Contextualização
O projeto aqui apresentado tem como tema o contrastante mundo dos Textos Literários e Não Literários.
Introdução
A Literatura e os textos literários fazem parte do nosso dia a dia desde muito cedo, quando ainda somos crianças e nossos pais nos contam histórias para dormir. À medida que crescemos, somos apresentados a várias formas de textos literários, como poemas, romances, contos, entre outros. Textos literários são aqueles que contêm uma linguagem figurada e subjetiva, ou seja, que têm o objetivo de encantar o leitor, trazer emoções e sentimentos, e permitir diferentes interpretações.
Em contrapartida, os textos não literários são aqueles que encontramos todos os dias em jornais, revistas, artigos, manuais, entre outros. Sua linguagem é objetiva e suas informações são claras, precisas e verificáveis, permitindo apenas uma interpretação.
A compreensão dessas duas formas de escrita é essencial para nossa comunicação diária e habilidades de leitura crítica.
Importância
No mundo do século XXI, essas habilidades são mais importantes do que nunca. Estamos constantemente expostos a uma enxurrada de informações, tanto literárias quanto não literárias. A habilidade de distinguir entre as duas e entender o que cada uma oferece é uma ferramenta poderosa para navegar no mundo moderno.
Além disso, entender a diferença entre textos literários e não literários é crucial para o desenvolvimento do espírito crítico. É comum vermos, por exemplo, pessoas compartilhando notícias falsas como se fossem verdadeiras. Saber distinguir a realidade da ficção é uma habilidade que todo cidadão deve possuir para contribuir com uma sociedade mais informada e consciente.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Textos em Cena: Literário vs Não Literário"
Objetivo do Projeto
O objetivo desta atividade é permitir que os alunos trabalhem em equipe para identificar, analisar e apresentar uma dramatização que exponha as diferenças entre textos literários e não literários. Além disso, busca-se estimular as habilidades de pesquisa, desenvolvimento crítico, compreensão de leitura e expressão em público.
Descrição Detalhada do Projeto
Os estudantes, divididos em grupos de 3 a 5 membros, deverão selecionar um mesmo evento ou tema e criarem dois textos: um literário e um não literário. Após a criação dos textos, os alunos devem preparar uma apresentação, em formato de peça teatral, para a sala de aula, expondo suas criações e as diferenças observadas entre os estilos de texto.
Materiais Necessários
- Livros, revistas, jornais, acesso à internet para condução de pesquisas.
- Papel e caneta para a escrita do roteiro da peça teatral e dos textos a serem apresentados.
- Recursos para a encenação da peça (Figurino, Cenário, etc).
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
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Definição de Grupos e Temas (1 hora): Os alunos deverão formar grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo deverá escolher um tema ou evento que será o foco dos textos e apresentações a serem desenvolvidos.
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Pesquisa e Criação dos Textos (1 hora): O grupo irá pesquisar sobre o tema escolhido e, com base na pesquisa, deverá criar dois textos: um literário e um não literário, explicando as características de cada tipo de texto em um relatório.
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Desenvolvimento da Peça Teatral (1-2 horas): Os alunos devem, em seguida, criar o roteiro de uma pequena peça teatral que apresente os dois textos de maneira dinâmica e criativa, ressaltando suas diferenças e peculiaridades.
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Ensaio e Apresentação da Peça (1 hora): Os alunos deverão ensaiar e, posteriormente, apresentar a peça à sala de aula.
Entregas do Projeto
Após a realização da atividade prática, os alunos deverão redigir um documento dividido em quatro partes: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
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Introdução: Deverão contextualizar o tema escolhido, explicar porque é relevante e quais foram os objetivos ao desenvolver esse projeto.
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Desenvolvimento: No desenvolvimento, os alunos explicarão a teoria por trás dos textos literários e não literários, detalharão a atividade realizada, a metodologia utilizada, e apresentarão os resultados obtidos na pesquisa e na apresentação.
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Conclusões: Nessa seção os alunos irão retomar os pontos principais do trabalho, descrever os aprendizados e as conclusões retiradas do projeto.
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Bibliografia: Por fim, os alunos indicarão as fontes utilizadas para a pesquisa e desenvolvimento do projeto, tais como livros, sites, vídeos, entre outros.
O documento escrito deve complementar a atividade prática, fornecendo detalhes que não puderam ser apresentados na peça teatral. Além disso, a discussão e análise detalhada das características dos texto literário e não literário, apresentadas no documento, contribuirão para a solidez e aprofundamento do aprendizado.