Entrar

Projeto: Explorando o Aposto no Contexto

Português

Original Teachy

Sintaxe: Aposto

Contextualização

A nossa língua portuguesa é extremamente rica e diversificada, cheia de regras e exceções, e um dos tópicos que frequentemente causa dúvidas é o apostro. Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Ele é separado do resto da frase por vírgulas, dois-pontos ou até mesmo entre parênteses.

Assim, podemos dividir o aposto em categorias: explicativo, enumerativo, resumitivo e comparativo. Cada um deles tem suas características e formas de uso. O aposto explicativo, por exemplo, tem a função de oferecer uma explicação adicional sobre o termo a que se refere. Já o enumerativo, lista detalhes ou elementos relacionados ao termo. O aposto resumitivo faz um breve resumo sobre o termo a que se refere e o comparativo estabelece uma comparação.

Precisamos entender que o uso do apostro está completamente inserido na nossa comunicação do dia a dia, seja na linguagem oral ou na linguagem escrita. Ele é usado nos livros, revistas, jornais, blogs, redes sociais e até mesmo em conversas informais. Dominar esse recurso da língua portuguesa tornará a nossa fala e escrita mais ricas e precisas. E é por isso que vamos aprofundar nossos conhecimentos nesse tópico.

Para iniciar a nossa jornada, sugiro alguns recursos confiáveis em português:

  1. O livro "Gramática da Língua Portuguesa" de Bechara, disponível em bibliotecas e livrarias, é uma excelente fonte de consulta.

  2. O site "Português", disponível em https://www.portugues.com.br/gramatica/aposto.html. Este tem uma seção dedicada a apostos, apresentando definições claras e exemplos.

  3. A plataforma "YouTube", disponível em https://www.youtube.com/. Procure por aulas sobre apostos e assista a vídeos explicativos do "Professor Noslen" e da "Professora Gabriela Cabral". Ambos os canais possuem conteúdos de alta qualidade.

Atividade Prática

Título da atividade: "Explorando o Aposto no Contexto"

Objetivo do projeto

Queremos desafiar você, aluno, e seus colegas, a dominarem o uso do aposto na língua portuguesa. Queremos que vocês entendam o conceito, saibam usar corretamente e possam identificar o seu uso em situações concretas. Além disso, esperamos que desenvolvam habilidades de trabalho em equipe, gerenciamento de tempo, pensamento analítico e escrita criativa.

Descrição detalhada do projeto

Vocês, trabalharão em grupos de 3 a 5 alunos. O projeto consistirá em duas grandes partes: pesquisa inicial e desenvolvimento de uma peça teatral. Cada etapa do projeto deve conter uma avaliação escrita, para consolidar o aprendizado.

Parte 1: Pesquisa e Estudo

Cada grupo deve fazer uma pesquisa inicial e estudar sobre o aposto, suas categorias e usos, suas regras e suas exceções. Cada aluno será responsável por aprofundar o seu conhecimento em uma categoria específica do aposto (explicativo, enumerativo, resumitivo e comparativo).

Utilizem os recursos sugeridos na introdução, mas não se limitem a eles. Se encontrarem outras fontes de alta qualidade, usem e abusem!

Parte 2: Desenvolvimento de uma Peça Teatral

Após a pesquisa e o estudo, cada grupo deverá elaborar e apresentar uma peça de teatro curta (de 15 a 20 minutos) que demonstra o uso do aposto. A peça deve conter pelo menos duas cenas onde cada tipo de aposto (explicativo, enumerativo, resumitivo e comparativo) é usado. O texto da peça deve ser escrito pelos próprios alunos.

Materiais necessários

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Livros didáticos e gramáticas (para consulta e base teórica)
  • Material para anotações (caderno, lápis, caneta)
  • Câmera para a gravação da peça teatral (pode ser o celular de algum membro do grupo)

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Divida-se em grupos e determine qual membro irá focar em qual tipo de aposto;
  2. Realize as pesquisas e estudos necessários. Lembre-se: aprofunde-se em seu tipo de aposto, mas não se esqueça de ter um entendimento geral de todos os tipos;
  3. Reúnam-se para debater suas descobertas e aprendizados. Ensinem uns aos outros;
  4. Desenvolva a história e o roteiro da peça. Lembre-se de incluir todos os tipos de apostos nas falas dos personagens;
  5. Ensaie e grave a peça;
  6. Assista ao vídeo gravado e faça uma análise crítica. Identifique onde vocês usaram os apostos e como eles contribuíram para a história.

Entregas do projeto

Cada grupo deve apresentar:

  1. Um relatório escrito sobre a pesquisa e os estudos sobre o aposto. Este relatório deve seguir a estrutura: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia;
  2. O roteiro escrito da peça teatral;
  3. A gravação da peça teatral;
  4. Uma análise crítica sobre a peça, identificando onde os apostos foram usados e como eles contribuíram para a história.

Todos os documentos devem ser digitados e entregues em formato PDF. A gravação da peça pode ser entregue em link para uma plataforma de vídeo, como YouTube ou Vimeo.

Lembre-se: o objetivo final é não apenas entender o que é o aposto, mas ser capaz de usá-lo de maneira eficiente e reconhecer seu uso em diversos contextos. Boa sorte e divirtam-se!

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies