Contextualização
O feedback é uma parte crucial de qualquer processo de aprendizagem ou trabalho, pois serve como uma ferramenta para oferecer informações construtivas, encorajar o avanço e apontar oportunidades de melhoria. Antes de entrarmos na prática do projeto, compreender profundamente a natureza do feedback é importante:
O feedback acontece quando as entradas de uma ação são usadas para modificar as ações futuras. No nosso caso, essas entradas seriam as palavras e opiniões de colegas ou professores sobre o desempenho em uma missão ou tarefa. O feedback é um processo cíclico, e a parte central desta abordagem é o aprendizado e a melhoria constantes.
O feedback construtivo, que é o foco do nosso projeto, é um feedback feito com positividade e orientação para a capacidade de realização do indivíduo. Ele busca orientar o receptor no direcionamento correto e oferece insights para melhorias. Trata-se de um feedback honesto, específico, oportuno e respeitoso, que incentiva o desenvolvimento e a aprendizagem.
Compreender a diferença entre feedback positivo (que reforça uma ação ou comportamento) e negativo (que sinaliza uma necessidade de mudança) é vital. Porém, é importante salientar que não entendemos o feedback negativo como destrutivo e desmoralizante, mas como uma crítica construtiva e uma oportunidade para melhoria.
A arte de dar e receber feedback é um verdadeiro catalisador para o crescimento pessoal e profissional. Saber dar feedback significa saber se comunicar de forma eficaz, o que é uma habilidade vital na escola, no trabalho e na vida em geral. Saber receber feedback, por sua vez, significa ter a capacidade de aceitar críticas de forma positiva e usá-las para o crescimento, o que requer maturidade e humildade.
No mundo real, o feedback desempenha um papel importante nas relações pessoais e profissionais. Uma comunicação eficaz e construtiva pode aumentar a produtividade do trabalho em equipe, melhorar as relações interpessoais e promover um ambiente de colaboração positivo. A capacidade de dar e receber feedback é tão importante que muitas empresas incluem sessões de feedback como parte de suas rotinas para garantir um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Este projeto une tanto a teoria quanto a prática do feedback construtivo, sendo essencial para que futuramente os alunos ampliem suas capacidades, tanto em âmbito acadêmico quanto em suas relações interpessoais. Tendo isso em vista, apresentamos a seguir a proposta de nosso projeto.
Para aprofundar-se mais sobre o tema e preparar-se para o projeto, vocês podem consultar os seguintes materiais:
- "Giving and Receiving Feedback: Constructive Criticism" (YouTube)
- "What is the role of feedback in learning?" (ISEL.edu)
- "How to give and receive feedback at work" (HBR website)
- "The Feedback Fallacy" (HBR magazine)
Atividade Prática
Projeto “Expert em Feedback”
Objetivo do Projeto
Revisar e aplicar o conceito de feedback construtivo em situações reais.
Materiais Necessários
- Lista de cenários para praticar feedbacks (fornecida pelo professor);
- Um ambiente propício para debates (sala de aula, auditório, etc.);
- Material para anotações;
- Dispositivo para gravação de vídeo (opcional).
Descrição Detalhada do Projeto
O projeto "Expert em Feedback" é uma atividade em grupo planejada para ser executada ao longo de várias sessões (aproximadamente 1 mês). Os alunos dividirão em grupos de 3 a 5 e trabalharão em conjunto para entender e implementar a prática de dar e receber feedback construtivo.
Os alunos passarão por diversas fases incluindo estudo e pesquisa, prática através de role-plays e debates, revisão de feedbacks dados e recebidos, reflexão individual e em grupo, e finalmente, a preparação de um relatório detalhado documentando todo o processo e os aprendizados obtidos.
Conforme avançam no projeto, os alunos terão que oportunidade de conduzir debates, dar e receber feedback de maneira construtiva e refletir profundamente sobre a importância do feedback em suas vidas pessoais e acadêmicas.
Passo a Passo da Atividade
-
Estudo e Pesquisa (3-4hrs): Comece pesquisando e estudando os conceitos básicos de feedback: O que é feedback, o que é feedback construtivo, a diferença entre feedback positivo e negativo, a importância do feedback, como dar feedback e como receber feedback.
-
Role-plays (3-4hrs): Através de role-plays, pratique dar e receber feedback. Utilize cenários predefinidos para enriquecera a experiência.
-
Debates (3-4hrs): Organize debates sobre tópicos variados. Após cada debate, pratique dar e receber feedback.
-
Revisão de Feedback (3-4hrs): Gravem os debates e sua sessão de feedback. Assista a gravação e analise o feedback dado e recebido. Procure áreas de melhoria tanto na capacidade argumentativa quanto na maneira como você deu e recebeu o feedback.
-
Reflexão (3-4hrs): Passe algum tempo refletindo sobre as sessões de feedback. Discuta com seu grupo e anote suas ideias e sentimentos.
-
Preparação do Relatório (5-6hrs): Finalmente, prepare um relatório detalhando sua experiência. O relatório deve incluir uma introdução ao tópico, desenvolvimento contendo explicações detalhadas de suas atividades, conclusões com os aprendizados obtidos e, por último, a bibliografia utilizada no projeto. Esse relatório é de extrema importância, pois irá consolidar todo o aprendizado do período do projeto.
Orientações para as Entregas do Projeto
Para atestar os conhecimentos adquiridos, os grupos de alunos vão apresentar como produto final:
-
Gravações: Das atividades práticas, especialmente dos role-plays, debates e sessões de feedback.
-
Relatório: Em formato de um documento escrito, o relatório deve trazer:
-
Introdução: Descreva com suas palavras o conceito de feedback e a importância de se dar e receber feedback de maneira efetiva.
-
Desenvolvimento: Explicite a teoria do feedback e explique em detalhes as atividades práticas realizadas durante o projeto, deixando claro como foi a preparação e condução dos debates, das sessões de feedback e das reflexões pós-feedback. Apresente e discuta os resultados obtidos de acordo com cada atividade prática.
-
Conclusão: Explique os aprendizados obtidos durante a execução do projeto e suas considerações finais sobre a prática de dar e receber feedback.
-
Bibliografia: Indique as referências bibliográficas utilizadas para realizar o trabalho.
-
Os alunos devem encaixar as atividades do projeto no relatório através de uma descrição minuciosa das atividades e do que aprenderam com cada uma delas. Detalhes, reflexões profundas e honestas e uma visão crítica são esperados para mostrar aos avaliadores a autenticidade do aprendizado obtido com a experiência do projeto.
Os artefatos (gravações) produzidos durante o projeto devem ser apresentados juntamente com o relatório para comprovar a aplicação das teorias estudadas na prática.
Estes componentes, juntos, formarão o resultado final do Projeto “Expert em Feedback”, que será avaliado baseado nos critérios discutidos a seguir.