Contextualização
A química é uma disciplina prática que une tanto a teoria quanto a experimentação para nos ajudar a entender como a matéria se comporta e como os elementos interagem entre si. Um dos conceitos importante em química são as ligações químicas. Elas ocorrem quando dois ou mais átomos se unem formando uma molécula. As duas principais categorias de ligação química que iremos analisar neste projeto são: a ligação iônica e a ligação covalente.
A ligação iônica é resultado da atração eletrostática entre íons de cargas opostas, e ocorre principalmente entre um metal e um não metal. Isto é, um átomo doa elétrons do seu último nível de energia para o outro átomo. Por exemplo, na formação do cloreto de sódio (NaCl), o átomo de sódio (Na) transfere um elétron para o átomo de cloro (Cl), resultando em um composto iônico.
A ligação covalente, por outro lado, ocorre quando dois átomos compartilham um ou mais elétrons. Este tipo de ligação acontece geralmente entre átomos de não-metais. Um exemplo é a molécula de água (H2O), onde cada átomo de hidrogênio compartilha um elétron com o átomo de oxigênio.
As ligações químicas são de extrema importância, pois determinam as propriedades químicas e físicas das substâncias, como ponto de fusão, ponto de ebulição, dureza, condutividade elétrica, etc. Por exemplo, em geral, substâncias iônicas, como o sal de cozinha, são sólidos à temperatura ambiente, possuem altos pontos de fusão e ebulição e conduzem corrente elétrica quando dissolvidos em água ou fundidos. Já as substâncias covalentes, como o açúcar, podem ser sólidas, líquidas ou gasosas à temperatura ambiente e não conduzem corrente elétrica.
Para aprofundarem-se no tema, recomendo a exploração dos seguintes recursos:
- Livro: "Química, A Ciência Central" - Brown, LeMay, Bursten, Murphy, Woodward; Pearson.
- Site Brasil Escola - Artigo sobre ligações químicas.
- Vídeo Khan Academy em Português - Série de vídeos sobre ligações químicas.
Atividade Prática
Título da Atividade: "A Dança das Partículas: Representando Ligações Iônicas e Covalentes"
Objetivo do Projeto
O objetivo desta atividade é que vocês, de maneira lúdica e criativa, utilizem conhecimentos sobre as ligações iônicas e covalentes para criar uma apresentação teatral que demonstre como essas relações químicas acontecem.
Além disso, vocês deverão elaborar um relatório documentando todo o processo de criação da apresentação, as decisões tomadas em equipe, os desafios encontrados e como esses foram superados e a descrição detalhada da apresentação final, enfatizando as referências teóricas que embasaram a dramatização.
Descrição Detalhada do Projeto
Este projeto compreende na realização de uma breve apresentação de teatro, onde os alunos irão representar diferentes átomos envolvidos em ligações iônicas e covalentes. O teatro deve ilustrar claramente a diferença entre os dois tipos de ligação, incluindo a representação do compartilhamento ou transferência de elétrons.
Além disso, o relatório irá complementar o trabalho prático e deve ter uma estrutura clara dividida em: Introdução, Desenvolvimento (que inclui a atividade realizada, os resultados e a discussão), Conclusão e a Bibliografia utilizada.
Materiais Necessários
- Cartolina, papelão ou outro material para confecção dos cenários e/ou figurinos.
- Materiais coloridos para a confecção de "elétrons", "prótons" e "nêutrons".
- Câmera para gravação da apresentação (pode ser a câmera de um celular).
- Computador com software de edição de texto para a elaboração do relatório.
Passo a Passo Detalhado da Atividade
- Os alunos devem ser divididos em grupos de 3 a 5 integrantes.
- Cada grupo deve escolher dois pares de átomos que formem um composto iônico e um composto covalente.
- Em seguida, os grupos devem pesquisar e discutir sobre as características de cada ligação química e como representá-las no teatro.
- Em seguida, os grupos devem criar um roteiro para a apresentação. Este roteiro deve incluir a fala de cada personagem, os movimentos que irão fazer, como pretendem representar a ligação e a transferência/compartilhamento de elétrons e quais materiais utilizarão.
- Conforme criam o roteiro, os grupos devem também iniciar a confecção dos cenários, figurinos e adereços.
- As apresentações devem ter no mínimo 5 minutos e no máximo 10 minutos.
- Após a criação do roteiro e cenário, os grupos devem ensaiar a apresentação.
- Depois de ensaiados, os grupos devem filmar suas apresentações.
- Finalmente, os grupos irão elaborar um relatório descrevendo o processo de planejamento e execução da atividade, detalhando o conteúdo teórico representado na apresentação.
Entregas do Projeto
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Vídeo da Apresentação Teatral: Este vídeo deve ser a gravação da apresentação final do grupo. Sua duração deve estar entre 5 e 10 minutos. Este material servirá para avaliar a clareza e a criatividade da representação das ligações químicas, bem como a organização e o trabalho em equipe.
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Relatório da Atividade: Este documento deve conter as seguintes seções:
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Introdução: Nesta seção, os alunos devem apresentar uma breve introdução sobre o tópico "Ligações Químicas", explicando o que são, por que são importantes e um resumo de como serão representadas na apresentação.
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Desenvolvimento: Nesta seção, os alunos devem relatar o processo de planejamento e realização da atividade, incluindo os desafios encontrados e como foram superados. Também devem explicar detalhadamente a metodologia utilizada, discutir a teoria por trás da ligação iônica e covalente e apresentar os resultados obtidos, correlacionando a teoria e a prática.
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Conclusão: Nesta seção, os alunos devem resumir a experiência, destacar os principais aprendizados e concluir sobre a efetividade desta metodologia para o entendimento dos conceitos de ligação iônica e covalente.
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Bibliografia: Por último, os alunos devem citar todas as fontes de informação que utilizaram para a elaboração do trabalho.
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Lembrando que os grupos têm uma semana para entregar tanto o vídeo da apresentação quanto o relatório da atividade.