Contextualização
No início do século 20, o mundo estava em meio a mudanças drásticas. A industrialização estava em pleno andamento, a Primeira Guerra Mundial estava no horizonte e as sociedades ocidentais estavam fervendo com tensões sociais e políticas. Na efervescente cultura deste período, surgiram dois movimentos artísticos que desafiaram as normas estabelecidas e introduziram novas abordagens para a criação e compreensão da arte. Estes eram o Dadaísmo e o Surrealismo.
O Dadaísmo, nascido durante a Primeira Guerra Mundial, apresentava uma reação artística à absurdez e brutalidade da guerra. Abandonando as noções tradicionais de estética e composição artística, os artistas Dada se voltaram para a exploração da irracionalidade, do acaso e do absurdo. Seu trabalho era frequentemente caracterizado por colagens, assemblages, performances e poesia sonora, refletindo o caos e a desordem da época.
O Surrealismo, que emergiu nas décadas de 1920 e 1930, foi principalmente um movimento literário inicialmente. Buscava-se reconciliar o mundo real com o mundo dos sonhos e do subconsciente, criando uma "super-realidade". Os surrealistas são amplamente conhecidos por sua fascinação pelos sonhos, seus jogos de palavras e suas representações ilógicas e inusitadas do mundo.
A Relevância do Dadaísmo e do Surrealismo
Longe de serem meras curiosidades históricas, o Dadaísmo e o Surrealismo foram crucialmente importantes na história da arte e permanecem altamente relevantes até hoje. Ambos movimentos desafiaram noções arraigadas de arte, provocando debates que continuam até os dias atuais.
Os artistas dada e surrealistas foram a vanguarda em abrir caminho para que as gerações futuras de artistas abordassem temas tabus e empurrassem os limites do que é aceitável ou possível na arte. Ao fazer isso, eles expandiram os limites da expressão humana e deixaram um legado duradouro que ainda vivemos e experimentamos hoje.
Para se aprofundar nessa fascinante e influente era da arte, recomendo os seguintes recursos:
- O livro "Dada: Art and Anti-Art", de Hans Richter, oferece uma visão de dentro do movimento com o autor sendo um participante chave.
- "Manifestoes of Surrealism", de André Breton, é uma leitura obrigatória para quem se interessa pelo surrealismo diretamente da mente do fundador do movimento.
- Para uma exploração interativa, o Museum of Modern Art (MoMA) tem uma excelente coleção online dedicada ao [Dadaísmo] e ao [Surrealismo] que inclui galerias de obras de arte e ensaios informativos.
Atividade Prática
Título da Atividade
Performances Inspiradas no Dadaísmo e Surrealismo
Objetivo do Projeto
A finalidade do projeto é proporcionar aos alunos a oportunidade de aprofundar suas percepções dos movimentos artísticos do Dadaísmo e Surrealismo, criando suas próprias performances inspiradas por estes. A atividade também visa apoiar o desenvolvimento das habilidades de comunicação e colaboração dos alunos, incentivando-os a trabalhar juntos para planejar, ensaiar e executar suas performances artísticas.
Materiais Necessários
- Materiais de pesquisa, tais como livros e materiais online referentes ao Dadaísmo e ao Surrealismo.
- Materiais de arte variados para criar trajes e adereços para suas performances, como tecidos, tinta, tela, papéis e outros materiais recicláveis, etc.
- Equipamento para gravação da performance (pode ser um smartphone).
- Espaço para ensaio e apresentação da performance.
Descrição Detalhada do Projeto e Passo a Passo para Realização da Atividade
Passo 1: Pesquisa
Os grupos de alunos são convidados a realizar uma pesquisa mais aprofundada nos dois movimentos artísticos. Eles devem buscar, com profundidade, entender os contextos históricos, sociais e políticos que influenciaram o Dadaísmo e o Surrealismo, bem como as principais características, obras significativas e artistas de cada movimento.
Passo 2: Planejamento da Performance
Depois de concluída a pesquisa, cada grupo deverá escolher um ou mais aspectos do Dadaísmo e/ou Surrealismo e planejar uma performance curta, que poderá ser uma encenação, um recital de poesia, uma dança, um monólogo, etc, inspirada nesses aspectos. O grupo é livre para explorar a melhor maneira de trazer os movimentos para a vida contemporânea.
Passo 3: Criação de Adereços e Rehearsal
O grupo deve montar cenários e adereços conforme necessário para a performance e começar a ensaiar. A iteração é incentivada durante essas sessões de ensaio.
Passo 4: Gravação da Performance
O grupo grava sua performance e a prepara para a apresentação à classe.
Passo 5: Escrita do Documento
Após a realização prática, os alunos devem trabalhar juntos para escrever um relatório, detalhando o processo do projeto. Eles devem incluir cada etapa, desde a pesquisa inicial até a performance final.
Passo 6: Apresentação do Projeto (Performance e Documento de Apoio)
O grupo apresenta sua performance para a classe e discute o processo com base no documento elaborado, contando seus aprendizados, sucessos e desafios.
Entrega do Projeto
O projeto será entregue de duas maneiras:
- A performance gravada.
- O documento detalhado.
Ambas as entregas devem estar bem alinhadas e ilustrar a jornada do grupo ao longo do projeto, desde a pesquisa dos movimentos artísticos, a escolha das características a destacar, a criação da performance, até a reflexão final sobre suas realizações e descobertas. A documentação deve mostrar como o grupo conseguiu juntar teoria e prática de maneira criativa, pelo entendimento profundo dos movimentos estudados.
A redação do relatório deve seguir os seguintes tópicos:
- Introdução: incluir uma descrição dos movimentos artísticos, o propósito do projeto, e por que o grupo escolheu as abordagens específicas que usou.
- Desenvolvimento: Explicar o processo de pesquisa, planejamento, criação e execução da performance. Descrever qualquer problema que surgiu, como foi resolvido e quais foram os resultados.
- Conclusões: Relacionar as conclusões do grupo, que aprendizado ocorreu, e como isso afetou a visão dos alunos em relação à arte e a esses movimentos em particular.
- Bibliografia: referências aos materiais que os alunos usaram para sua pesquisa e que ajudaram a formar a base para a performance final.