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Projeto: Grécia Antiga: Período Clássico, Helenismo | Metodologia Digital | Projeto

História

Original Teachy

'EM13CHS104'

Grécia Antiga: Período Clássico, Helenismo

Objetivos

- Compreender os principais aspectos do período da Grécia Clássica e Helenística.

- Analisar a influência das ideias filosóficas de Aristóteles e outros pensadores clássicos na sociedade contemporânea.

- Fazer conexões entre os temas estudados e a realidade dos alunos, utilizando exemplos das redes sociais e outras mídias digitais.

- Promover a colaboração e o trabalho em equipe através de atividades práticas e interativas.

- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica para identificar a aplicação das ideias filosóficas antigas em conceitos modernos.

Você Sabia?

1. Sabiam que na Grécia Antiga, alguns livros de filosofia eram discutidos em jantares filosóficos?  Esses encontros eram famosos por suas conversas profundas!

2. Antes das redes sociais, para 'curtir' alguém na Grécia, você jogava uma maçã nele!  Que idade das pedras, né? Mas os gregos também eram craques nos debates - como trocar ideias em tempo real!

3. Existe um mito grego sobre Aristóteles que diz que ele possuía um anel que o fazia invisível!  Quem diria que o primeiro infiltrado da história da filosofia era um pensador da Antiguidade?

Contextualizando

Imagine viver numa sociedade onde todo mundo estava mais interessado em discutir ideias geniais do que em postar selfies e stories no Instagram. 勞 Pois é, esse era o cenário na Grécia Antiga! O período que engloba a Grécia Clássica e o Helenismo é marcado pelo desenvolvimento da filosofia, política e arte que até hoje influenciam o nosso cotidiano.

Aristóteles, por exemplo, não foi apenas um 'tiozão' escrevinhador... ele revolucionou o jeito de pensar sobre ciência, ética e política. Imagina, não teríamos algumas leis hoje se não fosse por ele. E pensa daí: Sem a filosofia helênica, será que teríamos Netflix para assistir? TypeScript para programar? Ficaríamos apenas assistindo às disputas de Big Brother da Polis? Grande dúvida! 類

O legal é que muitos dilemas e debates daquela época ainda são super atuais. A crise de identidade? Sim, já discutida nos estágios olímpicos. O papel do cidadão na política? Platão já enervava seu mestre Sócrates sobre isso. ✨ Viver como Alexandre, o Grande, e sair conquistando mundos? A galera tá mais ligada nisso do que nunca! Agora, bora investigar, gamificar e criar histórias inspiradas nos grandões da filosofia! 

Atividade 1:  Filosofando Digitalmente: In the Mind of a Greek

Descrição

Vamos embarcar em uma jornada no tempo e explorar os fascinantes mundos da Grécia Clássica e Helenística! ️ Nesta atividade, toda a turma vai trabalhar em conjunto para criar um projeto interativo como um documentário digital ou um podcast educativo sobre a filosofia grega. Os primeiros passos serão de imersão, descobrindo 'quem era quem' da época, explorando suas grandes ideias e aplicando tudo isso em um formato moderno e tecnológico. A ideia é que, ao final, vocês tenham criado uma videoaula ou um podcast educativo que possa ser compartilhado para a comunidade escolar e até mesmo fora dela! 

Materiais Necessários

- Celulares

- Computadores

- Acesso à Internet

- Microfone (quando necessário)

- Software de edição de áudio ou vídeo (gratuito, se possível)

- Plataforma de hospedagem de vídeos (YouTube, Google Drive, etc.) ou de podcasts (Anchor, SoundCloud, etc.)

- Documentos Google ou similar para planejamento e roteiro

- Figurinos, cenários e adereços (opcionais, que podem ser feitos com materiais recicláveis e criatividade)

Passo a Passo

  • Vamos começar dividindo a turma em equipes de trabalho. Cada equipe ficará com a responsabilidade de focar em uma área específica para o projeto (pesquisa, roteiro, gravação, edição, etc.).
  • Na primeira semana, cada equipe de pesquisa fará uma imersão no período da Grécia Antiga, estudando os principais filósofos, ideias e contextos políticos e culturais da época. Eles devem focar nos principais conceitos de Aristóteles e suas aplicações modernas.
  • Com a pesquisa em mãos, a equipe de roteiro irá planejar como organizar todas as informações de forma sucinta e interessante. Eles devem criar um roteiro claro e atrativo para o documentário ou podcast, incluindo diálogos, narrações e entrevistas fictícias com os filósofos.
  • Após o planejamento, a equipe de gravação e edição entra em ação. Eles irão gravar os vídeos ou áudios seguindo o roteiro, utilizando imagens, vídeos do domínio público ou criados por eles mesmos. Se possível, usem recursos de efeitos especiais, trilhas sonoras e músicas.
  • Cada equipe deve organizar as gravações em um storytelling coerente, elaborando um storyboard ou escaleta para garantir que o material final tenha uma narrativa fluida.
  • Finalizem o documentário/podcast e realizem as edições necessárias, garantindo uma qualidade profissional. Lembrem-se de adicionar uma introdução, créditos e, se possível, legendas e descrições que facilitem a compreensão.
  • Usem plataformas de visualização ou audição gratuita, como YouTube, Google Drive, Anchor e SoundCloud para hospedar o material final. Certifiquem-se de que o conteúdo esteja acessível para toda a comunidade escolar e de que todos possam assistir ou ouvir facilmente.

O Que Você Deve Entregar?

O delivery principal do projeto será a criação de um documentário digital (videoaula) ou de um podcast educativo sobre a filosofia grega. Além disso, todos os materiais usados na pesquisa, roteiros, planejamentos e edições devem ser organizados em uma pasta compartilhada no Google Drive. O vídeo ou áudio final deve ser de alta qualidade, demonstrando um claro entendimento do conteúdo e uma boa adaptação para o público-alvo. 

Atividade 2:  CryptoFilosofia: Quebrando Enigmas do Pensamento Ancestral!

Descrição

Nesta atividade, a turma se une como detetives do passado para decifrar enigmas da filosofia grega através de um jogo de caça ao tesouro digital! ️‍♂️ Vocês criarão uma série de enigmas e desafios inspirados nas ideias de Aristóteles e outros filósofos antigos, incluindo questionamentos sobre ética, política e ciência. O objetivo é que, ao resolver o mistério, os colegas descubram as conexões entre as ideias antigas e o mundo moderno.

O desafio será estruturado como uma trilha de enigmas digitais, acessíveis através de QR codes espalhados pela escola ou bairro (é recomendado conversar com a coordenação para planejar esse detalhe). A cada QR code escaneado, os caçadores de enigmas se depararão com perguntas, tarefas e desafios que precisam ser resolvidos em equipe. Ao final, eles devem elaborar uma conclusão em formato de relatório digital ou apresentação, destacando suas descobertas e interpretando como as ideias da Grécia Antiga continuam relevantes hoje. 

Materiais Necessários

- Celulares (com leitor de QR code)

- Computadores

- Acesso à Internet

- Ferramentas de criação de QR codes

- Documentos Google ou similar para anotar respostas e preparar o relatório final

- Materiais para os desafios (papéis, canetas, etc.)

- Materiais de customização (para criar pistas e cenários)

- Plataforma de criação de apresentações (slides Google, Prezi, etc.)

Passo a Passo

  1. Pré-jogo - Comecem com uma reunião de planejamento onde toda a turma discutirá o conceito do jogo, as ideias filosóficas que querem destacar e a estrutura dos enigmas e desafios.
  2. Dividam a turma em equipes menores, cada uma responsável por criar um conjunto de enigmas sobre um filósofo ou conceito específico da Grécia Antiga (Aristóteles, Platão, Sócrates, etc.).
  3. Pesquisa - Cada equipe deve fazer uma pesquisa aprofundada sobre seu tópico designado, identificando perguntas desafiadoras e criativas que podem ser transformadas em enigmas.
  4. Com as perguntas definidas, as equipes devem criar os desafios usando ferramentas digitais. Podem ser perguntas, tarefas de interpretação, vídeos curtos, puzzles digitais, etc. Lembrem-se de linkar tudo através de QR codes.
  5. Teste de Usabilidade - Façam um teste com um grupo menor de alunos ou professores na escola para verificar se os enigmas estão claros e acessíveis. Façam ajustes conforme necessário.
  6. Divulgação e Preparação - Uma vez que tudo esteja validado, imprimam os QR codes e preparem o espaço (pátio da escola, espaços comuns) com as pistas. Informar a coordenação da escola para realizar uma divulgação organizada para todos.
  7. Jogo - No dia do jogo, os alunos (como um grande grupo) terão um tempo designado para seguir as pistas, resolver os enigmas e registrar as respostas em uma planilha compartilhada.
  8. Após o jogo, reúnam-se para compartilhar as resoluções e discutir as descobertas mais interessantes. Unam as respostas em um relatório ou apresentação digital.
  9. Criação do Entregável - Organizem a conclusão, análise crítica e apresentação das respostas num relatório ou apresentação digital, utilizando ferramentas como Google Slides ou documentação em Google Docs.
  10. Apresentação Final - Finalizem o projeto com uma apresentação para a turma ou para outros alunos da escola, destacando as principais lições aprendidas e diferenças e semelhanças entre as ideias antigas e os conceitos contemporâneos.

O Que Você Deve Entregar?

O principal entregável do projeto será um relatório digital ou apresentação que detalhe todo o processo do jogo 'Cryptofilosofia', as pistas encontradas, os questionamentos resolvidos e as conexões feitas entre as ideias filosóficas antigas e o mundo moderno. O relatório deve ser claro, criativo e conter todas as respostas dos enigmas propostos, assim como uma análise crítica das soluções. 

Atividade 3:  Comunidade Filosófica Virtual: A História que Inspira!

Descrição

Preparem-se para criar algo realmente inovador e inspirador: uma Comunidade Filosófica Virtual!  Nesta atividade, toda a turma se reunirá para construir uma plataforma online interativa que explore as ideias dos filósofos da Grécia Antiga, conectando-as com o nosso mundo atual. A ideia é que cada aluno contribua de alguma forma, criando conteúdo original, curtindo publicações, deixando comentários e até participando de debates filosóficos online.

Vocês irão usar todas as ferramentas digitais disponíveis para construir essa plataforma: redes sociais, blogs, vídeos, podcasts e até salas de bate-papo. Cada componente do site deve ser organizado por temas de interesse, como Ética, Política, Ciência e Arte, e deve ter sua base nas ideias dos filósofos gregos, especialmente Aristóteles e Platão.

Materiais Necessários

- Celulares

- Computadores

- Acesso à Internet

- Plataformas de criação de sites (WordPress, Wix, etc.)

- Redes sociais (Instagram, Facebook, etc.)

- Ferramentas de criação de vídeos (como o InShot)

- Microfones e câmeras (ou celulares com essas funções)

- Softwares de edição de áudio (Audacity, por exemplo)

- Documentos Google ou similar para planejamento

- Materiais para a criação de conteúdos (papéis, canetas, materiais recicláveis, etc.)

- Aplicativos de videoconferência para debates filosóficos (Zoom, Google Meet, etc.)

Passo a Passo

  1. Dividam a turma em equipes responsáveis por diferentes seções da Comunidade Filosófica (blog, vídeos, podcasts, debates, etc.).
  2. Cada equipe deve começar realizando uma pesquisa aprofundada sobre o tema atribuído, referenciando-se nos filósofos gregos estudados, principalmente Aristóteles e Platão.
  3. Com a pesquisa em mãos, os alunos devem criar conteúdos originais. Esta etapa inclui escrever posts para o blog, roteirizar e gravar vídeos e podcasts, e planejar e executar debates e entrevistas.
  4. Os conteúdos devem ser submetidos para a curadoria do 'conselho editorial' da turma, que irá revisar para garantir que todos os escritos estão corretos do ponto de vista filosófico e contextualizados com o mundo contemporâneo.
  5. Após a aprovação, os conteúdos serão publicados na plataforma online, utilizando ferramentas acessíveis como WordPress ou Wix para construir o site. Certifiquem-se de que a navegação e o design sejam intuitivos e convidem a uma imersão.
  6. Para manter o engajamento, estabeleçam cronogramas de postagens e discussões, incentivando todos os alunos a comentarem, questionarem e sugerirem novos temas para discussão.
  7. Eventualmente, realizem reuniões ou tendas filosóficas online, nas quais todos os alunos possam se reunir para debater ideias, responder perguntas ou assistir a conteúdos ao vivo apresentados pela turma.
  8. Finalizem a criação da Comunidade Filosófica Virtual organizando um evento de lançamento, onde todos possam explorar a plataforma e aprender juntos sobre as ideias filosóficas da Grécia Antiga e sua relevância atual.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será a Comunidade Filosófica Virtual, uma plataforma online completa que agrega todo o conteúdo criado pelos alunos. A plataforma deve incluir blogs, vídeos, podcasts, conteúdos estruturados por temas e debates filosóficos realizados via videoconferência. Este entregável deve ser apresentado em uma sessão final, onde todos terão a oportunidade de navegar pelo site e expor seus trabalhos. ✨

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