Entrar

Projeto: "Colorindo o Pós-Impressionismo e Simbolismo"

História da Arte

Original Teachy

Pós-Impressionismo e Simbolismo

Introdução

O final do século XIX foi palco de grandes transformações artísticas e, com o surgimento do Pós-Impressionismo e Simbolismo, o mundo da arte se expandiu ao introduzir uma nova abordagem para a expressão e interpretação da realidade. Ambos os movimentos proporcionaram um distanciamento da representação literal da natureza e das pessoas, focalizando o simbolismo e a emoção nas obras de arte.

O Pós-Impressionismo, como o nome sugere, sucede o Impressionismo, que originou-se aproximadamente na década de 1870 na França. Este movimento se concentrou principalmente na exibição da realidade através das impressões dos artistas, com ênfase nos efeitos da luz e na escolha das cores. O Pós-Impressionismo, por sua vez, buscava ir além desta realidade cotidiana explícita e colorida, elevando a arte para além da mera representação da natureza. Paula Cézanne, Vincent Van Gogh e Georges Seurat são artistas representativos deste movimento.

O Simbolismo, contemporâneo ao Pós-Impressionismo, foca-se na interpretação e representação da realidade através de clichês e símbolos. Suas obras não visam contar histórias, mas provocar emoções e pensamentos nos observadores por meio de suas representações simbólicas de realidade figurativa. Gustave Moreau, Odilon Redon e Edvard Munch são alguns dos proeminentes artistas simbolistas.

Contextualização

Esses movimentos artísticos surgiram como resposta às mudanças rápidas e transformações sofridas na sociedade durante o final do século XIX. A expansão do capitalismo, o rápido crescimento da indústria e a constante mudança nas tecnologias, sem dúvida, pressionaram artistas a reconsiderar como suas obras poderiam refletir ou rejeitar as mudanças na sociedade.

Nesse sentido, ao estudar o Pós-Impressionismo e o Simbolismo, é preciso ter em mente como os artistas desses movimentos lutavam para reconciliar os desafios de sua época com a expressão artística. Esses movimentos, portanto, não são apenas um marco importante na história da arte, mas também um reflexo de nossa história cultural e social.

Para um aprofundamento no tema, recomendo as seguintes leituras e materiais:

  1. "History of Modern Art: Painting, Sculpture, Architecture, Photography" de H. H Arnason e Elizabeth C. Mansfield.
  2. "Symbolism, Its Origins and Its Consequences" de Rosina Neginsky.
  3. Visitar virtualmente os museus [Musée d'Orsay] e [Van Gogh Museum]
  4. Assista ao documentário [Van Gogh: Painted with Words] representando a vida de Van Gogh, um proeminente artista Pós-Impressionista.

Atividade Prática

"Colorindo o Pós-Impressionismo e Simbolismo"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é explorar e entender profundamente os movimentos artísticos do Pós-Impressionismo e Simbolismo através da reprodução de obras de arte famosas e da produção de peças originais inspiradas pelos movimentos. Além disso, pretende-se que os alunos colaborem, pesquisem e apresentem suas descobertas de forma clara e convincente, tanto por escrito como por meio de uma apresentação oral. Este projeto envolve as disciplinas de História da Arte e de Desenho.

Materiais Necessários

  • Papel de qualidade para pintura/desenho
  • Tintas acrílicas, guache ou aquarela
  • Pincéis de diferentes tamanhos
  • Lápis de desenho
  • Borracha
  • Canetas hidrográficas de diferentes espessuras
  • Papel cartolina branco para cartaz
  • Recursos de pesquisa (biblioteca, internet, etc.)
  • Câmera (pode ser a do celular) para documentação

Descrição Detalhada do Projeto

O projeto será desenvolvido em grupos de 3 a 5 alunos e estimamos uma duração de aproximadamente 3 semanas. Cada grupo escolherá um artista relevante do Pós-Impressionismo e um do Simbolismo para estudar profundamente.

Os alunos irão reproduzir uma obra famosa de cada artista escolhido e, em seguida, criar uma obra de arte original inspirada pelos estilos e técnicas desses artistas, utilizando os materiais listados acima. Ambas as obras (a reprodução e a obra original) devem ser documentadas em vídeo, mostrando o processo de criação.

Os grupos também irão preparar uma apresentação detalhada sobre os artistas e suas obras, discutindo seus estilos, técnicas, temas e o contexto histórico em que trabalharam.

Finalmente, os grupos produzirão um relatório detalhado documentando todo o projeto, incluindo o processo de criação das obras de arte, a pesquisa realizada e as conclusões sobre os artistas e movimentos estudados.

Passo a Passo detalhado para a realização do Projeto

  1. Escolha dos artistas: Cada grupo deverá escolher um artista Pós-Impressionista e um Simbolista para serem estudados. Pesquisar brevemente sobre cada um deles para garantir uma distribuição abrangente de artistas entre os grupos.

  2. "Estudo das Obras Artísticas": Realize uma pesquisa aprofundada sobre os artistas escolhidos e suas obras mais representativas. Documente as fontes consultadas.

  3. "Reprodução": Escolha uma obra de cada artista para reproduzir o mais fielmente possível. Documente o processo de reprodução por meio de fotos ou vídeos.

  4. "Obra de Arte Original": Crie uma nova obra de arte que seja fortemente influenciada pelos estilos e técnicas dos artistas estudados. Documente o processo criativo de desenvolvimento dessa nova peça por meio de fotos ou vídeos.

  5. "Apresentação": Prepare uma apresentação detalhada sobre os artistas estudados, contextualizando suas vidas e carreiras, e discuta as obras que vocês reproduziram e a obra original que criaram.

  6. "Elaborar o Relatório": Escreva um relatório detalhado sobre o projeto, incluindo os seguintes tópicos principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

Entregas do Projeto

Ao final do projeto, os alunos devem entregar:

  1. Duas obras de arte por grupo: uma reprodução de uma obra famosa de cada artista escolhido e uma obra original inspirada pelos estilos e técnicas desses artistas;

  2. Uma apresentação oral sobre os artistas e movimentos estudados, as obras de arte produzidas e o processo de criação;

  3. Um vídeo documentando o processo de criação das obras de arte;

  4. Um relatório escrito detalhado sobre todo o projeto.

O relatório deve ser estruturado da seguinte forma:

  1. Introdução: Contextualize os movimentos Pós-Impressionista e Simbolista, os artistas escolhidos e a relevância desse estudo.

  2. Desenvolvimento: Descreva o processo de criação das obras, a metodologia utilizada, as dificuldades enfrentadas e como foram superadas, e as descobertas feitas durante a pesquisa. Faça uma análise crítica das obras de arte produzidas, ligando-as aos movimentos estudados.

  3. Conclusões: Discuta as lições aprendidas, quais habilidades foram desenvolvidas, como esse projeto ajuda na compreensão dos movimentos Pós-Impressionista e Simbolista e como a arte é influenciada pelo contexto social e histórico.

  4. Bibliografia: Liste todos os recursos (livros, sites, vídeos, etc.) usados para o desenvolvimento do projeto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies