Entrar

Projeto: Performances Inspiradas no Dadaísmo e Surrealismo

História da Arte

Original Teachy

Arte Moderna: Dadaísmo e Surrealismo

Contextualização

No início do século 20, o mundo estava em meio a mudanças drásticas. A industrialização estava em pleno andamento, a Primeira Guerra Mundial estava no horizonte e as sociedades ocidentais estavam fervendo com tensões sociais e políticas. Na efervescente cultura deste período, surgiram dois movimentos artísticos que desafiaram as normas estabelecidas e introduziram novas abordagens para a criação e compreensão da arte. Estes eram o Dadaísmo e o Surrealismo.

O Dadaísmo, nascido durante a Primeira Guerra Mundial, apresentava uma reação artística à absurdez e brutalidade da guerra. Abandonando as noções tradicionais de estética e composição artística, os artistas Dada se voltaram para a exploração da irracionalidade, do acaso e do absurdo. Seu trabalho era frequentemente caracterizado por colagens, assemblages, performances e poesia sonora, refletindo o caos e a desordem da época.

O Surrealismo, que emergiu nas décadas de 1920 e 1930, foi principalmente um movimento literário inicialmente. Buscava-se reconciliar o mundo real com o mundo dos sonhos e do subconsciente, criando uma "super-realidade". Os surrealistas são amplamente conhecidos por sua fascinação pelos sonhos, seus jogos de palavras e suas representações ilógicas e inusitadas do mundo.

A Relevância do Dadaísmo e do Surrealismo

Longe de serem meras curiosidades históricas, o Dadaísmo e o Surrealismo foram crucialmente importantes na história da arte e permanecem altamente relevantes até hoje. Ambos movimentos desafiaram noções arraigadas de arte, provocando debates que continuam até os dias atuais.

Os artistas dada e surrealistas foram a vanguarda em abrir caminho para que as gerações futuras de artistas abordassem temas tabus e empurrassem os limites do que é aceitável ou possível na arte. Ao fazer isso, eles expandiram os limites da expressão humana e deixaram um legado duradouro que ainda vivemos e experimentamos hoje.

Para se aprofundar nessa fascinante e influente era da arte, recomendo os seguintes recursos:

  1. O livro "Dada: Art and Anti-Art", de Hans Richter, oferece uma visão de dentro do movimento com o autor sendo um participante chave.
  2. "Manifestoes of Surrealism", de André Breton, é uma leitura obrigatória para quem se interessa pelo surrealismo diretamente da mente do fundador do movimento.
  3. Para uma exploração interativa, o Museum of Modern Art (MoMA) tem uma excelente coleção online dedicada ao [Dadaísmo] e ao [Surrealismo] que inclui galerias de obras de arte e ensaios informativos.

Atividade Prática

Título da Atividade

Performances Inspiradas no Dadaísmo e Surrealismo

Objetivo do Projeto

A finalidade do projeto é proporcionar aos alunos a oportunidade de aprofundar suas percepções dos movimentos artísticos do Dadaísmo e Surrealismo, criando suas próprias performances inspiradas por estes. A atividade também visa apoiar o desenvolvimento das habilidades de comunicação e colaboração dos alunos, incentivando-os a trabalhar juntos para planejar, ensaiar e executar suas performances artísticas.

Materiais Necessários

  1. Materiais de pesquisa, tais como livros e materiais online referentes ao Dadaísmo e ao Surrealismo.
  2. Materiais de arte variados para criar trajes e adereços para suas performances, como tecidos, tinta, tela, papéis e outros materiais recicláveis, etc.
  3. Equipamento para gravação da performance (pode ser um smartphone).
  4. Espaço para ensaio e apresentação da performance.

Descrição Detalhada do Projeto e Passo a Passo para Realização da Atividade

Passo 1: Pesquisa

Os grupos de alunos são convidados a realizar uma pesquisa mais aprofundada nos dois movimentos artísticos. Eles devem buscar, com profundidade, entender os contextos históricos, sociais e políticos que influenciaram o Dadaísmo e o Surrealismo, bem como as principais características, obras significativas e artistas de cada movimento.

Passo 2: Planejamento da Performance

Depois de concluída a pesquisa, cada grupo deverá escolher um ou mais aspectos do Dadaísmo e/ou Surrealismo e planejar uma performance curta, que poderá ser uma encenação, um recital de poesia, uma dança, um monólogo, etc, inspirada nesses aspectos. O grupo é livre para explorar a melhor maneira de trazer os movimentos para a vida contemporânea.

Passo 3: Criação de Adereços e Rehearsal

O grupo deve montar cenários e adereços conforme necessário para a performance e começar a ensaiar. A iteração é incentivada durante essas sessões de ensaio.

Passo 4: Gravação da Performance

O grupo grava sua performance e a prepara para a apresentação à classe.

Passo 5: Escrita do Documento

Após a realização prática, os alunos devem trabalhar juntos para escrever um relatório, detalhando o processo do projeto. Eles devem incluir cada etapa, desde a pesquisa inicial até a performance final.

Passo 6: Apresentação do Projeto (Performance e Documento de Apoio)

O grupo apresenta sua performance para a classe e discute o processo com base no documento elaborado, contando seus aprendizados, sucessos e desafios.

Entrega do Projeto

O projeto será entregue de duas maneiras:

  1. A performance gravada.
  2. O documento detalhado.

Ambas as entregas devem estar bem alinhadas e ilustrar a jornada do grupo ao longo do projeto, desde a pesquisa dos movimentos artísticos, a escolha das características a destacar, a criação da performance, até a reflexão final sobre suas realizações e descobertas. A documentação deve mostrar como o grupo conseguiu juntar teoria e prática de maneira criativa, pelo entendimento profundo dos movimentos estudados.

A redação do relatório deve seguir os seguintes tópicos:

  • Introdução: incluir uma descrição dos movimentos artísticos, o propósito do projeto, e por que o grupo escolheu as abordagens específicas que usou.
  • Desenvolvimento: Explicar o processo de pesquisa, planejamento, criação e execução da performance. Descrever qualquer problema que surgiu, como foi resolvido e quais foram os resultados.
  • Conclusões: Relacionar as conclusões do grupo, que aprendizado ocorreu, e como isso afetou a visão dos alunos em relação à arte e a esses movimentos em particular.
  • Bibliografia: referências aos materiais que os alunos usaram para sua pesquisa e que ajudaram a formar a base para a performance final.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies