Entrar

Projeto: Dilemas Éticos - Um Jogo de Tabuleiro

Filosofia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Reflexão sobre Ética

Contextualização

A ética é um ramo da filosofia que busca entender o que é bom ou ruim, certo ou errado, moral ou imoral. Essa busca por compreender a moralidade remonta a Grécia Antiga, com filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles, e se prolonga até hoje, onde diferentes correntes de pensamento tentam responder essas mesmas questões através do prisma de suas experiências e contextos históricos e sociais.

A reflexão ética é essencial na formação do pensamento crítico e socialmente consciente. No mundo contemporâneo, onde somos constantemente bombardeados por informações, opiniões e ideologias diferentes, saber discernir o que é moral e ético torna-se uma habilidade indispensável. A ética está em nossas ações cotidianas, nas decisões que tomamos e em como tratamos as pessoas e o mundo ao nosso redor.

No contexto escolar, a reflexão ética pode ser abordada de várias maneiras. Uma dessas maneiras é através do estudo dos grandes pensadores da ética e suas teorias. Isso nos permite entender as diferentes perspectivas sobre moralidade ao longo da história e em diferentes culturas. Além disso, podemos analisar situações reais e discutir em grupo a partir de que perspectiva ética essas situações podem ser analisadas e quais seriam as ações moralmente corretas.

O estudo da ética é relevante não apenas para nos tornarmos pessoas melhores, mas também para entendermos o mundo ao nosso redor e sermos capazes de tomar decisões informadas e conscientes. A ética nos permite questionar nossas próprias ações e as ações dos outros, e nos dá ferramentas para argumentar e defender nossas opiniões de maneira informada e respeitosa.

Para este projeto, sugerimos a seguinte bibliografia para pesquisa e aprofundamento no tema:

  1. ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Mário da Gama Kury. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1985.
  2. KANT, I. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 1986.
  3. MILL, J. S. Utilitarismo. Tradução de Vítor Moura e Silva. Lisboa: Edições 70, 2002.

Além dos livros, sugerimos os seguintes sites de referência:

  1. Stanford Encyclopedia of Philosophy - Tem uma vasta biblioteca de textos sobre ética e filosofia em geral.
  2. PhilPapers - Uma base de dados de textos acadêmicos sobre filosofia e ética.

Atividade Prática: "Dilemas Éticos - Um Jogo de Tabuleiro"

Objetivo do projeto:

O objetivo dessa atividade é explorar a teoria ética utilizando jogos de tabuleiro como ferramentas de aprendizagem. Os alunos deverão criar e jogar um jogo de tabuleiro próprio baseado em dilemas éticos.

Descrição detalhada do projeto:

Este projeto é destinado a grupos de 3 a 5 alunos e terá a duração de uma semana. A ideia é que cada grupo crie um jogo de tabuleiro em que os jogadores devem avançar resolvendo dilemas éticos baseados em diferentes teorias éticas, como a utilitarista, deontológica, ética das virtudes, entre outras.

Materiais necessários:

  1. Cartolina ou papelão para a base do tabuleiro.
  2. Canetas coloridas, marcadores ou tintas para decoração.
  3. Pequenas peças para representar os jogadores (pode ser qualquer coisa pequena, como botões, tampas de garrafa, pedras coloridas, etc.).
  4. Papel e caneta para criar as cartas de dilemas éticos.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Pesquisa e Planejamento

    • Os grupos devem começar a atividade estudando diferentes dilemas éticos e a forma como são tratados por diferentes teorias éticas.
    • Cada grupo deve então planejar o seu jogo: como será o tabuleiro, quais as regras, quais os dilemas éticos usados, etc.
  2. Criação do Tabuleiro

    • Os grupos devem desenhar e colorir o tabuleiro em que o jogo será jogado.
    • O tabuleiro pode ter a forma que os alunos quiserem, mas deve ter espaços ou casas onde os jogadores irão avançar.
  3. Criação das Cartas de Dilemas Éticos

    • Cada grupo deve criar pelo menos 20 cartas de dilemas éticos que serão usadas no jogo. Cada carta deve apresentar um dilema ético e pelo menos duas soluções possíveis baseadas em teorias éticas diferentes.
    • Por exemplo, a carta pode dizer: "Você encontrou uma carteira com dinheiro na rua. O que você faz? A) Devolve a carteira com todo o dinheiro (Teoria Deontológica - Kant). B) Doa o dinheiro para a caridade (Teoria Utilitarista - Mill)".
  4. Jogar o Jogo

    • Depois de criar o tabuleiro e as cartas, os grupos devem jogar o jogo pelo menos uma vez para testar se as regras funcionam e se o jogo é interessante.
    • Durante o jogo, os alunos devem dialogar entre si, argumentando e defendendo suas escolhas éticas diante dos dilemas apresentados.
  5. Relatório Final

    • Após a conclusão do jogo, cada grupo deverá redigir um relatório de quatro partes:
      1. Introdução: Contextualizando a ética e a relevância do projeto.
      2. Desenvolvimento: Discutindo o processo de criação do jogo, as teorias éticas utilizadas e como os dilemas foram resolvidos na prática durante o jogo.
      3. Conclusões: Explicando os aprendizados obtidos, as dificuldades enfrentadas e as soluções encontradas.
      4. Bibliografia: Listando as fontes utilizadas para a pesquisa e desenvolvimento do projeto.

Este projeto é uma forma divertida e interativa de aprender sobre ética. Ele não apenas fornece um contexto prático para discutir as complexidades do tema, mas também ajuda no desenvolvimento de habilidades importantes como a colaboração em equipe, gerenciamento de tempo, pensamento crítico e expressão escrita.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies