Contextualização
Os fungos formam um grande e diversificado reino biológico, com mais de 100.000 espécies já identificadas e estimativas de até 5 milhões a serem ainda descobertas. Eles estão por todo lugar: no ar, na terra, na água e no nosso corpo. Algumas espécies são benéficas, auxiliando na decomposição de materiais orgânicos, no controle de pragas e na produção de alimentos como pães e queijos. Outras, no entanto, são nocivas, causando doenças em plantas, animais e seres humanos.
Os fungos possuem uma enorme relevância ecológica, pois desempenham um papel fundamental no ciclo da matéria, transformando os resíduos orgânicos em elementos químicos utilizáveis por outros seres vivos. Eles são, portanto, essenciais para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas. Ao mesmo tempo, muitas espécies de fungos são de grande importância econômica, sendo utilizados na indústria alimentícia, farmacêutica e até mesmo na produção de biocombustíveis.
Os fungos são organismos eucarióticos cujas células estão delimitadas por uma parede celular composta de quitina, uma substância também presente no exoesqueleto dos insetos. Eles se reproduzem tanto sexual quanto assexualmente por meio de esporos. O estudo dos fungos é chamado de micologia e os pesquisadores que dedicam suas carreiras a essa área são conhecidos como micologistas.
Esses seres fascinantes são tema do nosso projeto, em que você terá a oportunidade de aprofundar sua compreensão sobre os fungos, suas características, diversidade, importância ecológica e aplicações práticas. Para isso, sugerimos os seguintes recursos para consulta e aprofundamento no tema:
- Como os Fungos Mudaram a História - Ophira Ginsburg Tedx Talks
- Portal Educação - Fungos: Características gerais
- Brasil Escola - Fungos
- Sua Pesquisa - Fungos
Assim, esperamos que esse projeto permita a vocês não apenas um maior conhecimento teórico sobre esse tema tão relevante, mas também uma maior consciência sobre a importância do estudo e preservação da biodiversidade no nosso planeta.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Explorando o Reino Fungi: Uma Jornada de Aprendizado e Descoberta"
Objetivo do projeto:
O objetivo do projeto é explorar o reino dos fungos (Fungi), compreendendo suas características gerais, a variedade de espécies e sua importância para o ecossistema e para a vida no planeta. A atividade prática vai permitir que os alunos interajam diretamente com o assunto, ampliando o aprendizado.
Descrição detalhada do projeto:
Cada grupo será responsável por pesquisar sobre uma espécie diferente de fungo, identificando suas principais características, seu habitat, seu papel no ecossistema, sua reprodução, seu uso pela indústria e sua importância para a saúde humana. Os estudantes devem, além disso, criar um modelo tridimensional do fungo estudado, utilizando materiais reciclados.
Materiais necessários:
- Materiais recicláveis (papelão, plástico, papel, etc.)
- Material para pesquisa (livros, acesso à internet, etc.)
- Material para registro e apresentação da pesquisa (papel, canetas, computador, software de edição, etc.)
Passo a passo detalhado para a realização da atividade:
- Dividir a turma em grupos de 3 a 5 alunos
- Cada grupo deve escolher ou ser designado uma espécie de fungo para estudar.
- Realizar uma pesquisa detalhada sobre a espécie escolhida, incluindo suas características físicas, habituais, papel no ecossistema, reprodução, uso pela indústria e sua importância para a saúde humana.
- Com base na pesquisa realizada, cada grupo deve criar um modelo tridimensional do fungo utilizando materiais recicláveis.
- Cada grupo deve produzir um relatório detalhado sobre a espécie de fungo pesquisada. Além disso, deve descrever o processo de criação do modelo tridimensional, explicando as escolhas feitas na representação das características da espécie.
- No final da semana, os grupos apresentarão seus trabalhos, incluindo a exposição do modelo e a apresentação do relatório, para toda a turma.
Entregas do projeto:
Os estudantes devem entregar, ao final da semana, o modelo tridimensional do fungo e o relatório final. O relatório deve conter quatro tópicos principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
- Introdução: Os alunos irão contextualizar o tema, explicando a relevância dos fungos, assim como o objetivo da pesquisa e da construção do modelo.
- Desenvolvimento: Neste tópico, os alunos devem apresentar os resultados da pesquisa sobre a espécie de fungo estudada, explicando em detalhes suas características, habitat, papel no ecossistema, reprodução, uso pela indústria e importância para a saúde humana. Além disso, deverão descrever o processo de construção do modelo tridimensional, justificando as suas escolhas na representação das características do fungo.
- Conclusão: Os estudantes deverão recapitular os principais aspectos da pesquisa realizada, evidenciando o que aprenderam sobre a espécie de fungo estudada e sobre o reino Fungi em geral.
- Bibliografia: Os alunos devem listar todas as fontes de informação utilizadas na pesquisa e na elaboração do relatório.