Contextualização
A química é a ciência que estuda a matéria, suas propriedades, como e por que as substâncias combinam ou se separam para formar outras, e como as substâncias interagem com a energia. Nesta disciplina, um conceito chave é o do número de mols. A compreensão deste conceito é essencial para resolver uma grande variedade de problemas químicos e também é a base para a compreensão de muitos outros conceitos em química.
O que é um mol?
Um mol é uma unidade básica do Sistema Internacional de Unidades (SI) para a quantidade de matéria. Em química, usamos o número de mols para converter entre a massa de um material e o número de partículas que esse material contém, sejam átomos, íons ou moléculas.
O número de Avogadro (6.022 x 10^23) é a quantidade de partículas em um mol. Este número é baseado na quantidade de átomos em 12 gramas de carbono-12, e é utilizado para converter entre a massa atômica de um elemento (em unidades de massa atômica) e a sua massa molar (em gramas por mol).
Por que é importante?
A compreensão do conceito de mols é essencial para entender e calcular reações químicas. Poder converter entre a massa de um material e o número de partículas que ele contém nos permite prever e controlar as proporções de reagentes e produtos em uma reação química. Isso tem um papel crucial em uma grande variedade de campos, desde a produção industrial de produtos químicos até a pesquisa em laboratórios.
Um exemplo muito prático da utilização do conceito de mol se dá na culinária. Ao preparar uma receita, como um pão, é necessário equilibrar corretamente a quantidade de cada ingrediente para que a reação química ocorra de maneira correta e o pão cresça. Uma falha neste equilíbrio pode resultar em um produto final inadequado.
Para mais informações sobre o conceito de mols, recomendamos os seguintes recursos confiáveis:
- Khan Academy. (s.d.). "O que é um mol?". Khan Academy
- YouTube. (2014). Introduction to Moles | The Chemistry Journey | The Fuse School. YouTube
Atividade Prática
Título da Atividade: Mols e Cookies
Objetivo do Projeto:
Os alunos irão compreender a aplicação prática do conceito de mols através da preparação de uma receita de cookies e, utilizando os conceitos de mols, irão calcular a quantidade de moléculas presente na receita.
Descrição Detalhada do Projeto:
Para realizar o projeto, cada grupo de 3 a 5 alunos deve seguir as seguintes etapas:
- Pesquisar uma receita simples de cookies que contenha, pelo menos, os seguintes ingredientes: farinha, açúcar, manteiga, chocolate e ovos.
- Calcular a quantidade de mols de cada ingrediente com base na receita encontrada. Lembrando que 1 mol de uma substância é igual à sua massa molar (em gramas).
- Executar a receita.
- Calcular a quantidade de moléculas de cada ingrediente presente nos cookies utilizando o número de Avogadro.
- Elaborar um relatório detalhado de todas as etapas realizadas, desde a escolha da receita, passando pelos cálculos realizados até a conclusão e análise dos resultados obtidos.
Materiais necessários:
- Acesso à internet para pesquisa da receita
- Ingredientes para a receita escolhida
- Balança de cozinha para medições de massa
- Utensílios de cozinha para a preparação dos cookies
- Calculadora
- Papel e lápis para cálculos e anotações
Passo a Passo Detalhado:
- Pesquise uma receita simples de cookies na internet. Anote os ingredientes e suas quantidades em gramas.
- Calcule a quantidade de mols de cada ingrediente. Use a fórmula: n = m/M, onde n é a quantidade de mols, m é a massa (em gramas) e M é a massa molar do ingrediente (em g/mol).
- Faça os cookies seguindo a receita escolhida.
- Agora, calcule a quantidade de moléculas de cada ingrediente que você usou. Use o número de Avogadro (6.022 x 10^23 moléculas/mol) para converter mols em moléculas.
- Finalmente, compare as quantidades de mols e moléculas de cada ingrediente. Escreva suas reflexões e conclusões.
Entregas do Projeto:
Os grupos deverão entregar um relatório detalhado do projeto, seguindo o formato abaixo:
Introdução: Contextualize o projeto, explicando a importância e aplicação prática do conceito de mols. Identifique a receita que foi escolhida e explique o motivo.
Desenvolvimento: Descreva em detalhes a atividade realizada, desde a escolha da receita até a execução da mesma. Inclua os cálculos realizados para a determinação da quantidade de mols e moléculas dos ingredientes. Apresente e discuta os resultados obtidos.
Conclusão: Retome os pontos principais do projeto e explique o que foi aprendido com essa atividade.
Bibliografia: Cite todas as fontes de informações que foram utilizadas para a elaboração do projeto.
Esse relatório deve ser entregue uma semana após o início do projeto. A avaliação levará em conta tanto a precisão dos cálculos como o entendimento dos fundamentos teóricos envolvidos e a aplicação prática desses conceitos.
Lembre-se, o objetivo é aprender e se divertir explorando a química presente em nossa vida cotidiana! Boa sorte!