Contextualização
A ética é um ramo da filosofia que busca entender o que é bom ou ruim, certo ou errado, moral ou imoral. Essa busca por compreender a moralidade remonta a Grécia Antiga, com filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles, e se prolonga até hoje, onde diferentes correntes de pensamento tentam responder essas mesmas questões através do prisma de suas experiências e contextos históricos e sociais.
A reflexão ética é essencial na formação do pensamento crítico e socialmente consciente. No mundo contemporâneo, onde somos constantemente bombardeados por informações, opiniões e ideologias diferentes, saber discernir o que é moral e ético torna-se uma habilidade indispensável. A ética está em nossas ações cotidianas, nas decisões que tomamos e em como tratamos as pessoas e o mundo ao nosso redor.
No contexto escolar, a reflexão ética pode ser abordada de várias maneiras. Uma dessas maneiras é através do estudo dos grandes pensadores da ética e suas teorias. Isso nos permite entender as diferentes perspectivas sobre moralidade ao longo da história e em diferentes culturas. Além disso, podemos analisar situações reais e discutir em grupo a partir de que perspectiva ética essas situações podem ser analisadas e quais seriam as ações moralmente corretas.
O estudo da ética é relevante não apenas para nos tornarmos pessoas melhores, mas também para entendermos o mundo ao nosso redor e sermos capazes de tomar decisões informadas e conscientes. A ética nos permite questionar nossas próprias ações e as ações dos outros, e nos dá ferramentas para argumentar e defender nossas opiniões de maneira informada e respeitosa.
Para este projeto, sugerimos a seguinte bibliografia para pesquisa e aprofundamento no tema:
- ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Mário da Gama Kury. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1985.
- KANT, I. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 1986.
- MILL, J. S. Utilitarismo. Tradução de Vítor Moura e Silva. Lisboa: Edições 70, 2002.
Além dos livros, sugerimos os seguintes sites de referência:
- Stanford Encyclopedia of Philosophy - Tem uma vasta biblioteca de textos sobre ética e filosofia em geral.
- PhilPapers - Uma base de dados de textos acadêmicos sobre filosofia e ética.
Atividade Prática: "Dilemas Éticos - Um Jogo de Tabuleiro"
Objetivo do projeto:
O objetivo dessa atividade é explorar a teoria ética utilizando jogos de tabuleiro como ferramentas de aprendizagem. Os alunos deverão criar e jogar um jogo de tabuleiro próprio baseado em dilemas éticos.
Descrição detalhada do projeto:
Este projeto é destinado a grupos de 3 a 5 alunos e terá a duração de uma semana. A ideia é que cada grupo crie um jogo de tabuleiro em que os jogadores devem avançar resolvendo dilemas éticos baseados em diferentes teorias éticas, como a utilitarista, deontológica, ética das virtudes, entre outras.
Materiais necessários:
- Cartolina ou papelão para a base do tabuleiro.
- Canetas coloridas, marcadores ou tintas para decoração.
- Pequenas peças para representar os jogadores (pode ser qualquer coisa pequena, como botões, tampas de garrafa, pedras coloridas, etc.).
- Papel e caneta para criar as cartas de dilemas éticos.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade:
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Pesquisa e Planejamento
- Os grupos devem começar a atividade estudando diferentes dilemas éticos e a forma como são tratados por diferentes teorias éticas.
- Cada grupo deve então planejar o seu jogo: como será o tabuleiro, quais as regras, quais os dilemas éticos usados, etc.
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Criação do Tabuleiro
- Os grupos devem desenhar e colorir o tabuleiro em que o jogo será jogado.
- O tabuleiro pode ter a forma que os alunos quiserem, mas deve ter espaços ou casas onde os jogadores irão avançar.
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Criação das Cartas de Dilemas Éticos
- Cada grupo deve criar pelo menos 20 cartas de dilemas éticos que serão usadas no jogo. Cada carta deve apresentar um dilema ético e pelo menos duas soluções possíveis baseadas em teorias éticas diferentes.
- Por exemplo, a carta pode dizer: "Você encontrou uma carteira com dinheiro na rua. O que você faz? A) Devolve a carteira com todo o dinheiro (Teoria Deontológica - Kant). B) Doa o dinheiro para a caridade (Teoria Utilitarista - Mill)".
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Jogar o Jogo
- Depois de criar o tabuleiro e as cartas, os grupos devem jogar o jogo pelo menos uma vez para testar se as regras funcionam e se o jogo é interessante.
- Durante o jogo, os alunos devem dialogar entre si, argumentando e defendendo suas escolhas éticas diante dos dilemas apresentados.
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Relatório Final
- Após a conclusão do jogo, cada grupo deverá redigir um relatório de quatro partes:
- Introdução: Contextualizando a ética e a relevância do projeto.
- Desenvolvimento: Discutindo o processo de criação do jogo, as teorias éticas utilizadas e como os dilemas foram resolvidos na prática durante o jogo.
- Conclusões: Explicando os aprendizados obtidos, as dificuldades enfrentadas e as soluções encontradas.
- Bibliografia: Listando as fontes utilizadas para a pesquisa e desenvolvimento do projeto.
- Após a conclusão do jogo, cada grupo deverá redigir um relatório de quatro partes:
Este projeto é uma forma divertida e interativa de aprender sobre ética. Ele não apenas fornece um contexto prático para discutir as complexidades do tema, mas também ajuda no desenvolvimento de habilidades importantes como a colaboração em equipe, gerenciamento de tempo, pensamento crítico e expressão escrita.