Projeto: Mendel e o Jogo da Herança Genética

Ciências

'EF09CI08'

Genética Básica

Genética é uma área da biologia que estuda os genes e o modo como eles são transmitidos para as gerações de seres vivos. Compreende os processos de herança genética, a estrutura e a função dos genes e a forma como as características são transmitidas de pais para filhos.

Nossa genética é o que nos faz únicos. Ela determina nossas características físicas, como a cor dos olhos, a textura do cabelo e a altura. Mas também tem um papel na forma como nossos corpos funcionam. Por exemplo, a genética pode influenciar o risco de desenvolver certas condições de saúde, como diabetes e doenças cardíacas.

A genética é uma ciência relativamente jovem. Embora os seres humanos estejam familiarizados com a herança de características há milhares de anos, a compreensão científica das estruturas e mecanismos por trás disso só começou a se desenvolver nos últimos 150 anos. Muitas descobertas e avanços foram feitos nesse período, e ainda há muitos mistérios a serem descobertos.

A Genética tem uma aplicação direta em muitas áreas da nossa vida cotidiana e da sociedade. Ela pode nos ajudar a entender melhor nossos corpos e nossa saúde. Podemos usar o conhecimento sobre genética para tomar decisões informadas sobre nossa saúde e estilo de vida. Por exemplo, se sabemos que temos uma predisposição genética para uma determinada doença, podemos tomar medidas para reduzir nosso risco.

Além disso, a genética tem muitas aplicações na agricultura, medicina, psicologia e até mesmo no direito penal. Por exemplo, técnicas de genética são usadas para melhorar as colheitas e criar animais mais saudáveis. Na medicina, os testes genéticos podem ser usados para diagnosticar doenças e ajudar a selecionar o melhor tratamento. Na psicologia, a genética pode nos ajudar a entender melhor a interação entre os genes e o ambiente no desenvolvimento de comportamentos e transtornos mentais. E no direito penal, o DNA pode ser usado para identificar criminosos e resolver crimes.

Como fontes de aprofundamento e debate, sugiro a utilização do seguinte material:

1. Livro: "Tudo é Genético: Da Fruta Que Você Come ao Amor de Sua Vida", de Siddhartha Mukherjee
  2. Site: Khan Academy (módulo sobre Genética) https://pt.khanacademy.org/science/biology/her
  3. Documentário: "Projeto Genoma Humano", disponível no YouTube
  4. Vídeo: TED Talk "O Poder da Genética", disponível no YouTube

Atividade Prática

Título da Atividade: "Mendel e o Jogo da Herança Genética"

Objetivo do Projeto:

Esta atividade tem como objetivo ampliar a compreensão dos estudantes sobre a genética básica e as ideias de Gregor Mendel sobre a hereditariedade, através da criação e análise de uma árvore genealógica fictícia usando um jogo de cartas.

Descrição Detalhada do Projeto:

Neste projeto, os alunos devem criar uma árvore genealógica fictícia para um organismo (pode ser um animal, planta ou pessoa fictícia) usando um jogo de cartas para simular a transmissão de características genéticas através de várias gerações.

Os alunos devem escolher uma característica para rastrear através das gerações (por exemplo, cor dos olhos ou tipo de folha) e criar cartas que representem os diferentes alelos (versões do gene) para essa característica. Eles então usam essas cartas para simular a criação de gametas (células sexuais que contêm metade do número normal de genes), a fecundação e a formação de um novo organismo com uma combinação única de genes.

A partir dos resultados obtidos, os alunos devem construir a árvore genealógica, representando as características genéticas passadas de geração em geração. Por fim, os alunos devem usar seus resultados para calcular a probabilidade de uma determinada característica ser herdada e discutir os conceitos de dominância e recessividade.

Materiais Necessários:

• Cartas de baralho ou papel para criar as cartas.
  • Lápis e papel para criar a árvore genealógica.

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:

1. Cada grupo deve se reunir e escolher uma característica que desejam rastrear através das gerações. Eles devem então criar cartas que representem os diferentes alelos para essa característica.
  2. Usando as cartas, os alunos devem simular a criação de gametas e a fecundação para criar um novo organismo (descendente).
  3. Os alunos devem repetir esse processo para várias gerações, criando uma árvore genealógica para mostrar a transmissão da característica escolhida.
  4. A partir dos resultados obtidos, os alunos devem usar a regra do produto para calcular a probabilidade de uma determinada característica ser herdada.
  5. Os alunos devem discutir os conceitos de genes dominantes e recessivos com base em suas observações.
  6. Finalmente, os alunos devem escrever um relatório detalhando seus resultados e discussões.

Entrega do Projeto:

Ao final deste projeto, cada grupo deve entregar a árvore genealógica que criaram e um relatório escrito.

O relatório deve seguir a estrutura abaixo:

1. Introdução: Nesta seção, os alunos devem contextualizar o tema, explicando o que é genética básica e hereditariedade, e o objetivo do projeto.
  2. Desenvolvimento: Aqui, os alunos devem explicar a teoria por trás do projeto, detalhar a atividade realizada, a metodologia utilizada e apresentar e discutir os resultados obtidos.
  3. Conclusão: Os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
  4. Bibliografia: Os alunos devem indicar as fontes que utilizaram para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

Este projeto requer gerenciamento de tempo, trabalho em equipe, habilidades de comunicação e resolução de problemas, além de incentivar o pensamento criativo.