Contextualização
Revisão e Edição no Word são habilidades essenciais no mundo moderno, onde a capacidade de criar e formatar documentos escritos de maneira eficaz é frequentemente exigida no ambiente de trabalho. No mundo acadêmico, o domínio dessas habilidades é inestimável, permitindo a realização de trabalhos escritos de maneira profissional. Além disso, o Word, um dos softwares de processamento de texto mais amplamente utilizados, possui diversas funcionalidades úteis e eficientes que muitas vezes passam despercebidas.
Imagine criar um relatório grande com várias seções, ou mesmo um livro, sem precisar se preocupar com a coerência na formatação de cabeçalhos, rodapés, numeração de páginas, entre outros. Ou então, ter a capacidade de colaborar e contribuir com outros membros de uma equipe num único documento, com um sistema claro de rastreamento de alterações e comentários que facilita a vida de todos.
Essas são apenas algumas das inúmeras possibilidades que podem ser alcançadas ao dominar plenamente as funcionalidades do Word. A integração dessas habilidades em nossas vidas cotidianas pode melhorar drasticamente a percepção geral de nossos documentos, aumentar nossa eficiência e elevar nosso profissionalismo.
Introdução
Controle de Revisão, Uso do corretor ortográfico e gramatical, Comentários, Comparação de Documentos e Rastreamento de Alterações são apenas algumas das poderosas ferramentas que o Word oferece para melhorar a qualidade e a eficácia da escrita.
Aprender a revisar e editar documentos no Word é uma habilidade valiosa e essencial para todos os estudantes, pois essas ferramentas estendem-se muito além da simples detecção de erros de ortografia e gramática. Eles permitem uma colaboração mais eficaz, o gerenciamento de versões do documento e muito mais.
A percepção do valor dessas habilidades em combinação a pratica constante, tornará os alunos mais proficientes não apenas na escrita, mas também na compreensão e análise de textos mais complexos.
Leituras Complementares e Assistidas
Os alunos são encorajados a explorar mais sobre Revisão e Edição no Word antes de começar o projeto. Aqui estão algumas leituras sugeridas e vídeos didáticos para ajudar você a se familiarizar com os conceitos que iremos trabalhar ao longo do projeto:
- [Using Word 2016: Review and Edit Documents]
- [How to Proofread and Edit Documents in MS Word]
- [Word 2019 - Beginner to Advanced]
- [MS Word 2016 - Proofreading Documents]
Atividade Prática
"Documento Mágico: A Jornada por Revisão e Edição com o Microsoft Word"
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é permitir que os alunos exercitem suas habilidades práticas de revisão e edição de documentos no Word, explorando a maioria de suas funcionalidades, enquanto trabalham juntos para criar, revisar, editar e melhorar um "Documento Mágico".
Materiais Necessários
- Computador com Microsoft Word instalado.
- Conexão com a internet.
- Material de referência sobre Revisão e Edição no Word.
- Espírito criativo e colaborativo!
Descrição Detalhada do Projeto
Neste projeto, os grupos de 3 a 5 alunos irão criar e aprimorar um "Documento Mágico". Esse Documento Mágico será um guia informativo e ilustrado contendo uma história fictícia sobre um personagem que empreendeu uma jornada para aprender as maravilhas da revisão e edição no Microsoft Word.
Este projeto pressupõe que os alunos já tenham conhecimento básico sobre como usar o Word. No entanto, eles serão incentivados a ir além e explorar as diversas funcionalidades do Word que serão úteis para o projeto, como controle de revisão, uso do corretor ortográfico e gramatical, comentários, comparação de documentos, rastreamento de alterações, proteção de documentos, compreensão de estilos, formatação, trabalho com imagens e gráficos e controle de versões.
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
Fase 1: Planejamento (2 horas)
- Formem grupos de 3 a 5 alunos.
- Debatam e decidam o enredo da história fictícia. O personagem principal do enredo deve embarcar em uma jornada para aprender sobre a revisão e edição no Word. Cada característica ou funcionalidade do Word que a personagem aprende em sua jornada deve ser claramente identificada e explicada.
- Façam um esboço do documento e dividam o trabalho entre os membros do grupo.
Fase 2: Criação e Formatação (4 horas)
- Comecem a escrever o texto do Documento Mágico no Word.
- Usem todas as funcionalidades do Word aprendidas até agora para formatar o documento de forma atraente e fácil de seguir.
- Inserção de Imagens e Gráficos relevantes para tornar a história mais interessante e visualmente atrativa.
Fase 3: Colaboração (2 horas)
- Insiram comentários em todo o documento para contribuir com ideias ou sugerir melhorias para o trabalho dos colegas
- Utilizem o rastreamento de alterações para revisar o trabalho uns dos outros.
Fase 4: Revisão (3 horas)
- Ao passar por várias rondas de revisão, usem o controle de versões para evitar a confusão entre as diferentes versões do documento.
- Façam uma comparação de documentos para garantir que nenhuma alteração seja perdida ou esquecida.
Fase 5: Proteção do Documento (1 hora)
- Durante a etapa final, adicionem proteção ao documento para prevenir alterações futuras inesperadas
- Verifiquem se todas as funcionalidades foram abordadas no documento.
Ao final do projeto, os alunos devem ter um Documento Mágico que não só conta uma história interessante, mas também serve como um guia útil e prático para a revisão e edição no Word.
Produto Final e Sua Conexão com a Prática
No final deste projeto, os alunos devem:
- Submeter o Documento Mágico. O trabalho deve ser criativo e informativo, além de exibir claramente o uso de todas as funcionalidades do Word que foram abordadas durante o projeto.
- Redigir um relatório sobre o processo de criação do Documento Mágico. Este relatório deve conter:
- Introdução: uma contextualização da importância da revisão e edição no Word e o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: uma descrição da teoria sobre as funcionalidades do Word, a metodologia utilizada, o processo de criação do Documento Mágico e os resultados alcançados.
- Conclusão: um resumo dos pontos principais do relatório, o que aprenderam e como isso os ajudará no futuro.
- Bibliografia: as referências utilizadas ao longo do projeto.
A execução desta atividade deverá levar de 10 a 12 horas no total, distribuídas durante 1 mês.