Contextualização
A Arte Africana é uma das formas artísticas mais antigas do mundo, com algumas de suas primeiras manifestações datando de dezenas de milhares de anos atrás. Apesar de suas raízes antigas, é um campo de estudo surpreendentemente complexo e variado, abrangendo uma diversidade de culturas, tradições e técnicas artísticas.
O entendimento da Arte Africana requer uma apreciação de seus diversos contextos culturais e históricos. Cada cultura africana desenvolveu suas próprias tradições e estilos artísticos distintos, que foram influenciados por fatores como geografia, recursos naturais, crenças religiosas e eventos históricos. Mesmo dentro de uma única tradição artística, a expressão artística pode variar amplamente, refletindo diferenças de gênero, status social, religião, e assim por diante.
Introdução
Neste projeto sobre a Arte Africana, exploraremos algumas das principais tradições artísticas deste vasto e diversificado continente. Começaremos explorando a arte escultural da África Ocidental, que é famosa pela sua complexidade e beleza formal. Passaremos, em seguida, para a rica tradição de tecelagem presente em muitas culturas africanas, antes de mergulhar na incrivelmente variada arte de pintura do corpo e face.
Esse estudo nos permitirá compreender as diferenças e semelhanças de várias tradições artísticas africanas e as relações complexas entre arte, cultura e contexto histórico. Além disso, aprenderemos como os artistas africanos usaram e continuam a usar suas habilidades e criatividade para expressar suas visões do mundo, suas crenças e sua identidade.
A Arte Africana não é apenas esteticamente poderosa e diversa; também é um campo de estudo que pode enriquecer nossa compreensão do passado e do presente africanos, assim como ampliar nossa perspectiva sobre o lugar da arte na sociedade e na experiência humana.
Materiais Complementares
Para ajudá-lo a se aprofundar ainda mais no assunto, recomendamos os seguintes materiais:
- Livros:
- "A History of Art in Africa" de Monica Blackmun Visona, Robin Poynor, Herbert M. Cole, Suzanne Preston Blier (2008)
- "African Art" de Frank Willett (2002)
- Videos:
- "Arte africana: máscaras, esculturas, tecidos e joias – DW História da arte #44" [Link do YouTube]
- "Arte Africana Tradicional" [Link do YouTube]
- Websites:
- [Arte Africana no site Metropolitan Museum of Art]
- [Arte Africana no site Khan Academy]
Atividade Prática
Explorando a Arte Africana: Criação de Esculturas de Argila, Tecelagem e Pintura Corporal
Objetivos do Projeto
- Aprofundar a compreensão dos alunos a respeito da diversidade, riqueza e significados da Arte Africana.
- Oportunizar a experimentação prática de técnicas de trabalhos manuais presentes na Arte Africana.
- Estimular a colaboração, criatividade e habilidades artísticas dos alunos.
- Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese de informação e escrita.
Materiais Necessários
- Modelagem em argila set (argila, ferramentas para modelagem)
- Kit de tecelagem (tear de mesa, fios de lã coloridos)
- Tintas corporais não tóxicas
- Pinceis de diferentes tamanhos
- Papel, canetas e/ou laptops para pesquisa e redação do relatório
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo realizará três atividades principais, cada uma focada em uma forma diversificada da Arte Africana: escultura em argila, tecelagem e pintura corporal. Depois de concluídas as atividades práticas, os alunos produzirão um relatório detalhado sobre a experiência.
Passo a Passo Detalhado da Realização da Atividade
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Pesquisa e Planejamento (1 hora): Cada grupo deve pesquisar sobre a arte africana, focando nos três temas: escultura em argila, tecelagem e pintura corporal. Os alunos devem coletar informações sobre as técnicas utilizadas, os estilos, os temas e os significados associados a cada uma destas formas de arte.
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Escultura em Argila (1 hora): Os estudantes irão modelar suas próprias esculturas em argila, baseado na estética e temática da arte africana. Devem fazer anotações sobre o processo criativo, desafios encontrados e soluções adotadas.
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Tecelagem (1 hora): Utilizando-se de um tear de mesa e fios de lã, os alunos devem criar seus próprios padronagens inspirados na tecelagem africana. Durante a atividade, devem também registrar suas impressões sobre a técnica e o resultado final obtido.
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Pintura Corporal (1 hora): Utilizando modelos voluntários (podem ser eles próprios), os alunos devem criar um desenho para pintura corporal inspirado nas tradições pictóricas africanas. Importante salientar que o respeito ao colega e a consciência sobre o uso do corpo do outro são fundamentais nesta etapa.
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Redação do Relatório (varia, não deve exceder 2 horas): Trabalhando em conjunto, os alunos irão redigir um relatório detalhando a pesquisa realizada, as atividades práticas, as escolhas criativas feitas, os desafios enfrentados e os significados das obras de arte criadas. Esse documento deve ser dividido em quatro seções: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
Conclusão e Entregas do Projeto
No final do projeto, cada grupo deve submeter os seguintes itens de entrega:
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Esculturas de Argila, Padronagens de Tecelagem e Fotografias das Pinturas Corporais: As concepções artísticas realizadas devem ser apresentadas para a turma e professores para apreciação.
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Relatório Escrito: Cada grupo deve submeter um relatório escrito claramente estruturado que: introduza e contextualize a Arte Africana; detailhe a pesquisa feita e explique em detalhe a criação das obras de arte; conclua acerca da importância da atividade e os aprendizados obtidos; cite as referências bibliográficas usadas durante a pesquisa.