Contextualização
A Terra, nosso lar, é um corpo muito complexo e dinâmico. Seu estudo é uma chave para entendermos nosso passado, presente e futuro. Uma das maiores áreas de estudo é a geografia física que trata da estrutura da Terra, especialmente a formação dos continentes. Esta área se debruça sobre tópicos como a tectônica de placas, que tenta explicar como os continentes se formaram e se moveram ao longo de milhões de anos.
Há alguns bilhões de anos, os continentes da Terra estavam todos juntos, formando um supercontinente chamado Pangeia. Com o tempo, a Pangeia começou a se dividir, formando os continentes como os conhecemos hoje. A maneira como esses continentes foram formados e como eles continuam a se mover, mesmo que lentamente, tem um impacto enorme em nosso planeta e em nossas vidas.
Por exemplo, as formações geológicas, como montanhas e vales, são formados pela movimentação de placas tectônicas. As mudanças climáticas também são influenciadas pela localização e movimento dos continentes. Sem falar na biodiversidade, cada continente possui uma diversidade de flora e fauna específica conforme suas características geológicas.
O objetivo desse projeto é aprofundar o conhecimento sobre a formação dos continentes e a estrutura da Terra. Nesse processo, vocês irão trabalhar em equipe, desenvolver argumentos, analisar dados e informações, comparar e avaliar processos de ocupação do espaço e formação de territórios, além de adquirir habilidades socioemocionais como gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problema, pensamento criativo e proatividade.
Atividade Prática: "Recriando a Formação dos Continentes"
Objetivo do projeto:
O objetivo deste projeto é reconstruir a movimentação das placas tectônicas que levou à formação dos continentes através de um modelo físico e um relatório de pesquisa.
Descrição detalhada do projeto:
Durante esse projeto, vocês irão trabalhar em grupos de 3 a 5 pessoas para criar um modelo tridimensional da Terra demonstrando a movimentação das placas tectônicas ao longo de milhões de anos. Além disso, cada grupo deverá criar um relatório detalhado da pesquisa realizada.
Materiais necessários:
- Massa de modelar ou argila de várias cores
- Papelão ondulado
- Canetas coloridas
- Papel
- Tesoura
- Régua
- Computador com acesso à internet para pesquisa
Passo a passo detalhado para a realização da atividade:
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Pesquise sobre a formação dos continentes e a tectônica de placas. Use os recursos adicionais sugeridos e quaisquer outros recursos confiáveis que considerem úteis.
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Discuta em grupo as principais descobertas da pesquisa e planeje como vocês irão representar a movimentação dos continentes em seu modelo.
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Usando a massa de modelar ou a argila, criem placas tectônicas representando cada continente no início da era dos dinossauros, quando acredita-se que a Pangeia começou a se separar.
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Posicione as placas tectônicas no papelão ondulado de acordo com a posição dos continentes naquela época.
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Mova as placas tectônicas para representar a deriva continental ao longo de milhões de anos, até alcançar a configuração atual dos continentes.
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Para cada movimento significativo das placas, faça um desenho esquemático e anote os principais eventos geológicos que ocorreram, como formação de montanhas, vulcanismos, etc.
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Elabore um relatório de pesquisa, incluindo os seguintes tópicos: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
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Introdução: Descreva o motivo do estudo, a relevância do tema e o objetivo do projeto.
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Desenvolvimento: Apresente a teoria da tectônica de placas e a formação dos continentes, explique o modelo em detalhes, descreva a metodologia utilizada e apresente a discussão dos resultados.
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Conclusões: Conclua o trabalho retomando seus pontos principais, registre os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
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Bibliografia: Indique as fontes utilizadas, como livros, websites, vídeos, etc.
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Entregas do Projeto:
Ao final do projeto, cada grupo deve entregar:
- O modelo tridimensional demonstrando a movimentação das placas tectônicas;
- O relatório de pesquisa, que deve complementar o modelo com explicações teóricas, discussões dos resultados e conclusões.
Estas duas partes do projeto devem se complementar e juntas formam a contribuição final do grupo nesse aprendizado sobre a formação dos continentes e a estrutura da Terra. Lembre-se que a avaliação não será apenas do produto final, mas também do processo realizado em grupo, a pesquisa, o debate, as decisões tomadas e o trabalho colaborativo.