Objetivos
- Analisar os elementos históricos que contribuíram para a expansão da língua inglesa, incluindo a colonização.
- Entender como a expansão do mercado norte-americano pós-1ª Guerra Mundial influenciou a popularização da língua inglesa.
- Relacionar a presença contemporânea da língua inglesa nas redes sociais e na internet com os eventos históricos estudados.
- Desenvolver habilidades de pesquisa, curadoria de conteúdos e criação de materiais digitais interativos.
- Fortalecer a capacidade de colaboração e trabalho em equipe, essenciais para um ambiente digital e diversificado.
Você Sabia?
1. 邏 Você sabia? A palavra 'orange' (laranja) tem raízes tanto no árabe quanto no francês! Imagina toda essa mistura de idiomas em uma simples fruta?
2. ️ Curiosidade Medieval: A palavra 'bife' vem do inglês antigo 'beof', que veio do latim 'bovem', que significa 'boi'. Ou seja, quando comemos um bife, estamos rastreando uma linha de influência linguística que atravessa séculos e continentes!
3. Hit de Karaokê: A música 'Despacito' foi o primeiro hit em espanhol a chegar no 1º lugar nas paradas americanas, mas você sabia que uma versão em 'spanglish' ajudou a popularizar a música até entre quem não fala espanhol? Inglês + Espanhol = Hit Universal!
Contextualizando
Bem-vindos à Jornada da Língua Inglesa! Preparem-se para uma superaventura interativa onde vamos explorar as raízes e os galhos espalhados por todos os continentes! Desde a época dos nobres colonizadores britânicos até a atual febre das redes sociais, o inglês sempre esteve na vanguarda da comunicação global.
Quando pensamos na colonização britânica, automaticamente lembramos das inúmeras escolas de inglês em cada esquina do planeta. Mas, minha galera, essa expansão vai muito além das salas de aula! Foi na era da colonização que a língua inglesa começou a se espalhar como um incêndio, influenciando modos de falar e pensar ao redor do globo.
De cosméticos a contratos financeiros — O sucesso do mercado norte-americano após a 1ª Guerra Mundial fez da língua inglesa a moeda padrão de negociação mundial. Quase como se falássemos sobre a nova GameStop do vocabulário, a língua inglesa disparou nas transações financeiras e no comércio. Burp... Ops, quer dizer, English please!
E vamos além! Inglês nas Redes Sociais: Se pararmos para tuitar ou postar ultra-mega-fotos no Instagram, perceberemos o quanto o inglês é predominante. Vídeos virais, habilidades no TikTok, memes de gatos; tudo isso contribui para o turbinamento global do idioma. Agora, preparem-se para decifrar oito-bit-level de memes inusitados e hashtags poderosos! Tá curtindo? ✨
Atividade 1: Linguatubers: Desafio Interativo de Vídeo
Descrição
Prepare-se para se tornar uma verdadeira estrela do YouTube! Nesta atividade, você e seus colegas de turma irão criar uma série de vídeos educativos, engraçados e super interativos, no formato de um canal (ou ‘playlist’) no YouTube. A missão? Contar, de maneira divertida e criativa, como a língua inglesa se expandiu ao longo da história, desde a colonização britânica até sua presença nas redes sociais modernas. Cada vídeo deve abordar um ponto específico, tornando-o informativo e divertido ao mesmo tempo. Vamos lá, mostre todo o seu talento, criatividade e trabalho em equipe!
Materiais Necessários
- Celulares ou câmeras para gravação
- Computadores ou tablets com acesso à internet
- Microfone (opcional, mas que melhora a qualidade do áudio)
- Plataforma YouTube para criação do canal ou playlist
- Aplicativos de edição de vídeo (sugestão: Filmora Go, iMovie, Adobe Spark, etc.)
- Materiais para anotações e roteiro (papéis, canetas, tablets)
Passo a Passo
- Dividam a turma em subgrupos de 4 a 5 alunos, cada um responsável por um conjunto de vídeos.
- Inicialmente, façam uma sessão de brainstorming para escolher os temas e pontos que cada subgrupo irá abordar. Devem haver, pelo menos, 4 ou 5 temas principais. Exemplos: 'A Colonização Britânica e Seu Impacto Linguístico', 'Influência dos EUA Pós-1ª Guerra Mundial', 'English on TikTok', entre outros.
- Cada subgrupo deve se aprofundar no tema escolhido, realizando pesquisas e coletando fontes confiáveis de informação. Lembrem-se de que o vídeo deve ser educativo e correto!
- Com base na pesquisa, comecem a estruturar um roteiro para cada vídeo. O roteiro deve ser detalhado, incluindo: introdução, conteúdo principal, curiosidades (pode ter humor!), e desfecho.
- Comecem a gravação dos vídeos. A criatividade e o uso de cenários adequados são essenciais para prender a atenção do público. Dica: Usem objetos da sala de aula, façam roupas ou cenários temáticos!
- Depois de gravar, utilizem aplicativos de edição para cortar, adicionar efeitos visuais e aprimorar a qualidade do áudio.
- Subam os vídeos no canal 'Linguatubers', junto com descrições detalhadas, tags e uma imagem de capa atrativa.
- Por fim, cada subgrupo deve criar um trailer que conecte todos os vídeos, destacando os pontos principais e incentivando a audiência a assistir a toda a série.
- Agendem uma data para a 'estreia', em que a turma toda assistirá à série de vídeos, participando de um bate-papo digital logo após para debater sobre o que foi aprendido.
O Que Você Deve Entregar?
Os alunos devem criar uma série de vídeos para um canal / playlist no YouTube chamado 'Linguatubers'. A série deve conter vídeos curtos de 3 a 5 minutos cada, com títulos chamativos, boas descrições e etiquetas (tags) que ajudem a divulgar o conteúdo. Cada vídeo deve abordar um ponto específico da expansão da língua inglesa, e os alunos devem intercalar sequências educativas com elementos de humor e interação com a plateia. Para apresentar o projeto, deve-se criar um 'trailer do canal', uma introdução geral que apresente o propósito e o conteúdo que será abordado nos vídeos. Este trailer deve ter 1 a 2 minutos e ser a porta de entrada para a série 'Linguatubers'.
Atividade 2: The English Language Roadshow - Um Jogo Educativo Digital
Descrição
Nesta atividade, vocês irão transformar a história da expansão da língua inglesa em um Jogo Educativo Digital interativo e divertido. Pensem em um campo de batalha onde as equipes terão que resolver enigmas, desafios e missões para avançar na história. Cada estágio do jogo será uma época diferente, da colonização britânica ao boom das redes sociais. Vamos misturar história, criatividade e muito trabalho em equipe para criar uma experiência educativa e empolgante!
Materiais Necessários
- Celulares ou computadores com acesso à internet
- Aplicativos de criação de jogos (sugestão: Kahoot, Quizizz, Google Forms, Genially, etc.)
- Documentos digitais para colaboração (Google Docs, Sheets, Slides)
*- Ferramentas de edição de imagem e vídeo (Canva, Adobe Spark, etc.) opcional
- Materiais básicos de anotação e planejamento
*- Fones de ouvido e microfones opcional, mas recomendável para uma melhor experiência de usuário
Passo a Passo
- Dividam a turma em equipes, cada equipe ficará responsável por criar e desenvolver uma etapa do jogo ligada a uma fase específica da expansão da língua inglesa.
- Realizem uma sessão de brainstorming para definir o enredo, a estrutura e a mecânica do jogo. Devem incluir desafios, missões e enigmas de raciocínio lógico e histórico.
- Executem pesquisas sobre o tema de sua fase histórica, coletando informações e dados que serão usados para criar perguntas e conteúdos dos desafios do jogo.
- Criem um roteiro detalhado de cada desafio, enfatizando os principais pontos a serem abordados e as perguntas a serem formuladas. Incluam soluções claras e precisas para cada desafio.
- Desenvolvam as perguntas do jogo nas plataformas escolhidas (Kahoot, Quizizz, Google Forms). Utilizem tanto o formato de múltipla escolha quanto de preenchimento de lacunas ou verdadeiro/falso.
- Utilizem ferramentas digitais como Canva ou Adobe Spark para criar elementos visuais atraentes, tais como imagens temáticas, infográficos e até pequenos vídeos explicativos.
- Integrem todos os desafios e fases separadas em um único jogo coeso, garantindo que a transição entre os enigmas seja fluida e envolvente.
- Testem o jogo com outras turmas ou pequenos grupos, coletando feedback para aprimorar a jogabilidade e a qualidade educativa do conteúdo.
- Realizem os ajustes finais com base no feedback recebido e, finalmente, publiquem o jogo na plataforma escolhida para que toda a turma possa jogar e aprender em um ambiente divertido e digital!
O Que Você Deve Entregar?
Os alunos devem criar um Jogo Educativo Digital chamado 'The English Language Roadshow'. O jogo deve ser dividido em etapas (uma para cada fase da expansão da língua inglesa) e conter uma variedade de enigmas, desafios e missões que abordem os temas principais. Cada enigma deve conter perguntas sobre a história e o impacto da expansão da língua inglesa, bem como curiosidades e reflexões. O jogo deve ser publicado em uma plataforma online como Kahoot, Quizizz ou Google Forms, e deve incluir elementos visuais atraentes, como imagens ilustrativas e vídeos curtos. Ao final, os alunos devem compartilhar o jogo com a turma e com outras turmas, se possível, para disseminar o aprendizado.
Atividade 3: Web Série Ficcional: 'O Jornal da Colônia'
Descrição
Prepare-se para uma experiência de aprendizagem totalmente nova! Nesta atividade, vocês vão se transformar num time de roteiristas, diretores e atores para criar uma web série ficcional no estilo de um telejornal chamado 'O Jornal da Colônia'. Cada episódio vai abordar diferentes momentos da expansão da língua inglesa, incluindo a época da colonização britânica, a influência do mercado norte-americano pós-1ª Guerra Mundial e a presença da língua inglesa nas redes sociais. Cada capítulo será apresentado como uma reportagem completa, incluindo notícias, entrevistas e mesmo comerciais. Essa é sua chance de soltar a criatividade, aprender história de uma forma inusitada e ainda se divertir muito!
Materiais Necessários
- Celulares ou câmeras para filmagem
- Computadores ou tablets com acesso à internet
- Aplicativos de edição de vídeo (sugestão: Filmora Go, iMovie, Adobe Spark)
*- Software de criação de teleprompter opcional, mas que ajuda na memorização do roteiro
- Materiais básicos de anotação e roteiro (papéis, canetas, tablets)
- Figurinos e acessórios temáticos (opcional, mas que deixam a atividade ainda mais divertida e realista)
Passo a Passo
- Dividam a turma em subgrupos de até 5 alunos. Cada subgrupo será responsável por um episódio específico da web série.
- Realizem uma sessão de brainstorming para definir o enredo e o roteiro de cada episódio. É importante que cada roteiro inclua cenas sobre a expansão da língua inglesa de acordo com o contexto histórico e com aspectos modernos (redes sociais).
- Pesquisem sobre o tema do seu episódio, coletando informações históricas e dinâmicas que possam ser utilizadas para construir as notícias e reportagens fictícias. Certifiquem-se de utilizar fontes confiáveis.
- Criem um roteiro detalhado para o telejornal, planejando as entradas dos apresentadores, reportagens, entrevistas e comerciais. Incentivem a criatividade, adicionando toques cômicos ou dramáticos para manter o espectador interessado.
- Gravem as cenas de cada episódio, tentando trazer o máximo de realismo e entusiasmo. Utilizem recursos visuais, como gravações em locais temáticos e uso de figurinos.
- Editem os vídeos, inserindo efeitos especiais, trilhas sonoras e gráficos que ajudem a enriquecer o conteúdo. O cuidado com a qualidade do áudio é fundamental, então se possível, usem microfones de boa qualidade.
- Publiquem os vídeos em uma plataforma digital de compartilhamento de vídeos, como o YouTube. Criem também teasers ou chamadas (trailers) para cada episódio, a fim de chamar a atenção da audiência.
- Organizem uma exibição coletiva dos episódios com a turma, seguida por uma sessão de perguntas e análises sobre o aprendizado obtido durante o desenvolvimento do projeto.
- Sugere-se que a turma toda trabalhe junta para desenvolver uma estratégia de divulgação e engajamento nas redes sociais, incentivando amigos e familiares a assistirem a série completa.
O Que Você Deve Entregar?
Os alunos devem criar uma web série de 3 a 5 episódios, chamada 'O Jornal da Colônia'. Cada episódio deve durar aproximadamente 5 a 7 minutos e será apresentado no formato de um telejornal. A série deve ser publicada em uma plataforma digital de compartilhamento de vídeo (YouTube, Google Drive, etc.) e compartilhada com a turma. Os episódios devem abordar temas da expansão da língua inglesa de acordo com o planejamento da atividade e incluir notícias, reportagens e comerciais criativos. Para apresentar o projeto, os alunos também devem criar uma chamada (trailer) para a série, destacando os principais momentos e incentivando a audiência a assistir todos os episódios. A apresentação final deve incluir uma discussão coletiva sobre o processo de criação, os desafios enfrentados e as principais lições aprendidas.