Contextualização:
A Mesopotâmia, também conhecida como a "terra entre rios", foi uma região histórica localizada no Oriente Médio que foi lar de algumas das mais antigas e influentes civilizações do mundo. Esta região, delimitada pelos rios Tigre e Eufrates, abrigou poderosos impérios como os sumérios, acadianos, babilônios, assírios e persas.
Estas civilizações pioneiras não somente estabeleceram as bases para a sociedade moderna, mas também foram responsáveis por grandes avanços no campo da matemática, astronomia, direito, agricultura, entre outros. A Mesopotâmia é um terreno fértil para o estudo da história humana e sua inter-relação com o ambiente e a cultura.
Os alunos são chamados a mergulhar no intrigante mundo da Mesopotâmia. Este projeto não é apenas uma oportunidade para entender como as civilizações antigas emergiram, cresceram e se desenvolveram, mas também para refletir sobre como este conhecimento pode ser aplicado ao mundo moderno.
Introdução:
No estudo da história, é essencial compreender o contexto no qual os eventos ocorreram. Os temas a serem explorados neste projeto incluem a evolução das sociedades, desde as nômades até as sedentárias, e a importância das cidades estado na Mesopotâmia. Será examinado também como essas mudanças afetaram o desenvolvimento político, econômico, social, ambiental e cultural da região.
Serão exploradas as dicotomias presentes na sociedade mesopotâmica, como entre a cidade e o campo, a cultura e a natureza, os civilizados e os bárbaros, entre outras. Analisar essas oposições ajudará os alunos a compreender as complexidades e ambiguidades da sociedade mesopotâmica.
O objetivo deste trabalho é oferecer aos alunos a oportunidade de aprender sobre um aspecto fundamental da história humana, enquanto desenvolvem habilidades de pesquisa, análise, escrita e trabalho em equipe.
Para basear sua pesquisa, sugerimos os seguintes recursos:
- "História da Mesopotâmia". Disponível em: Enciclopédia Britannica (em inglês)
- Livro "Mesopotâmia: a invenção da cidade", de Gwendolyn Leick (2003).
- "A Mesopotâmia (terra entre rios)". Disponível em: Khan Academy
Atividade Prática
Título da Atividade: "Desvendando a Mesopotâmia: Um Mergulho no Berço das Civilizações"
Objetivo do projeto:
O objetivo deste projeto é permitir que os alunos descubram e explorem de maneira criativa e colaborativa a rica história e cultura da Mesopotâmia, bem como sua influência na configuração do mundo moderno.
Descrição detalhada do projeto:
Os grupos de 3 a 5 alunos serão encarregados de criar uma 'Exposição Virtual da Mesopotâmia', composta por diferentes seções que se concentram em aspectos da cultura, política, economia, sociedade e religião da Mesopotâmica. Cada seção precisa conter textos explicativos, ilustrações, gráficos e qualquer outro recurso que os alunos acharem relevante para transmitir suas descobertas.
Materiais necessários:
- Computador com acesso à internet.
- Livros e materiais de referência da biblioteca (físicos ou digitais).
- Software de apresentação (Ex: PowerPoint, Google Slides, Prezi).
- Materiais de escrita para tomar notas (canetas, blocos de notas).
Passo a passo detalhado:
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Forme grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo escolherá um nome inspirado na Mesopotâmia.
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Cada grupo deve dividir os tópicos a serem pesquisados entre seus membros, garantindo que todos os aspectos da vida na Mesopotâmia sejam cobertos. Os tópicos devem incluir, mas não se limitar a: desenvolvimento urbano, política, economia, religião, cultura, ciência e tecnologia.
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Os alunos realizarão pesquisas individuais sobre seus respectivos tópicos. Eles devem registrar as fontes de suas informações para referenciação posterior.
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Cada membro do grupo deve apresentar suas descobertas ao restante do grupo em uma reunião. Estas descobertas serão discutidas e aprofundadas.
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Com base na discussão e nas informações coletadas, o grupo deve começar a planejar a estrutura de sua exposição virtual. Eles devem decidir como organizar as informações e quais recursos visuais usar.
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O grupo deve então trabalhar junto para criar sua 'Exposição Virtual da Mesopotâmia'. A exposição deve ser interativa e envolvente, com textos, imagens, vídeos, áudios, animações e qualquer outra forma de apresentação que os alunos acharem adequada.
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Por fim, cada grupo apresentará sua exposição para a classe. Cada membro do grupo deve participar da apresentação.
Entregas do Projeto:
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Exposição Virtual da Mesopotâmia.
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Documento escrito contendo a seguinte estrutura:
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Introdução: Uma breve apresentação do tópico, por que é importante, o que se espera aprender com ele e como se relaciona com o mundo real.
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Desenvolvimento: Uma explicação detalhada dos tópicos pesquisados e apresentados na exposição. Além de explicar a atividade realizada, o aluno deve apresentar o método que utilizou para a pesquisa, discussão dos resultados obtidos e quais foram as dificuldades encontradas.
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Conclusão: Uma revisão das principais descobertas do projeto, o que foi aprendido e quais conclusões foram tiradas sobre o assunto.
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Bibliografia: Referências para todas as fontes utilizadas durante a pesquisa e criação da exposição.
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