Entrar

Projeto: Textos em Cena: Literário vs Não Literário

Português

Original Teachy

'EF08LP01'

Texto Literário e não Literário

Contextualização

O projeto aqui apresentado tem como tema o contrastante mundo dos Textos Literários e Não Literários.

Introdução

A Literatura e os textos literários fazem parte do nosso dia a dia desde muito cedo, quando ainda somos crianças e nossos pais nos contam histórias para dormir. À medida que crescemos, somos apresentados a várias formas de textos literários, como poemas, romances, contos, entre outros. Textos literários são aqueles que contêm uma linguagem figurada e subjetiva, ou seja, que têm o objetivo de encantar o leitor, trazer emoções e sentimentos, e permitir diferentes interpretações.

Em contrapartida, os textos não literários são aqueles que encontramos todos os dias em jornais, revistas, artigos, manuais, entre outros. Sua linguagem é objetiva e suas informações são claras, precisas e verificáveis, permitindo apenas uma interpretação.

A compreensão dessas duas formas de escrita é essencial para nossa comunicação diária e habilidades de leitura crítica.

Importância

No mundo do século XXI, essas habilidades são mais importantes do que nunca. Estamos constantemente expostos a uma enxurrada de informações, tanto literárias quanto não literárias. A habilidade de distinguir entre as duas e entender o que cada uma oferece é uma ferramenta poderosa para navegar no mundo moderno.

Além disso, entender a diferença entre textos literários e não literários é crucial para o desenvolvimento do espírito crítico. É comum vermos, por exemplo, pessoas compartilhando notícias falsas como se fossem verdadeiras. Saber distinguir a realidade da ficção é uma habilidade que todo cidadão deve possuir para contribuir com uma sociedade mais informada e consciente.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Textos em Cena: Literário vs Não Literário"

Objetivo do Projeto

O objetivo desta atividade é permitir que os alunos trabalhem em equipe para identificar, analisar e apresentar uma dramatização que exponha as diferenças entre textos literários e não literários. Além disso, busca-se estimular as habilidades de pesquisa, desenvolvimento crítico, compreensão de leitura e expressão em público.

Descrição Detalhada do Projeto

Os estudantes, divididos em grupos de 3 a 5 membros, deverão selecionar um mesmo evento ou tema e criarem dois textos: um literário e um não literário. Após a criação dos textos, os alunos devem preparar uma apresentação, em formato de peça teatral, para a sala de aula, expondo suas criações e as diferenças observadas entre os estilos de texto.

Materiais Necessários

  1. Livros, revistas, jornais, acesso à internet para condução de pesquisas.
  2. Papel e caneta para a escrita do roteiro da peça teatral e dos textos a serem apresentados.
  3. Recursos para a encenação da peça (Figurino, Cenário, etc).

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Definição de Grupos e Temas (1 hora): Os alunos deverão formar grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo deverá escolher um tema ou evento que será o foco dos textos e apresentações a serem desenvolvidos.

  2. Pesquisa e Criação dos Textos (1 hora): O grupo irá pesquisar sobre o tema escolhido e, com base na pesquisa, deverá criar dois textos: um literário e um não literário, explicando as características de cada tipo de texto em um relatório.

  3. Desenvolvimento da Peça Teatral (1-2 horas): Os alunos devem, em seguida, criar o roteiro de uma pequena peça teatral que apresente os dois textos de maneira dinâmica e criativa, ressaltando suas diferenças e peculiaridades.

  4. Ensaio e Apresentação da Peça (1 hora): Os alunos deverão ensaiar e, posteriormente, apresentar a peça à sala de aula.

Entregas do Projeto

Após a realização da atividade prática, os alunos deverão redigir um documento dividido em quatro partes: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

  1. Introdução: Deverão contextualizar o tema escolhido, explicar porque é relevante e quais foram os objetivos ao desenvolver esse projeto.

  2. Desenvolvimento: No desenvolvimento, os alunos explicarão a teoria por trás dos textos literários e não literários, detalharão a atividade realizada, a metodologia utilizada, e apresentarão os resultados obtidos na pesquisa e na apresentação.

  3. Conclusões: Nessa seção os alunos irão retomar os pontos principais do trabalho, descrever os aprendizados e as conclusões retiradas do projeto.

  4. Bibliografia: Por fim, os alunos indicarão as fontes utilizadas para a pesquisa e desenvolvimento do projeto, tais como livros, sites, vídeos, entre outros.

O documento escrito deve complementar a atividade prática, fornecendo detalhes que não puderam ser apresentados na peça teatral. Além disso, a discussão e análise detalhada das características dos texto literário e não literário, apresentadas no documento, contribuirão para a solidez e aprofundamento do aprendizado.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies