Contextualização
A ciência nos oferece uma perspectiva espetacular do universo em que vivemos. Com seus métodos e descobertas, fomos capazes de entender a origem e a evolução do Sistema Solar, uma história fascinante que começa há mais de 4,6 bilhões de anos. O estudo deste tema permitirá que vocês, estudantes, compreendam as forças e os fenômenos que moldaram nosso planeta Terra e todos os corpos celestes que o orbitam.
Em nosso Sistema Solar, o Sol é a estrela mãe, e os oito planetas, além de asteróides, cometas, e outros corpos menores, formam uma família que gira ao redor dele. Contar a história da evolução do Sistema Solar é descrever a dinâmica desses elementos e como interagem entre si. A matéria que compõe nosso Sistema Solar se originou da poeira de estrelas que existiram antes do Sol. Dessa forma, somos todos feitos de "pó de estrelas", uma ideia que certamente suscita a imaginação e o espanto sobre nossa existência.
A evolução do Sistema Solar tem enorme relevância para a nossa humanidade. O entendimento da origem do nosso sistema planetário nos permite refletir sobre questões maiores como a origem da vida e a probabilidade de existência de vida extraterrestre. Este conhecimento é também fundamental para a conquista humana do espaço, já que nos permite planejar missões espaciais e entender melhor os riscos e oportunidades associados à exploração espacial.
A ciência é um esforço coletivo que se desenvolve ao longo do tempo. Cada um de vocês contribuirá para o conhecimento humano construindo uma maquete tridimensional do Sistema Solar. Dessa maneira, vocês irão desenvolver uma compreensão mais profunda de como os planetas e outros corpos celestes interagem e evoluem ao longo do tempo.
Até o final deste projeto, vocês irão compreender a formação e a evolução do sistema solar e terão melhorado suas habilidades de trabalho em equipe, gerenciamento de tempo, comunicação e pensamento criativo. Para ajudá-los em sua jornada de aprendizado, recomendamos que vocês consultem as seguintes fontes:
- NASA: Sistema Solar
- Museu Americano de História Natural: Origem do Sistema Solar
- Livro: "Evolução Estelar e Sistemas Planetários", de Carl Sagan e Ann Druyan
Atividade Prática: Maquete Tridimensional do Sistema Solar
Objetivo do Projeto
O principal objetivo desta atividade é proporcionar um entendimento tridimensional do Sistema Solar, seus componentes principais, sua formação, e sua evolução ao longo do tempo. Por meio da construção de uma maquete, os alunos serão capazes de visualizar as relações espaciais e temporais que existem entre os corpos celestes que compõem o sistema solar.
Descrição Detalhada do Projeto
Esta é uma atividade de grupo que deve ser realizada por grupos de 3 a 5 alunos. A tarefa é a construção de uma maquete tridimensional do Sistema Solar, representando todos os oito planetas, suas órbitas ao redor do Sol, e alguns corpos celestes, como asteróides e cometas.
A maquete deve ser acompanhada por uma explicação teórica da evolução do Sistema Solar, de sua formação até os dias atuais. O objetivo é que os alunos consigam, ao explicar a maquete, demonstrar uma compreensão clara da formação e evolução do sistema solar.
Materiais Necessários
- Bolas de isopor de diferentes tamanhos e cores (para representar os planetas e o sol)
- Palitos de churrasco (para fixar e posicionar os planetas)
- Tinta acrílica (para pintar os planetas)
- Caixa de papelão grande (para servir de base para a maquete)
- Massa de modelar (para criar relevo na caixa de papelão)
- Lantejoulas ou gliter (para representar as estrelas)
- Barbante (para suspender os planetas e demarcar as órbitas)
- Cola.
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
- Cada grupo começa a atividade pesquisando sobre os componentes do Sistema Solar (sol, planetas, asteroides, cometas, etc.). Isso deve incluir informações como o tamanho relativo dos planetas, a distância entre eles e o sol, e a ordem das órbitas.
- Em seguida, os alunos devem planejar a maquete, decidindo como vão representar cada elemento do sistema solar e como eles serão posicionados na caixa de papelão.
- Depois disso, os alunos devem executar seu plano, pintando as bolas de isopor para representar os planetas e o sol, posicionando-os corretamente na caixa de papelão e decorando o "espaço" com lantejoulas ou glitter para representar as estrelas.
- Uma vez concluída a maquete, cada grupo deve preparar uma apresentação explicando a maquete e o processo de formação e evolução do Sistema Solar.
- Finalmente, cada grupo deve escrever um relatório detalhado sobre o projeto, incluindo a justificativa para as decisões tomadas no design da maquete, a explicação teórica da formação e evolução do Sistema Solar e uma reflexão sobre o que aprenderam ao longo do projeto.
Entrega do Projeto
A entrega do projeto será a maquete tridimensional, a apresentação oral e um relatório escrito.
O relatório deve seguir a seguinte estrutura: Introdução (contextualização do tema e objetivo do projeto), Desenvolvimento (explicação da teoria, descrição detalhada da atividade, metodologia utilizada e resultados obtidos), Conclusão (pontos principais, aprendizado e conclusões) e Bibliografia (fontes usadas).
O relatório será o complemento da maquete e da apresentação, descrevendo o processo de pesquisa, planejamento e execução do projeto, dando detalhes da teoria e das decisões tomadas na maquete. Isso permitirá aos alunos expressar em palavras o que aprenderam, e como aplicaram esse conhecimento na prática.