Contextualização
Introdução ao Feedback
Feedback é uma prática de comunicação humana tão antiga quanto a própria história. Desde os primeiros tempos, os humanos têm usado o feedback para melhorar, crescer e se adaptar às circunstâncias em constante mudança. Em um sentido amplo, o feedback pode ser descrito como uma informação que retorna à pessoa sobre seu comportamento ou desempenho. Esta avaliação contínua ajuda a entender os pontos fortes e as áreas que necessitam de melhoria.
Feedback Construtivo
Nesse sentido, o feedback construtivo é uma informação fornecida de maneira efetiva, intencional e positiva, com o objetivo de auxiliar o receptor em seu crescimento e aprendizado. Não se trata de simplesmente apontar falhas ou criticar - mas sim de oferecer uma orientação valiosa que permita ao indivíduo expandir suas habilidades e competências. É em sua essência, um mecanismo de aprendizado e desenvolvimento.
Diferença entre Feedback Positivo e Negativo
É importante também entender a diferença entre feedback positivo e negativo. O feedback positivo envolve encorajamento, reforço de comportamentos desejáveis e reconhecimento de conquistas. Já o feedback negativo, que muitas vezes pode ser mal interpretado como crítica, tem a intenção de alertar sobre comportamentos que precisam ser mudados ou melhorados. É importante entender como dar e receber ambos os tipos de feedback de maneira construtiva.
Relevância do Feedback no Mundo Real
Importância do Feedback
Em ambientes acadêmicos, profissionais e pessoais, o feedback tem um papel fundamental no crescimento individual e coletivo. A capacidade de dar e receber feedback de maneira eficaz é uma habilidade crucial que permite a aprendizagem contínua, a adaptação e o aprimoramento de habilidades e competências.
Feedback no Clube de Debates
Precisamente em um clube de debates, o feedback é a chave para aprimorar argumentos, refinar estratégias e melhorar o desempenho geral do time. Ao ouvir a perspectiva dos outros sobre seu desempenho, os debatentes podem obter insights valiosos sobre o que precisam fazer para se tornarem ainda mais eficazes. Portanto, saber dar e receber feedback é um ativo inestimável para qualquer debatente.
Materiais Extra
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[Como dar e receber Feedback] Este vídeo TED Talk discute o valor do feedback e fornece dicas práticas sobre como dar e receber feedback construtivo.
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[O feedback eficaz] Este artigo da Harvard Business Review examina por que algumas estratégias de feedback funcionam e outras não.
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[Dando e Recebendo Feedback] Este artigo da Psychology Today discute a arte de dar e receber feedback.
Atividade Prática
A Arte de Dar e Receber Feedback: O Show de Debate
Objetivo do Projeto
Explorar a importância e a eficácia do feedback construtivo na melhoria contínua dos candidatos ao clube de debates. Os alunos irão participar e vivenciar todo o ciclo de feedback: da preparação e apresentação de um debate até a recepção e incorporação de feedback de seus pares.
Materiais necessários
- Espaço que possa ser usado como um palco de debate.
- Câmera para a gravação das sessões de debate (um smartphone é suficiente).
- Documento compartilhado no Google Docs para feedbacks escritos.
- Referências e materiais educativos como artigos, vídeos e livros sobre feedback e debate.
Descrição Detalhada do Projeto:
O projeto será realizado por grupos de 3 a 5 alunos, onde cada grupo terá um mês para concluir a tarefa. O projeto foi projetado para durar de 5 a 10 horas por aluno participante e é dividido em duas partes principais: a preparação e a realização do debate seguida de rodadas de feedback.
Preparação e Realização do Debate:
- Cada grupo será responsável por preparar e realizar um debate sobre um tópico escolhido livremente entre os membros do time.
- Durante a preparação do debate, os estudantes devem usar as técnicas de argumentação aprendidas no Clube de Debates.
- O debate será registrado em vídeo para que todos os participantes consigam assistir e avaliar depois.
- Cada membro do grupo terá um papel específico no debate (apresentador, debatente, oposição, etc.).
Rodadas de Feedback:
- Após a realização do debate, todos os grupos irão assistir ao vídeo de cada grupo e preparar:
- Feedback individual escrito, que deverá ser compartilhado de forma anônima em um documento compartilhado do Google Docs.
- Feedback coletivo oral, que será dado em uma reunião virtual do clube de debates.
- Os alunos devem levar em consideração os pontos fortes e áreas de melhoria de cada membro do grupo, bem como dos demais grupos, com ênfase em como esses pontos podem ser aplicados e incorporados no contextos futuros de debates.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
Preparação e Realização do Debate:
- Dividam os membros do Clube de Debates em grupos de 3 a 5 alunos.
- Cada grupo escolhe um tópico para debater.
- Planeje e prepare o debate com base no tópico escolhido.
- Realize o debate e grave a sessão em vídeo.
Rodadas de feedback:
- Compartilhe o vídeo do debate com todos os membros do Clube de Debates.
- Cada membro, assiste ao vídeo de cada grupo e prepara feedbacks.
- Compartilhe o feedback escrito anônimo no documento compartilhado do Google Docs.
- Realize uma reunião virtual onde todos os membros do clube possam fornecer feedback oral coletivo para cada grupo.
Entregáveis do Projeto
- Vídeo do debate: Um vídeo de alta qualidade do debate do grupo.
- Feedback escrito: Um documento compartilhado no Google Docs com feedbacks escritos de cada membro do Clube de Debates para todos os grupos.
- Relatório final: Um relatório final que contextualiza o projeto, descreve a preparação e realização do debate, a metodologia usada para o feedback, os resultados do feedback e as conclusões gerais sobre o projeto, bem como a bibliografia utilizada.
O relatório deve integrar o projeto demonstrando como o feedback foi usado para melhorar a qualidade do debate. Deve haver seções específicas no relatório que focam na preparação, no debate em si, e como o feedback foi dado e recebido, juntamente com o impacto deste no desempenho final dos debates. A bibliografia deve incluir todas as referências e recursos usados durante a preparação do debate e a construção do feedback.