Entrar

Projeto: "Explorando a Arte das Américas: Uma Exposição Virtual"

História da Arte

Original Teachy

Arte das Américas: Arte Mesoamericana e Sul-Americana

Contextualização

A Arte das Américas, englobando a Arte Mesoamericana (América Central e México) e a Arte Sul-Americana, constitui uma área rica e diversificada de estudo da História da Arte. Traços de civilizações antigas como os Incas, Maias, Astecas e Olmecas, bem como diversas tribos indígenas, são preservados em suas influentes e simbólicas expressões artísticas impressionantes e intrigantes.

Essas civilizações criaram uma série de obras de arte notáveis, que vão de esculturas impressionantes e arquitetura monumental a cerâmicas intricadas e tecidos de padrões complexos. Essas peças não eram apenas esteticamente agradáveis, mas também funcionais e muitas vezes religiosamente ou politicamente significativas.

Introdução

Este projeto buscará transmitir aos alunos um profundo conhecimento sobre a Arte das Américas, centrando-se particularmente na arte Mesoamericana e Sul-Americana. Grupos de 3 a 5 alunos irão mergulhar na história desta fascinante arte, explorando seus princípios, técnicas, materiais, simbolismos e conexões culturais que desempenharam um papel crucial na vida dessas comunidades antigas.

Será proporcionada aos alunos uma compreensão aprofundada da função e importância da arte nessas culturas, como veículo de expressão cultural, religiosa, política e pessoal. Explorará também as semelhanças, diferenças e influências mútuas entre o fluxo artístico dessas diferentes civilizações.

Enfatizaremos a importância da análise crítica no estudo da arte, fornecendo aos estudantes ferramentas para analisar e interpretar eficazmente obras de arte diversas, com um foco particular na maneira como essas obras refletem os contextos históricos e culturais de suas civilizações originárias.

Materiais Complementares

Recomendamos os seguintes recursos para aprofundar o seu conhecimento sobre a Arte das Américas:

  • Livros: "Arte Mesoamericana" de Mary Ellen Miller e "Arte da América do Sul Antiga" de Rebecca R. Stone, ambos proporcionam uma visão aprofundada e bem ilustrada desses estilos de arte.
  • Documentários: "The Lost Civilizations of North America" e "The Ancient Americas" disponíveis na YouTube, esses documentários exploram a história dessas civilizações, incluindo suas obras de arte.
  • Museus Virtuais: O Google Art Project possui uma coleção extensa de obras de arte Mesoamericana e Sul-Americana com a possibilidade de visualização em alta resolução.
  • Vídeos Educativos: O canal Crash Course na YouTube tem uma série sobre arte pré-colombiana que é particurlamente didática e divertida.
  • Sites de Arte e História: Recursos online como Artcyclopedia e Enciclopédia Britânica contêm muitas informações sobre arte Mesoamericana e Sul-Americana.

Vamos embarcar juntos nessa fascinante jornada através de tempo, materiais, técnicas e símbolos, para descobrir o universo de práticas e crenças que deram forma à Arte das Américas.

Atividade Prática

"Explorando a Arte das Américas: Uma Exposição Virtual"

Objetivo do Projeto

O objetivo desta atividade prática é fornecer aos alunos uma oportunidade para explorar, de forma colaborativa, várias formas de arte Mesoamericana e Sul-Americana, pesquisar sobre seu contexto histórico-culturais, analisar e interpretar simbolismo e técnicas usadas e organizar uma exposição virtual para a apresentação dessas obras de arte selecionadas.

Materiais Necessários

  • Computadores com acesso a internet
  • Software de apresentação como Google Slides ou PowerPoint
  • Software de edição de texto para relatório
  • Videoconferência para apresentação da exposição virtual
  • Materiais para pesquisa (livros, documentários, sites da internet)

Descrição Detalhada do Projeto

Cada grupo de 3 a 5 alunos irá escolher uma civilização Mesoamericana e outra Sul-americana para serem o foco de seu estudo e exibição. Eles vão selecionar um conjunto de obras de arte que representem essas civilizações e irão pesquisar sobre o contexto histórico dessas obras, a técnica utilizada, materiais, simbologia e significado cultural. Cada grupo irá então organizar uma exposição online utilizando Google Slides ou PowerPoint, onde compartilharão suas descobertas e análises.

É importante que os grupos selecionem pelo menos duas disciplinas para aprofundar. Por exemplo, podem focar na História da Arte e na Arqueologia para entender mais a fundo o contexto histórico e o processo de descoberta das artes, ou envolver a Sociologia e a História para focar nas influências culturais e sociais que moldam as obras de arte.

O trabalho será concluído com todos os grupos apresentando suas respectivas exposições virtuais para a turma por videoconferência.

A duração do projeto será de aproximadamente 12 horas por aluno, distribuídas ao longo de duas semanas.

Passo a passo

  1. Formação de grupos e escolha da civilização a ser estudada.
  2. Escolha das obras de arte a serem estudadas das civilizações escolhidas.
  3. Início da pesquisa sobre as obras selecionadas, focando em diversos conceitos e tópicos como contexto histórico, técnica e materiais utilizados, simbolismo e relevâncias culturais.
  4. Divisão de tarefas em termos de pesquisa, criação da exposição virtual e redação do relatório.
  5. Criação da exposição virtual na plataforma selecionada (Google slides, PowerPoint).
  6. Preparação da apresentação para a exibição online.
  7. Redação do relatório seguindo a estrutura proposta: introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia.
  8. Realização da exibição online.
  9. Submissão do relatório e da apresentação da exposição virtual para avaliação.

Entregáveis do Projeto

  1. Exposição Virtual: cada grupo irá organizar uma exposição virtual que inclui a demonstração e discussão de várias obras de arte das civilizações selecionadas. Esta exposição virtual será compartilhada com toda a turma durante uma apresentação online e será avaliada de acordo com a riqueza de detalhes, clareza da apresentação e profundidade da análise.

  2. Relatório Escrito: Este relatório deve abordar detalhadamente os seguintes tópicos:

    • Introdução: Nesta seção, os alunos devem contextualizar a arte estudada e sua relevância, especialmente no que diz respeito à civilização que a produziu.

    • Desenvolvimento: Aqui, os alunos devem detalhar a teoria por trás da sua seleção de obras, explicar a metodologia utilizada na pesquisa e no planejamento da exposição virtual e discutir os resultados obtidos, incluindo as descobertas sobre a arte pesquisada.

    • Conclusões: Na conclusão, os alunos devem retomar os pontos principais, discutir o que aprenderam pela realização do projeto e refletir sobre a experiência.

    • Bibliografia: Finalmente, devem indicar as fontes consultadas na preparação do projeto.

Ao elaborar e realizar esta atividade prática, os estudantes devem ser estimulados a utilizar todo o conhecimento adquirido durante o curso com o intuito de criar uma síntese significativa a respeito da arte pré-colombiana.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies