Entrar

Projeto: Discurso Direto e Discurso Indireto | Metodologia Digital | Projeto

Português

Original Teachy

'EF08LP01'

Discurso Direto e Discurso Indireto

Objetivos

- Reconhecer a diferença entre discurso direto e indireto em diferentes contextos textuais.

- Aplicar corretamente o uso de discurso direto e indireto em situações apropriadas.

- Refletir sobre a importância da escolha do tipo de discurso na comunicação efetiva.

- Desenvolver a capacidade crítica em relação aos textos lidos.

Você Sabia?

1.Sabia? Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, por exemplo, o autor J.K. Rowling usou muito bem o discurso indireto para nos deixar curiosos e intrigados! 慄‍♂️

2.Engraçado! No discurso do Super Bowl do Tom Brady, se ele usasse discurso direto o tempo todo, ficaria assim: 'Passei a bola. Vamos vencer.' Que sem graça! 

3.Curioso! Até figuras históricas como Albert Einstein usavam discurso indireto profundamente filosófico: 'A teoria da relatividade é bastante simples', embora a teoria em si seja complexa! 易

Contextualizando

Vamos mergulhar na arte da narrativa textual! Imagine que você está lendo um livro fantástico . Em um momento, o autor pode te mostrar exatamente o que os personagens estão dizendo através do discurso direto: 'Eu te amo', disse a heroína. No próximo, ele pode nos contar a mesma coisa indiretamente, mostrando-nos a interpretação do narrador: 'A heroína confessou seus sentimentos'.  Por que isso é importante? Porque o tipo de discurso muda completamente como percebemos a história e os personagens. 珞

️ No mundo real, isso também acontece! Nas notícias , nos blogs e até nas conversas do dia a dia, as palavras podem fazer toda a diferença. Saber quando usar discurso direto, reproduzindo exatamente o que alguém disse, ou discurso indireto, interpretando o que foi dito, é crucial para uma comunicação eficaz. Imagina ir a um evento esportivo e o locutor sempre usar o discurso indireto: 'O time marcou um gol', ao invés de 'O time disse:', seguido de uma narração épica do próprio gol! 

E por que isso é super relevante hoje? Em um mundo tão conectado como o nosso, onde textos e posts correm soltos pelas redes sociais, saber usar o discurso direto ou indireto é a chave para criar mensagens claras e impactantes. E adivinha só: você vai aprender a fazer tudo isso! Desde criar histórias interativas no Instagram , passando por animações em stop motion , até montar jogos de tabuleiro digitais ️. Nosso desafio é combinar literatura com tecnologia e muita criatividade! 

Atividade 1: Jornada do Discurso: Revivendo a Língua com Personagens Históricas

Descrição

Nossa jornada literária começa de forma épica! ️✨ Vamos nos transformar em verdadeiros historiadores e contadores de histórias. Nossa missão? Criar uma série de documentários digitais sobre personagens históricos usando discursos diretos e indiretos. Ao longo de quatro módulos, a turma irá se dividir em equipes que irão explorar diferentes personagens da história, planejar, produzir e editar cenas de diálogos, misturando textos baseados em discursos reais com narrações e interpretações. Ao final, vamos compilar tudo em um projeto interativo fantástico! Vamos lá? 

Materiais Necessários

- Celulares com câmera e acesso à internet

- Conexão a uma plataforma de edição de vídeo (ex: Google Meet para edição colaborativa, WeVideo, iMovie, etc.)

- Blocos de anotações e canetas para rascunhos

- Acesso a acervos digitais e bibliotecas online

- Aplicativos de videoconferência para apresentações

Passo a Passo

  • Dividam a turma em equipes de 4 a 5 alunos, e cada equipe deve escolher um personagem histórico para pesquisar.
  • Realizem uma pesquisa aprofundada sobre o personagem escolhido, coletando discursos reais, relatos historiográficos e informações relevantes.
  • Organizem as descobertas em um roteiro, dividindo-o em seções que incluam discursos diretos, discursos indiretos interpretativos e narrações explicativas.
  • Planejem as cenas que incluam diálogos, utilizando discursos diretos e indiretos. Decidam qual parte do roteiro será narrada, quais partes serão interpretadas em discurso direto e quais receberão discursos indiretos que ilustrem melhor o contexto.
  • Cada equipe deve gravar suas cenas, misturando narrações, diálogos de discursos diretos e indiretos. Utilizem celulares ou câmeras e garantam boa iluminação e áudio claro.
  • Editem os vídeos, adicionando efeitos visuais e transições conforme necessário.
  • Crie um canal no Google Meet ou outra plataforma para que todas as equipes assistam e deem feedbacks construtivos aos vídeos editados.
  • Implementem as sugestões de feedback e finalizem os vídeos. Revisem todo o material para garantir clareza e precisão das informações historiográficas e textuais.
  • Compilem os vídeos em uma única plataforma digital (ex: Google Sites, Padlet, YouTube privado) e organizem de maneira coesa, criando interatividade com quizzes, links para mais informações e outros recursos.
  • Organizem uma exibição online para a turma e convidem pais e membros da comunidade educativa. Preparem-se para uma sessão intensa de perguntas e debates após a exibição.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será uma série de documentários digitais interativos composta por vídeos editados e integrados em uma plataforma digital. O documentário deve contar com uma introdução sobre o personagem histórico, trechos de diálogos baseados em discursos diretos e indiretos, narrações que contextualizem os eventos e cenas interativas que envolvam o espectador. A turma deve apresentar o projeto completo em uma exibição integrada online, onde todos os vídeos serão reproduzidos em sequência e acompanhados de comentários ao vivo dos alunos.

Atividade 2: Desvendando Conflitos: Diálogos na Cidade Dos Livros ✨

Descrição

Prepare-se para embarcar em uma aventura literária imersiva! ✨ Nessa atividade, vamos explorar diálogos de forma inovadora para criar uma narrativa interativa chamada 'Diálogos na Cidade dos Livros'. A turma será dividida em equipes que irão pesquisar e selecionar trechos de livros famosos, adaptá-los em diálogos diretos e indiretos, e por fim, criar uma história multifacetada interpretada em diferentes mídias: textos, áudios, vídeos e até animações. O objetivo é investigar como os diálogos moldam os personagens e avançam na trama. No final, todos esses elementos serão unidos em uma plataforma online interativa que funcionará como uma verdadeira 'cidade dos livros'. Preparados para essa jornada criativa e digital? Vamos lá! 

Materiais Necessários

- Livros, tanto em formato impresso como digital, de autores famosos ou selecionados pela turma

- Celulares ou computadores com acesso à internet

- Aplicativos de edição de áudio e vídeo (ex: iMovie, Audacity, Canva, etc.)

- Ferramentas de criação de conteúdo digital (ex: Google Sites, PowerPoint, Wix, etc.)

- Blocos de anotações e canetas para rascunhos

- Materiais para cenografia e figurinos simples, como papel, tecidos, cartolina e adereços

- Conta no Google Workspace ou plataforma similar para colaboração e compartilhamento de arquivos

Passo a Passo

  1. A turma é dividida em equipes, e cada equipe deve escolher um livro ou autor a ser explorado. Forneça uma lista com sugestões de livros ou permita que os alunos escolham livremente.
  2. Cada equipe deve fazer uma pesquisa aprofundada sobre o livro ou autor escolhido, focando nos trechos de diálogos que mostram bem o uso de discurso direto e indireto.
  3. Organizem os trechos de diálogos em um roteiro, decidindo quais partes serão adaptadas para discurso direto e discurso indireto em cada formato de mídia (texto, áudio, vídeo, animação).
  4. Cada equipe cria um ou mais trechos adaptados dos diálogos em diferentes mídias: texto no formato de história, áudio de leitura dramática, vídeo de encenação ou animação stop motion.
  5. Os alunos utilizam as ferramentas digitais para editar e compilar seus trabalhos. Usem o Google Sites ou uma plataforma similar para começarem a organizar a 'Cidade dos Livros'.
  6. Os vídeos e áudios devem ser claros e bem editados, com cenografias simples que ajudam a contextualizar a história dos diálogos.
  7. Publiquem os trechos criados por cada equipe em um ambiente digital compartilhado, como uma pasta no Google Drive ou um site de apresentações colaborativas.
  8. Os alunos realizam uma revisão final de seus trabalhos, certificando-se de que todos os links e vídeos estão funcionando.
  9. Organizem uma exibição interativa da 'Cidade dos Livros', convidando toda a turma e até mesmo responsáveis para um evento online. Preparem-se para recepcionar perguntas e comentários!

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será uma plataforma digital, como um site interativo ou uma apresentação multimídia, que compila os textos adaptados de diálogos diretos e indiretos, áudios, vídeos, animações e textos complementares. A plataforma deve ser organizada de forma a criar uma 'Cidade dos Livros', onde cada seção representa um capítulo ou tema da nossa história coletiva. Essa plataforma deve integrar todos os formatos de mídia que os alunos produziram, permitindo aos visitantes ler, ouvir, assistir e interagir com o conteúdo. Os alunos devem estar preparados para apresentar a plataforma e explicá-la em uma sessão online para a turma e convidados.

Atividade 3: Cineclube Literário: Adaptando Diálogos em Narrativas Visuais

Descrição

✨ Que tal se tornar diretor de cinema e recriar diálogos de sua literatura favorita? Nesta atividade, transformaremos famosas passagens literárias em curtas-metragens, aplicando diferentes técnicas de filmagem e edição para explorar o discurso direto e indireto. Vocês vão se dividir em equipes para escolher um livro ou conto conhecido, adaptar parte de seus diálogos para roteiro, filmar e editar uma cena com diálogos diretos, indiretos e narrações. Ao final, todas as cenas serão combinadas em um curta-metragem online, formando uma verdadeira compilação cinematográfica literária! Vamos lá? 

Materiais Necessários

- Celulares com câmera e acesso à internet

- Aplicativos de edição de vídeo (ex: iMovie, CapCut, InShot)

- Livros, contos ou textos de autores famosos ou conhecidos

- Blocos de anotações e canetas para rascunhos de roteiro

- Roupas e adereços simples para cenografia

- Plataforma de gerenciamento de vídeos (ex: Google Drive ou YouTube privado)

Passo a Passo

  1.  Dividir a turma em equipes e cada uma deve escolher um livro/conto clássico ou contemporâneo para explorar.
  2.  Realizar uma pesquisa aprofundada sobre o autor, contexto histórico e linguagem dos diálogos, identificando trechos significativos que possam ser adaptados para a criação de um roteiro.
  3.  Escrever o roteiro da cena, adaptando e incluindo trechos dos diálogos em discurso direto, discurso indireto e narrações. Decidir como esses trechos serão filmados, cuidando para preservar a essência dos textos originais.
  4.  Gravar a cena utilizando celulares, atores do próprio grupo e cenários simples e criativos. As cenas devem conter os diálogos adaptados conforme o roteiro.
  5.  Realizar a edição do vídeo, incluindo efeitos, transições e trilha sonora para enriquecer a narrativa. Cada equipe deve revisar seu curta-metragem para garantir clareza e qualidade.
  6.  Criar um canal compartilhado no Google Drive ou em uma plataforma específica para exibir os vídeos da turma. Compartilhar os links com toda a turma para visualização e feedback.
  7.  Preparar uma breve introdução para cada curta, explicando a cena adaptada, as escolhas de roteiro e o uso dos diferentes tipos de discurso.
  8.  Organizar uma sessão online, onde cada grupo exibirá seu curta-metragem para toda a turma e possíveis convidados, como pais e funcionários da escola.
  9. ️ Durante a apresentação, permitir que outros alunos façam perguntas e comentários sobre o vídeo, incentivando uma discussão enriquecedora sobre as diferentes abordagens de discurso direto e indireto.

O Que Você Deve Entregar?

 O entregável será um curta-metragem coletivo, composto por várias cenas adaptadas dos diálogos de diferentes textos literários. Cada cena deve evidenciar o uso de discurso direto, indireto e narrações. O curta-metragem final deve ser publicado em uma plataforma compartilhada e apresentado durante uma sessão online, onde os alunos farão uma breve introdução e comentarão as escolhas feitas durante a adaptação. Ao final, deve haver um momento para perguntas, respostas e discussão sobre a experiência.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies