Contextualização
A Idade Média, ou o período medieval, foi uma era única na história da humanidade que se estendeu desde o século V até o XV. Apesar de muitas vezes ser relegada a um "período de transição", a Idade Média foi uma era de criação, adaptação e transformação. Ela forjou muitos dos sistemas políticos, sociais, religiosos e culturais que ainda vemos refletidos em nossa sociedade atual.
O estudo da Idade Média nos dá a oportunidade de examinar e entender o confronto e a interação entre culturas e sistemas de crenças diferentes, bem como as maneiras como essas interações moldaram a história. A Idade Média viu o surgimento do feudalismo, um complexo sistema de relações senhoriais e servis que definia tanto a organização social quanto a economia. Além disso, a Igreja Católica desempenhou um papel central no mundo medieval, influenciando quase todas as facetas da vida.
Ao estudar a Idade Média, estamos analisando um período histórico que ajudou a configurar o mundo moderno. Longe de ser um parêntese monótono entre a antiguidade clássica e o Renascimento, a Idade Média foi uma era de inovação e mudança. Compreender este período nos permite entender melhor as raízes de muitas das instituições, ideias e conflitos que continuam a influenciar a sociedade atual.
Durante o projeto, vocês irão explorar as complexidades de vários aspectos da Idade Média, desde a economia e a sociedade até a cultura e a religião. Vocês terão a oportunidade de aprofundar sua compreensão através de pesquisas, discussões e atividades criativas.
Atividade Prática: Feira Medieval
Objetivo
O objetivo deste projeto é permitir que os alunos explorem, compreendam e interpretem de maneira ativa e criativa a vida na Idade Média, envolvendo-se com os aspectos da sociedade, economia, religião, e cultura medieval. Isso será feito através da criação de uma "Feira Medieval", onde cada grupo representará um aspecto diferente da vida medieval.
Descrição detalhada do projeto
Cada grupo de 3 a 5 alunos ficará responsável por criar sua própria "tenda" na Feira Medieval, que representará um aspecto escolhido da Idade Média. As opções incluem, mas não estão limitadas a: Economia e Comércio, Crenças e Religião, Vida Social e Familiar, Arte e Cultura, e Governo e Política.
Dependendo do tópico escolhido, o grupo deve pesquisar e apresentar um cenário interativo que ilustre seu tópico. Para o tópico de Economia e Comércio, por exemplo, os alunos podem criar uma tenda de mercado com itens de comércio típicos da época, além de informações sobre a moeda, sistemas de troca, e rotas comerciais.
Os alunos devem elaborar uma apresentação oral explicando seu tópico, que será apresentada para a turma durante a feira. Além disso, deve haver pelo menos uma atividade interativa relacionada com seu tópico para os visitantes da tenda participarem.
Materiais Necessários
- Materiais de pesquisa: livros, artigos, sites confiáveis, etc.
- Materiais para a criação da tenda e qualquer item a ser exibido ou utilizado na apresentação (papelão, tecidos, tintas, etc).
- Materiais para a atividade interativa proposta pelo grupo.
Passo a Passo
-
Formação de Grupos e Escolha do Tópico: Os alunos devem se organizar em grupos de 3 a 5 pessoas e escolher o tópico da Idade Média que irão explorar.
-
Pesquisa Inicial: Os alunos devem realizar uma pesquisa inicial para entender os conceitos chave do seu tópico. Eles devem identificar as perguntas chave que precisam responder sobre ele.
-
Planejamento da Tenda e Atividade Interativa: Baseado em sua pesquisa, os alunos devem planejar como irão representar seu tópico de maneira interativa e educativa. Eles também devem planejar uma atividade interativa para os visitantes da tenda.
-
Construção da Tenda: Os alunos deverão construir a tenda e os materiais necessários para a apresentação e para a atividade interativa.
-
Apresentação Final e Feira: Os alunos farão uma apresentação oral para a turma e conduzirão a atividade interativa durante a Feira Medieval.
Entregas do Projeto
Ao final do projeto, os grupos devem entregar um relatório escrito estruturado nos quatro tópicos: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
-
Introdução: Deve-se fazer uma contextualização do tema escolhido, sua relevância no contexto da Idade Média e o objetivo do projeto.
-
Desenvolvimento: Deve-se explicitar a teoria por trás do tema escolhido, explicando como a tenda e a atividade interativa representam o tema. Deve-se também indicar a metodologia utilizada (como a pesquisa foi realizada, como a tenda foi criada, como a atividade interativa foi planejada e executada) e, por fim, apresentar e discutir os resultados obtidos (o feedback dos visitantes, as dificuldades encontradas, os aprendizados e descobertas).
-
Conclusão: Os alunos devem retomar os pontos principais apresentados na Introdução e no Desenvolvimento, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
-
Bibliografia: Deve-se indicar as fontes utilizadas para trabalhar no projeto, como livros, páginas da web, vídeos, etc.