Entrar

Projeto: Energias renováveis para o futuro

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Fontes Energéticas: Energias Renováveis

Introdução

A energia é a base para quase todas as atividades humanas. Seja ao acender uma lâmpada, cozinhar ou mover nossos veículos, a energia desempenha um papel fundamental. Contudo, a maioria de nossas fontes de energia atuais são tidas como não-renováveis, ou seja, esgotáveis. Elas são obtidas a partir de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral), que tem sua origem em restos de animais e vegetais soterrados há milhões de anos. O uso massivo e acelerado dessas fontes, além de esgotá-las, gera também um impacto ambiental significativo, contribuindo para a mudança climática.

Por isso, a busca por fontes de energia renováveis se tornou uma necessidade urgente. Essas são obtidas de fontes naturais capazes de se regenerar, como o Sol (energia solar), ventos (energia eólica), água (energia hidrelétrica) e biomassa. Além disso, essas fontes de energia causam menos danos ao meio ambiente, contribuindo para a sustentabilidade de nosso planeta.

Mais do que apenas uma alternativa, as fontes renováveis de energia são um campo em expansão, que exige profissionais capacitados e uma população informada para fazer escolhas conscientes. Portanto, o entendimento sobre esse tópico não é apenas uma questão teórica, mas algo que impacta diretamente nossas vidas e nosso futuro.

Contextualização

No Brasil, grande parte da energia vem de fontes renováveis, principalmente a hidrelétrica. No entanto, a exploração da água para a geração de energia também tem seus impactos, como a alteração de ecossistemas e deslocamento de comunidades. Além disso, estamos sujeitos às variações climáticas, que podem afetar a disponibilidade desse recurso. Isso ficou evidente em episódios recentes de crise hídrica, que levaram a aumento nos preços da energia.

Por outro lado, temos um grande potencial ainda pouco explorado para a geração de energia solar e eólica. É nesse contexto que surgem possibilidades como a microgeração de energia, em que cada casa ou prédio produz sua própria energia, e a criação de empregos no setor. Para que possamos aproveitar essas oportunidades e enfrentar os desafios é preciso compreender as implicações socioeconômicas e ambientais das diferentes fontes de energia.

Atividade Prática

Título da atividade: Energias renováveis para o futuro

Objetivo do projeto:

Colocar os alunos em contato direto com a temática das energias renováveis, compreendendo conceitos teóricos, vantagens, desvantagens e aplicações práticas dessas fontes energéticas, além da adoção de práticas de trabalho colaborativo, pesquisa e redação.

Descrição detalhada do projeto:

Os alunos, em grupos de 3 a 5, deverão desenvolver um plano detalhado para a transição de uma cidade fictícia para o uso exclusivo de fontes de energia renováveis dentro de um período de 30 anos. Esse plano deve incluir análise de diferentes fontes renováveis, levando em consideração a localização geográfica e climática da cidade, a economia, cultura e demografia local.

Os alunos deverão construir um mapa da cidade, mostrando sua localização e distribuição geográfica, principais características e usos atuais de energia. Na sequência, deverão apresentar planos de implementação de diferentes fontes de energia renovável, justificando as escolhas em termos de eficiência, viabilidade e impacto socioambiental.

Neste processo, os alunos são estimulados a investigar a integração de várias disciplinas, como Geografia, Matemática, Física, Biologia e Sociologia.

Materiais necessários:

  • Livros e artigos científicos sobre o tema;
  • Materiais para produção de mapas (papel, lápis de cor, canetinhas, etc.);
  • Acesso à internet para pesquisa e uso de ferramentas digitais.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Formar grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Definir a cidade fictícia, suas características e localização geográfica.
  3. Pesquisar sobre diferentes fontes de energia renovável e suas aplicações.
  4. Realizar a análise e escolha das fontes de energia apropriadas para a cidade com base nas suas características.
  5. Desenvolver um plano de 30 anos para a transição completa para fontes renováveis.
  6. Construir um mapa da cidade, indicando a implantação das fontes de energia.
  7. Escrever um relatório detalhado sobre o projeto.

Entregas do projeto:

O grupo deverá entregar o mapa da cidade com as fontes de energia renovável implementadas e o plano de transição detalhado. Além disso, cada grupo deve elaborar um relatório escrito incluindo:

Introdução: Esta seção deve conter a descrição da cidade fictícia, a importância das energias renováveis e a relevância do projeto proposto.

Desenvolvimento: Aqui o grupo deve explicar as analises e decisões tomadas durante o projeto, a metodologia adotada, os conceitos teóricos estudados e utilizados, além de apresentar e discutir os resultados obtidos.

Conclusão: Nesta parte do relatório, o grupo deve retomar os pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.

Bibliografia: O grupo deve indicar todas as fontes de informação utilizadas para a elaboração do relatório e do projeto como um todo.

Cada integrante do grupo deve participar ativamente durante todo o processo, desde a pesquisa inicial até a elaboração do documento final. O trabalho em equipe é fundamental para o andamento do projeto, assim como a gestão do tempo e o uso de habilidades de comunicação e resolução de problemas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies