Introdução
Bem-vindos, caros alunos, ao fascinante mundo da Colaboração no Google Docs. Esta ferramenta, disponibilizada pelo Google, é parte integrante do pacote de aplicativos Google Workspace, antes conhecido como G-Suite, que também inclui outras ferramentas produtivas como Gmail, Google Sheets, Google Slides e muitas mais.
O Google Docs permite que você crie, edite e compartilhe documentos de texto online. Enquanto ferramentas tradicionais de processamento de texto, como o Microsoft Word, exigem que o documento seja salvo e enviado aos colaboradores, o Google Docs elimina essa necessidade, permitindo que múltiplas pessoas acessem e editem o mesmo documento em tempo real, independentemente da sua localização geográfica.
Essa ferramenta é equipada com um conjunto robusto de funcionalidades que incluem formatação de texto, revisão e correção ortográfica, adição de comentários e sugestões, controle de versões e muitos outros recursos. Esses recursos, em conjunto, tornam o Google Docs uma escolha ideal para colaboração em equipe, manuscritos de pesquisa acadêmica, atas de reuniões, planejamento de projetos e quase qualquer tipo de trabalho relacionado a texto.
Contextualização
A colaboração no Google Docs tem uma variedade de aplicações no mundo real. No mundo corporativo, equipes de várias partes do mundo podem trabalhar juntas em documentos sem a necessidade de trocar e-mails de ida e volta. Grupos de pesquisa acadêmica podem colaborar em artigos, permitindo que todos os membros contribuam e revisem em tempo real. Professores podem fornecer feedback instantâneo aos alunos, e várias pessoas podem colaborar em um único documento para planejar eventos.
O essencial não é apenas a possibilidade de colaboração em tempo real, mas também a capacidade de rastrear as alterações feitas pelos colaboradores. Esses recursos promovem a accountability, pois é possível ver quem fez alterações nos documentos e quais alterações foram feitas.
Para complementar o seu entendimento sobre este assunto, sugerimos os seguintes recursos:
- [Google Docs - Introdução] um guia básico da própria Google sobre como usar o Google Docs.
- [Collaborative Writing with Google Docs] este vídeo explica o processo de redação colaborativa com o Google Docs.
- [Collaborative Writing in Google Docs] Este recurso explica a importância da redação colaborativa e como isso pode ser feito usando o Google Docs.
Estes recursos serão suficientes para lhe dar uma base sólida sobre a colaboração no Google Docs. Agora que já contextualizamos a importância dessa ferramenta, vamos passar para a parte prática do projeto!
Atividade Prática
Colabore para criar uma Revista Digital Compartilhada no Google Docs!
Objetivo do projeto
Este projeto tem como objetivo familiarizar você com a ferramenta Google Docs e suas funcionalidades de colaboração por meio da criação de uma "Revista Digital Compartilhada". Cada grupo de estudantes será responsável por uma edição desta revista, com a tarefa de criar conteúdo original em uma variedade de formatos, incluindo artigos, relatórios, resenhas de livros, e entrevistas.
Materiais necessários
- Acesso a um computador ou dispositivo móvel com conexão à internet.
- Uma conta Google para acessar o Google Docs.
- Tempo e disposição para colaborar e aprender!
Descrição detalhada do projeto
Você será dividido em grupos de 3 a 5 alunos e cada grupo será responsável por criar uma edição da "Revista Digital Compartilhada" no Google Docs. A revista deve ter um tema central que unifique todo o conteúdo. O tema pode ser de escolha do grupo, desde que esteja relacionado com o currículo escolar. Exemplos de temas podem incluir: meio ambiente, tecnologia, história, arte, etc.
A revista também deve conter as seguintes seções:
- Sumário.
- Editorial escrito por todos os membros do grupo.
- Artigos escritos por cada membro do grupo.
- Uma entrevista colaborativa com um professor, profissional ou especialista que esteja relacionado com o tema da revista.
- Uma resenha de livro ou filme, escrita de forma colaborativa.
- Impressões finais: uma conclusão escrita em conjunto por todos os membros do grupo sobre o processo de criação da revista.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
Fase 1: Planeamento (0.5 horas)
- Formar os grupos e determinar o tema central da revista.
- Dividir as tarefas entre os membros do grupo: Quem irá escrever sobre o quê? Quem irá conduzir a entrevista? Quem irá fazer a resenha? Quem será o principal responsável pelo design e layout da revista?
Fase 2: Pesquisa (1 hora)
- Cada membro do grupo deve realizar pesquisas sobre seu tópico específico e coletar informações suficientes para escrever seu artigo.
Fase 3: Redação (1.5 horas)
- Cada membro do grupo deve redigir seu artigo no Google Docs. Utilize os recursos de formatação de texto para melhorar a apresentação do seu artigo.
- Lembrando de utilizar o recurso de comentário e sugestão para trocar feedback com seus colegas de grupo durante o processo de escrita.
Fase 4: Edição e Revisão (1 hora)
- Troque de papel com um colega de grupo e revise os artigos uns dos outros. Faça comentários e sugestões usando a ferramenta do Google Docs.
Fase 5: Finalização (0.5 horas)
- Agora que todas as partes da revista estão prontas, é hora de juntar tudo em um único documento Google Docs.
- Trabalhe em equipe para finalizar a edição e layout da revista.
Entregas do Projeto
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Revista Digital Compartilhada: O produto final do projeto deverá ser um documento Google Docs completo, contendo cada seção detalhada na descrição do projeto. Este documento deve ser compartilhado com o professor, com permissão para comentários.
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Relatório de Projeto: Cada membro da equipe deve produzir individualmente um relatório que documente todo o processo de realização do projeto. O relatório deve abordar especificamente as seguintes seções:
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Introdução: Descreva o projeto, o tema da revista e o papel desempenhado por cada membro do grupo.
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Desenvolvimento / Corpo do relatório: Descreva o processo de pesquisa, escrita, edição/feedback e conclusão da revista. Destaque quaisquer desafios encontrados e como foram superados. Inclua também um pequeno resumo sobre o que cada membro do grupo contribuiu para a revista.
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Conclusões: Conclua o relatório resumindo o aprendizado obtido a partir deste projeto - quais habilidades técnicas foram adquiridas e as habilidades socioemocionais que foram necessárias para a realização do trabalho. Discuta o impacto do trabalho em equipe e da colaboração na execução do projeto.
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Bibliografia: Inclua todas as fontes utilizadas para a pesquisa e criação da revista.
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É importante que os alunos usem este projeto como uma oportunidade para praticar a colaboração em tempo real e se familiarizarem com ferramentas de feedback e revisão como comentários e sugestões. Isso irá equipá-los com habilidades que são imprescindíveis no mundo atual, seja na academia ou no mundo profissional.