Contextualização
A programação está por trás de todas as partes do nosso mundo tecnologicamente avançado. Do seu smartphone aos drones, robôs e sistemas de jogos, todos são controlados por programas de computador. Não é surpreendente, portanto, que a capacidade de programar seja uma habilidade mais valorizada no século 21.
Neste projeto, somos introduzidos ao fascinante mundo da programação. A linguagem de programação é uma linguagem técnica usada para dar instruções ao computador. Como tal, aprender a codificar é semelhante a aprender uma nova língua. Um programa de computador é composto por uma série de instruções escritas em código que o computador compreende e executa para alcançar um determinado resultado.
Os conceitos introdutórios que vamos abordar giram em torno de compreender a sintaxe e semântica de uma linguagem de programação, o uso de operadores matemáticos e lógicos em programação, o controle de fluxo, e as estruturas de dados e algoritmos. Todos estes conceitos são a espinha dorsal de qualquer linguagem de programação e uma vez que você os compreenda, poderá se adaptar facilmente a qualquer nova linguagem de programação.
Introdução
No mundo cada vez mais digital em que vivemos, a capacidade de codificar é uma habilidade extremamente valorizada. A programação não é apenas útil para aqueles que querem seguir carreiras em tecnologia, mas também é uma habilidade valiosa para qualquer carreira em que a análise de dados é necessária, como economia, ciências naturais, ciências sociais e muitas outras. Além disso, a programação ajuda a desenvolver um pensamento lógico e a solução de problemas, habilidades que são valiosas em todas as áreas da vida.
Ao aprender a programar, você estará adquirindo uma habilidade com demanda crescente no mercado de trabalho. De acordo com o Bureau of Labor Statistics dos EUA, espera-se que o emprego de desenvolvedores de software cresça 21% de 2018 a 2028, muito mais rápido do que a média para todas as ocupações.
Para ajudá-lo a se aprofundar na programação, sugerimos alguns materiais extras para estudo:
- Livro: "Coding For Dummies" por Nikhil Abraham (Este é um excelente livro para quem está começando a aprender a codificar)
- Site: Codecademy (Este site oferece muitos cursos gratuitos que vão desde introdução à programação até cursos de linguagens de programação mais avançadas)
- Vídeo: [Learn Python - Full Course for Beginners] no canal freeCodeCamp.org no YouTube (Este é um ótimo curso para quem está começando a aprender Python, uma das linguagens de programação mais populares)
Estamos entusiasmados em embarcar nesta jornada de codificação com você. Esperamos que este projeto desperte seu interesse e lhe proporcione uma base sólida em programação.
Atividade Prática
Criando um Quiz de Conhecimentos Gerais Interativo
Objetivo do projeto
O objetivo deste projeto é permitir aos alunos consolidar e aplicar o conhecimento adquirido durante a fase inicial de aprendizagem da programação, ao mesmo tempo proporcionando a eles uma sensação tangível de realização. Ao longo do projeto, os alunos terão a oportunidade de explorar os conceitos abordados na disciplina, como sintaxe e semântica da linguagem de programação, uso de variáveis e tipos de dados, uso de operadores lógicos e matemáticos, e controle de fluxo. Além deste, os alunos também irão praticar a elaboração de relatórios técnicos, contribuindo para a aquisição de habilidades de comunicação escrita.
Materiais necessários
- Computador com acesso à internet.
- Uma conta no Repl.it (uma plataforma online de codificação gratuita) ou qualquer IDE de sua preferência.
- Notas da aula e materiais de referência para revisar os conceitos.
Descrição detalhada do projeto
Os alunos devem trabalhar em grupos de 3 a 5 para criar um Quiz Interativo de Conhecimentos Gerais usando a linguagem Python. O quiz deve permitir aos usuários responder perguntas e receber feedback imediato sobre se a resposta estava correta ou não. O software deverá ser capaz de pontuar o usuário com base em suas respostas e exibir a pontuação final no final do quiz.
Cada grupo deve escolher um conjunto de perguntas (10-15 perguntas recomendadas) para o quiz. As perguntas podem ser de qualquer tema, mas os alunos são encorajados a serem criativos e selecionarem tópicos que sejam de interesse para os usuários finais.
Passo a passo para a realização da atividade
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Planejamento: Discuta como o software de quiz deve funcionar e esboce um plano de como você implementará as várias partes. Divida as responsabilidades entre os integrantes do grupo.
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Escolha das perguntas: Como um grupo, decida sobre as perguntas que você incluirá em seu quiz. Lembre-se de incluir a pergunta, as opções de resposta múltipla e a resposta correta.
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Codificação: Implemente o quiz em Python. Lembre-se de usar variáveis para armazenar as perguntas, respostas e pontuações dos usuários. Use operadores lógicos e matemáticos para determinar se as respostas dos usuários estão corretas e para calcular sua pontuação final. Controle o fluxo de seu programa usando estruturas condicionais e de repetição.
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Teste: Uma vez que o código esteja completo, teste-o para garantir que está funcionando como deveria. Verifique se há erros e, caso encontre algum, use suas habilidades de resolução de problemas para resolvê-los.
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Documentação: Escreva um relatório detalhado sobre o seu projeto. Este relatório deve seguir o formato fornecido com seções de Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
Entrega do projeto
Os alunos deverão entregar o código Python do seu quiz juntamente com um relatório de projeto detalhado. O relatório deve ser estruturado da seguinte maneira:
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Introdução: Nesta seção, os alunos devem contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
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Desenvolvimento: Nesta seção, os alunos devem explicitar a teoria por trás dos temas centrais do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e, por fim, apresentar e discutir os resultados obtidos. Os alunos podem incluir trechos de código neste seção para ilustrar como implementaram diferentes aspectos do projeto.
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Conclusão: Os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
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Bibliografia: Os alunos devem indicar as fontes que usaram para o trabalho no projeto, como livros, páginas da web, vídeos, etc.
Os alunos devem se assegurar de que o código do seu quiz está bem comentado, intuitivo e fácil de entender. Os comentários no código serão uma parte importante da avaliação do projeto.