teoria por trás da crônica e dos subgêneros escolhidos, explicar as atividades realizadas, descrever a metodologia utilizada na produção das crônicas e das ilustrações e comentar os resultados obtidos.
- Conclusão: O aluno deve retomar os pontos principais, refletir sobre os aprendizados e as dificuldades, e interpretar os resultados.
- Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes que foram utilizadas para pesquisa e estudo.