Introdução
A energia é a base para quase todas as atividades humanas. Seja ao acender uma lâmpada, cozinhar ou mover nossos veículos, a energia desempenha um papel fundamental. Contudo, a maioria de nossas fontes de energia atuais são tidas como não-renováveis, ou seja, esgotáveis. Elas são obtidas a partir de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral), que tem sua origem em restos de animais e vegetais soterrados há milhões de anos. O uso massivo e acelerado dessas fontes, além de esgotá-las, gera também um impacto ambiental significativo, contribuindo para a mudança climática.
Por isso, a busca por fontes de energia renováveis se tornou uma necessidade urgente. Essas são obtidas de fontes naturais capazes de se regenerar, como o Sol (energia solar), ventos (energia eólica), água (energia hidrelétrica) e biomassa. Além disso, essas fontes de energia causam menos danos ao meio ambiente, contribuindo para a sustentabilidade de nosso planeta.
Mais do que apenas uma alternativa, as fontes renováveis de energia são um campo em expansão, que exige profissionais capacitados e uma população informada para fazer escolhas conscientes. Portanto, o entendimento sobre esse tópico não é apenas uma questão teórica, mas algo que impacta diretamente nossas vidas e nosso futuro.
Contextualização
No Brasil, grande parte da energia vem de fontes renováveis, principalmente a hidrelétrica. No entanto, a exploração da água para a geração de energia também tem seus impactos, como a alteração de ecossistemas e deslocamento de comunidades. Além disso, estamos sujeitos às variações climáticas, que podem afetar a disponibilidade desse recurso. Isso ficou evidente em episódios recentes de crise hídrica, que levaram a aumento nos preços da energia.
Por outro lado, temos um grande potencial ainda pouco explorado para a geração de energia solar e eólica. É nesse contexto que surgem possibilidades como a microgeração de energia, em que cada casa ou prédio produz sua própria energia, e a criação de empregos no setor. Para que possamos aproveitar essas oportunidades e enfrentar os desafios é preciso compreender as implicações socioeconômicas e ambientais das diferentes fontes de energia.
Atividade Prática
Título da atividade: Energias renováveis para o futuro
Objetivo do projeto:
Colocar os alunos em contato direto com a temática das energias renováveis, compreendendo conceitos teóricos, vantagens, desvantagens e aplicações práticas dessas fontes energéticas, além da adoção de práticas de trabalho colaborativo, pesquisa e redação.
Descrição detalhada do projeto:
Os alunos, em grupos de 3 a 5, deverão desenvolver um plano detalhado para a transição de uma cidade fictícia para o uso exclusivo de fontes de energia renováveis dentro de um período de 30 anos. Esse plano deve incluir análise de diferentes fontes renováveis, levando em consideração a localização geográfica e climática da cidade, a economia, cultura e demografia local.
Os alunos deverão construir um mapa da cidade, mostrando sua localização e distribuição geográfica, principais características e usos atuais de energia. Na sequência, deverão apresentar planos de implementação de diferentes fontes de energia renovável, justificando as escolhas em termos de eficiência, viabilidade e impacto socioambiental.
Neste processo, os alunos são estimulados a investigar a integração de várias disciplinas, como Geografia, Matemática, Física, Biologia e Sociologia.
Materiais necessários:
- Livros e artigos científicos sobre o tema;
- Materiais para produção de mapas (papel, lápis de cor, canetinhas, etc.);
- Acesso à internet para pesquisa e uso de ferramentas digitais.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade:
- Formar grupos de 3 a 5 alunos.
- Definir a cidade fictícia, suas características e localização geográfica.
- Pesquisar sobre diferentes fontes de energia renovável e suas aplicações.
- Realizar a análise e escolha das fontes de energia apropriadas para a cidade com base nas suas características.
- Desenvolver um plano de 30 anos para a transição completa para fontes renováveis.
- Construir um mapa da cidade, indicando a implantação das fontes de energia.
- Escrever um relatório detalhado sobre o projeto.
Entregas do projeto:
O grupo deverá entregar o mapa da cidade com as fontes de energia renovável implementadas e o plano de transição detalhado. Além disso, cada grupo deve elaborar um relatório escrito incluindo:
Introdução: Esta seção deve conter a descrição da cidade fictícia, a importância das energias renováveis e a relevância do projeto proposto.
Desenvolvimento: Aqui o grupo deve explicar as analises e decisões tomadas durante o projeto, a metodologia adotada, os conceitos teóricos estudados e utilizados, além de apresentar e discutir os resultados obtidos.
Conclusão: Nesta parte do relatório, o grupo deve retomar os pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
Bibliografia: O grupo deve indicar todas as fontes de informação utilizadas para a elaboração do relatório e do projeto como um todo.
Cada integrante do grupo deve participar ativamente durante todo o processo, desde a pesquisa inicial até a elaboração do documento final. O trabalho em equipe é fundamental para o andamento do projeto, assim como a gestão do tempo e o uso de habilidades de comunicação e resolução de problemas.