Contextualização
A língua portuguesa é rica e complexa, sendo seus diferentes recursos empregados para facilitar a expressão e a comunicação. Um desses recursos é o dígrafo, uma combinação de duas letras que resulta em um único som. Os dígrafos estão presentes em inúmeras palavras do nosso cotidiano, mas muitas vezes não nos damos conta disso.
Os dígrafos podem ser consonantais ou vocálicos. Os dígrafos consonantais são formados pela combinação de duas consoantes e os vocálicos são formados pela combinação de uma consoante com uma vogal. Além disso, os dígrafos podem se classificar em obrigatórios, facultativos ou impróprios, dependendo do contexto em que são usados.
Introdução
Compreender o uso dos dígrafos é fundamental para a adequada escrita e leitura em português. Eles estão presentes em palavras tão comuns como "chave", "queijo", "guerra", entre outras, sendo indispensáveis para a formação correta dessas palavras.
Ademais, para além da escrita e leitura, o estudo dos dígrafos tem impacto em outras áreas do conhecimento. Na fonética, por exemplo, auxilia na compreensão da estrutura dos sons da fala.
Ainda, a compreensão dos dígrafos é um primeiro passo para a apreciação de questões mais amplas da linguagem, como a evolução e a variedade das línguas, pois permite entender como diferentes combinações de letras podem resultar em diferentes sons.
Atividade Prática
Título da Atividade: Caça aos Dígrafos
Objetivo do Projeto
O objetivo principal desta atividade é permitir que os alunos identifiquem e classifiquem diferentes tipos de dígrafos presentes nas palavras do seu cotidiano. Os alunos também trabalharão a comunicação em equipe, a organização e a gestão do tempo para a realização do projeto.
Descrição do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes e terão a tarefa de realizar uma espécie de "caça ao tesouro", mas no caso, o tesouro serão os dígrafos. Eles terão que buscar palavras que contenham dígrafos em diferentes fontes, podendo ser livros, revistas, sites confiáveis, rótulos de alimentos, entre outras, e classificá-las quanto ao tipo de dígrafo presente.
Para cada palavra encontrada, os alunos deverão indicar qual é o dígrafo, classificá-lo como consonantal ou vocálico e também como obrigatório, facultativo ou impróprio, anotando a justificativa para tal classificação.
Materiais Necessários
- Caderno ou folhas para anotações
- Canetas ou lápis
- Acesso a livros, revistas, internet, rótulos de produtos ou qualquer outra fonte de texto.
Passo a Passo da Atividade
- Dividam-se em grupos de 3 a 5 integrantes.
- Iniciem a busca por palavras que contenham dígrafos em diferentes fontes textuais.
- Anotem cada palavra encontrada, acompanhada do dígrafo presente nela.
- Classifiquem o dígrafo de cada palavra como consonantal ou vocálico, justificando a escolha.
- Classifiquem também o dígrafo como obrigatório, facultativo ou impróprio, mais uma vez justificando a escolha.
- Organizem todas as anotações e justificativas de forma clara e ordenada, de acordo com as orientações para a escrita do relatório.
O projeto deve ter a duração de uma semana, com cada aluno dedicando de 2 a 4 horas de trabalho.
Entregas do Projeto
Os alunos deverão entregar um relatório final contendo os seguintes tópicos:
- Introdução: Contextualizando o tema "Dígrafos", apresentando sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Detalhando as atividades realizadas, apresentando a teoria por trás dos dígrafos, a metodologia utilizada e os resultados obtidos. Devem listar as palavras encontradas, o dígrafo presente em cada uma delas e a classificação feita, justificando as escolhas.
- Conclusão: Retomando os pontos principais do trabalho, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões tiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: Indicando as fontes de texto utilizadas para a busca das palavras e para a pesquisa sobre dígrafos, como livros, páginas da web, vídeos, etc.
Cada entrega será avaliada levando em consideração tanto o conhecimento dos alunos sobre o tema central, quanto sua colaboração e trabalho em equipe. Portanto, deve-se notar a presença de um diálogo coerente e a efetiva colaboração entre os membros do grupo durante a realização do projeto.