Entrar

Projeto: Caça aos Parônimos e Homônimos

Português

Original Teachy

Parônimo e Homônimos

Contextualização

A língua portuguesa é complexa e cheia de nuances que podem, por vezes, tornar a comunicação confusa se não forem devidamente compreendidas. Entre tais nuances, estão os parônimos e homônimos, duas categorias linguísticas que podem causar muita confusão se não forem devidamente diferenciadas.

Parônimos são palavras que possuem pronúncia e grafia parecidas, mas não idênticas, e significados diferentes. Exemplos comuns são os pares "comprimento/cumprimento", "emergir/imersão" e "caçar/cassar". Já os homônimos são palavras que possuem a mesma pronúncia ou a mesma grafia, mas significados diferentes. Os homônimos subdividem-se ainda em homófonos, homógrafos e homônimos perfeitos. Exemplos comuns são "são (verbo ser)/são (nome de santo)", "censo/senso", "concerto/conserto".

O conhecimento destas categorias linguísticas é fundamental para a expressão clara e sem ambiguidades na língua portuguesa. Além disso, é fundamental para a compreensão de textos, sejam eles literários, jornalísticos ou de qualquer outra natureza.

Parônimos e homônimos são ferramentas importantes na construção de textos humorísticos, principalmente em charges, anedotas e trocadilhos. Compreender a diferença entre essas categorias linguísticas permitirá não apenas uma melhor compreensão desses textos, mas também a criação de seus próprios textos humorísticos.

Para aprofundamento nestes conceitos, os alunos podem consultar as seguintes fontes confiáveis:

  1. Brasil Escola - Homônimos e Parônimos
  2. Só Português - Parônimos
  3. Só Português - Homônimos

Atividade Prática

Título da Atividade: "Caça aos Parônimos e Homônimos"

Objetivo do Projeto

O projeto tem o objetivo de instigar os alunos a descobrir e explorar parônimos e homônimos na construção de textos variados, com especial foco em textos humorísticos como charges e piadas. Dessa forma, eles poderão entender, na prática, a diferença entre esses conceitos linguísticos e a importância deles para a língua portuguesa.

Descrição Detalhada do Projeto

O projeto consiste na elaboração de dois produtos principais:

  1. Banco de Palavras: Os grupos de alunos deverão elaborar um banco de palavras que sejam parônimos e homônimos. Este banco deve conter um mínimo de 15 pares de parônimos e 15 pares de homônimos, acompanhados de suas respectivas definições e exemplos de uso em uma frase.

  2. Obra Criativa: Utilizando palavras do Banco de Palavras, cada grupo deverá elaborar uma obra criativa: um texto humorístico, uma charge, uma piada, uma história em quadrinhos, etc., onde as palavras parônimas e/ou homônimas sejam elementos fundamentais do humor do trabalho.

Materiais Necessários

  • Livros de gramática, dicionários e/ou acesso à internet para pesquisa.
  • Papel e caneta para a elaboração do Banco de Palavras.
  • Materiais diversos para a elaboração da obra criativa (papel, caneta, lápis de cor, software de desenho, etc.), conforme a escolha do grupo.

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Cada grupo de 3 a 5 alunos deverá inicialmente pesquisar sobre parônimos e homônimos, suas definições, características e exemplos. Essa pesquisa pode ser realizada em livros de gramática, dicionários ou na internet.
  2. Após a pesquisa, os alunos devem, em conjunto, elaborar o Banco de Palavras com pelo menos 15 pares de parônimos e 15 pares de homônimos, acompanhados de suas definições e exemplos de uso em uma frase.
  3. Em seguida, os alunos irão discutir e planejar a criação da obra criativa, que deve ser um texto humorístico, uma charge, uma piada, uma história em quadrinhos ou qualquer outro formato que eles desejem, desde que as palavras parônimas e homônimas sejam elementos fundamentais para o humor da obra.
  4. Os alunos devem então se dividir em tarefas e começar a criação da obra.
  5. Por fim, os alunos irão escrever um relatório contendo Introdução (contextualizando o tema e o objetivo do projeto), Desenvolvimento (explicando sobre parônimos e homônimos, descrevendo a atividade realizada, a metodologia utilizada e apresentando os resultados), Conclusões (explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões sobre o projeto) e Bibliografia.

Entregas do Projeto

  1. Banco de Palavras: Inclua uma cópia do banco de palavras criado pelo grupo no relatório. O banco de palavras deve ser claramente organizado e apresentar definições e exemplos de uso para cada par de palavras.

  2. Obra Criativa: Inclua uma cópia ou representação da obra criativa no relatório. Se a obra for uma imagem ou objeto físico, inclua fotos claras ou desenhos da obra.

  3. Documento Escrito: O relatório deve ser bem organizado e claro, com introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia claramente identificados. O desenvolvimento deve detalhar a atividade realizada e apresentar os resultados, incluindo o que o grupo aprendeu sobre parônimos e homônimos e como eles foram aplicados na criação da obra criativa. As conclusões devem refletir sobre a experiência do grupo, os desafios e sucessos e o que o grupo aprendeu com o projeto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies