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Projeto: Gravidade em Ação

Física

Original Teachy

'EM13CNT204'

Gravitação: Aceleração Gravitacional

Contextualização

A Aceleração Gravitacional é um conceito fundamental na Física que aborda a capacidade que os corpos têm de atrair uns aos outros por meio de sua massa. Este princípio, que foi inicialmente proposto por Isaac Newton no século XVII, é crucial não só para a compreensão de como funcionam diversos fenômenos naturais – como a queda dos corpos, a órbita dos planetas e a própria estrutura do universo – mas também para o desenvolvimento de tecnologias modernas, como a navegação por satélite e a exploração espacial.

Na prática, a aceleração gravitacional é a força que um corpo exerce sobre os objetos em sua proximidade, fazendo com que estes se movam em sua direção. Na superfície da Terra, por exemplo, essa força é de aproximadamente 9.8 m/s², o que significa que um objeto que cai em queda livre (desprezando a resistência do ar) acelera a essa taxa a cada segundo de queda.

Entretanto, essa aceleração não é constante em todos os lugares. Ela varia dependendo da massa e da distância entre os corpos. Isso significa que a aceleração gravitacional na Lua, por exemplo, é muito menor do que na Terra, porque a massa da Lua é menor. Por isso, um astronauta na Lua pula mais alto e demora mais para cair do que faria na Terra.

Relevância

A Aceleração Gravitacional permeia uma série de aspectos cotidianos das nossas vidas. Sem a ação da gravidade, coisas simples como caminhar ou beber um copo d'água se tornariam tarefas impossíveis, pois estaríamos constantemente flutuando, e todos os objetos ao nosso redor, inclusive os líquidos, se dispersariam no ar.

Além disso, entender como a gravidade atua nos ajuda a compreender uma série de fenômenos naturais e tecnológicos. Por exemplo, é a aceleração gravitacional que mantém os planetas em suas órbitas ao redor do sol, permite o voo de aviões e foguetes e faz com que os satélites permaneçam em órbita ao redor da Terra.

Atividade Prática: Gravidade em Ação

Objetivos do Projeto

O objetivo dessa atividade é possibilitar aos alunos uma compreensão mais profunda da aceleração gravitacional, por meio da experimentação prática e da discussão de conceitos teóricos. Também visa promover a colaboração e a cooperação entre os alunos, pois será desenvolvida em grupos de 3 a 5 integrantes.

Descrição do Projeto

Nesse projeto, os alunos vão simular a aceleração gravitacional em diferentes planetas do Sistema Solar, usando bolas de diferentes massas e um aplicativo de cronômetro de queda livre. A ideia é que eles possam verificar, na prática, como a massa e a distância entre os corpos influenciam a ação da gravidade.

Materiais Necessários

  • Bolas de massa e diâmetro conhecidos (pelo menos 3 diferentes)
  • Balança de precisão
  • Trena
  • Cronômetro de queda livre (pode ser um aplicativo de celular)
  • Calculadoras
  • Cartolina, canetas coloridas, régua e outros materiais para a confecção de apresentações visuais

Passo a Passo da Atividade

  1. Organize os alunos em grupos de 3 a 5 pessoas.

  2. Cada grupo deve escolher três planetas do Sistema Solar (além da Terra) para estudar.

  3. Com base no conceito de aceleração gravitacional e nas informações sobre a massa e o raio dos planetas escolhidos, os alunos deverão calcular a aceleração gravitacional em cada um deles.

  4. Com a ajuda de uma trena e de um cronômetro de queda livre, os alunos irão simular a queda de objetos (bolas de diferentes massas) em cada um destes planetas, ajustando a velocidade de queda de acordo com a aceleração gravitacional calculada.

  5. Os alunos devem registrar todos os seus resultados e observações.

  6. Cada grupo deverá criar uma apresentação visual em cartolina para mostrar seus resultados, incluindo gráficos de aceleração versus tempo para cada planeta.

  7. Finalmente, os alunos irão apresentar suas descobertas para a turma, discutindo as diferenças na aceleração gravitacional e como isso afeta a queda dos objetos.

Entregas do Projeto

Ao término do projeto, cada grupo deve entregar:

  • Um relatório escrito, em formato de trabalho científico, contendo:

    • Introdução: O aluno deve contextualizar a aceleração gravitacional e sua relevância, explicar o objetivo do projeto e os conceitos discutidos.
    • Desenvolvimento: Aqui, os alunos devem detalhar a metodologia utilizada, explicar a atividade prática realizada, discutir os resultados obtidos e falar sobre a aceleração gravitacional nos planetas escolhidos.
    • Conclusões: Os estudantes devem concluir o trabalho resumindo os principais pontos discutidos, os aprendizados obtidos e as conclusões alcançadas sobre o projeto.
    • Bibliografia utilizada: O aluno deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto, como livros, páginas da web, vídeos, etc.
  • A apresentação visual com os resultados das simulações.

  • Uma apresentação oral para a turma, explicando o projeto, os experimentos realizados, as descobertas e as conclusões.

Este projeto requer mais de doze horas de trabalho por aluno e aborda conceitos das disciplinas de Física e Matemática, tais como aceleração gravitacional, queda livre, relatividade da gravidade, força de atração gravitacional, medidas de tempo e distância, e gráficos de aceleração versus tempo.

É fundamental que, ao redigir o relatório, os alunos conectem os resultados práticos obtidos nas simulações com as discussões teóricas e conceituais, mostrando como o experimento ajudou a ilustrar e a compreender a aceleração gravitacional.

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