Contextualização
Gêneros textuais são por muitas vezes considerados como “tipos” ou “espécies” de textos e estão intimamente ligados ao contexto em que são produzidos. São ferramentas indispensáveis na comunicação e expressão do pensamento humano através da linguagem escrita. Por ser um tema de substancial importância, este projeto visa explorar e entender a complexidade e diversidade dos gêneros textuais.
Os gêneros textuais são fenômenos linguísticos concretos que se encontram inseridos em nossa vida diária, permitindo que realizemos ações sociais (conversar, informar, convencer, argumentar, negociar...). Eles são social e historicamente definidos, caracterizando a vida cultural e social de uma comunidade.
Na disciplina de Língua Portuguesa, reconhecer e produzir diferentes gêneros textuais é um aspecto essencial para a competência comunicativa. Além disso, em um mundo cada vez mais interconectado e globalizado, habilidades como a interpretação e a produção de textos de gêneros variados são de grande valia, tanto para a vida acadêmica quanto profissional.
Para aprofundar seus estudos e compreensão acerca dos gêneros textuais, sugerimos as seguintes referências:
- Livro: “Gêneros textuais & ensino”, de Marcuschi (2002).
- Site da Nova Escola: uma série de artigos sobre gêneros textuais.
- Plataforma Khan Academy: disponibiliza uma seção dedicada a estratégias de leitura e escrita.
Atividade Prática: "Explorando o Mundo dos Gêneros Textuais"
Objetivo do Projeto
O objetivo desse projeto é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os diferentes gêneros textuais através do estudo e da produção de textos. Além disso, busca-se promover a colaboração entre os alunos através do trabalho em equipe e estimular suas habilidades de organização, pesquisa, análise, escrita e apresentação.
Descrição do Projeto
Este projeto será realizado por grupos de 3 a 5 alunos, com uma duração estimada de 15 horas de trabalho por aluno. O trabalho envolverá duas disciplinas: Língua Portuguesa e História, para que os alunos possam contextualizar os gêneros textuais na evolução histórica da humanidade.
Materiais Necessários
- Acesso à internet para pesquisa
- Livros e artigos sobre gêneros textuais
- Material para escrita e apresentação (papel, cartolinas, canetas, computadores, software de apresentação)
- Aparelho de som para apresentação de gêneros textuais sonoros.
Passo a Passo do Projeto
-
Selecionando o Gênero Textual: Cada grupo deverá escolher, de uma lista previamente preparada pelo professor, um gênero textual específico para estudar.
-
Pesquisando sobre o Gênero Textual: Os alunos deverão realizar uma pesquisa profunda sobre o gênero textual escolhido. A pesquisa deverá abordar aspectos como a definição, características, estrutura, público-alvo, exemplos famosos e a evolução do gênero ao longo da história.
-
Produzindo Textos: Cada membro do grupo deverá produzir um texto no gênero escolhido. Os textos deverão ser compartilhados e discutidos dentro do grupo para aprimorar a escrita e a compreensão do gênero.
-
Apresentação: O grupo deverá preparar uma apresentação para a turma sobre o gênero textual pesquisado. A apresentação deverá incluir os resultados da pesquisa e os textos produzidos. Deverá, ainda, estimular a interação com a turma, através de atividades como quiz, debates ou leitura coletiva.
-
Relatório Final: Por fim, o grupo deverá produzir um relatório sobre o trabalho realizado. O relatório deverá conter informações sobre a pesquisa (teoria), a produção de textos (prática) e a apresentação (prática), além de reflexões sobre o aprendizado do grupo.
Entregas do Projeto
A entrega final do projeto se dividirá em duas partes: a apresentação oral para a classe e a entrega do relatório escrito.
A apresentação deverá ser clara, interativa e informativa, fornecendo um panorama completo sobre o gênero textual pesquisado e os textos produzidos.
O relatório deverá seguir a estrutura padrão (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão) e ser subdividido em quatro seções principais:
- Introdução: O aluno deve contextualizar o gênero textual pesquisado, sua relevância e aplicação no mundo real e o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Nessa seção, o aluno deve explicitar a teoria por trás do gênero textual, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir os textos produzidos.
- Conclusão: Na conclusão, o grupo deve retomar os pontos chave do trabalho, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões sobre o projeto.
- Bibliografia: O grupo deve indicar as fontes em que se baseou para a realização do projeto.
A conclusão do projeto proporcionará aos alunos conhecimento profundo sobre o gênero textual escolhido e habilidades de pesquisa, produção textual, apresentação e trabalho em equipe.