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Projeto: Intertextualidade em Ação

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Relações Intertextuais

Contextualização

Com a explosão de informações produzidas e compartilhadas diariamente, tornou-se cada vez mais comum nos depararmos com referências a outros textos em um mesmo texto. Essas referências, sejam elas explícitas ou implícitas, são o que chamamos de relações intertextuais. Entender esse conceito e conseguir identificá-lo é essencial para a interpretação de muitos conteúdos que consumimos, seja em um livro, uma notícia, ou mesmo um filme ou série.

O estudo de relações intertextuais é uma parte essencial na disciplina de Português, pois permite aos alunos desenvolverem uma compreensão mais aprofundada de como diferentes textos podem dialogar entre si, enriquecendo a interpretação e a compreensão de textos e discursos. A intertextualidade é um recurso amplamente utilizado na literatura, no cinema, na publicidade e no jornalismo, entre outras áreas.

Ao aprender a identificar e analisar essas relações, será possível compreender melhor não só a mensagem principal de uma obra, mas também perceber as diversas camadas de significado que podem estar presentes através da referência a outros textos. Além disso, ao estudar intertextualidade, podemos desenvolver uma visão mais crítica sobre os textos e discursos que consumimos diariamente.

Introdução

Para o nosso projeto, será essencial compreender que a intertextualidade configura-se como uma relação de co-presença entre dois ou mais textos. Isso significa que um texto (texto receptor) apresenta partes de outros textos (texto doador), formando uma rede de referências e citações. Esta relação pode se dar de diferentes formas e por diferentes razões, sendo as mais comuns a paródia, a paráfrase, o pastiche e a citação.

Ao identificar as referências intertextuais, é possível ter uma compreensão mais aprofundada sobre o que o autor do texto receptor quer comunicar. Muitas vezes, a referência a outro texto serve para reforçar uma ideia, fazer uma crítica, fazer humor, dentre muitas outras possibilidades. Portanto, ao longo deste projeto, vocês serão instigados a investigar e analisar exemplos de intertextualidades em diferentes formatos textuais.

Aqui estão alguns recursos confiáveis para ajudá-los a se aprofundar no tema:

  1. Intertextualidade - Prof. Noslen
  2. Texto e Intertexto - Alfa: Revista de Linguística
  3. Intertextualidade e Paródia - Carlos Alberto Faraco

E lembrem-se, a intertextualidade não é um bicho de sete cabeças! Com um pouco de atenção e prática, se tornará cada vez mais fácil identificá-la e compreendê-la.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Intertextualidade em Ação"

Objetivo do Projeto:

Este projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos a vivência e o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao estudo e aplicação do conceito de intertextualidade.

Os alunos trabalharão em grupos de 3 a 5 pessoas para identificar e analisar exemplos de intertextualidade em diferentes meios, como literatura, cinema, música e mídias sociais, e posteriormente criarão seus próprios textos intertextuais.

Descrição Detalhada do Projeto:

O projeto "Intertextualidade em Ação" está dividido em três fases:

Na primeira fase, "Identificando a Intertextualidade", os alunos deverão buscar exemplos de intertextualidade em diferentes meios de sua escolha. Os exemplos devem ser documentados com detalhes sobre sua origem, o contexto no qual aparecem e qual(is) texto(s) eles remetem.

Na segunda fase, "Analisando a Intertextualidade", os alunos irão analisar os exemplos encontrados. Eles devem discutir e documentar as seguintes questões: Qual é o efeito da intertextualidade no texto? Que significado adicional ela traz? Como isso afeta a interpretação do texto como um todo?

Na fase final, "Criando Intertextualidade", os alunos irão utilizar o que aprenderam para criar seus próprios textos intertextuais. Eles devem se esforçar para criar textos que façam referências a outras obras de maneira criativa e significativa.

Materiais Necessários:

  1. Acesso à internet para pesquisa e documentação
  2. Livros, filmes, músicas e mídias sociais para encontrar exemplos de intertextualidade
  3. Papel e caneta ou computador com editor de texto para a redação do relatório final

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:

  1. Forme os grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Cada grupo deve escolher diferentes meios de comunicação para encontrar exemplos de intertextualidade (literatura, cinema, música, mídias sociais etc).
  3. Após escolherem os meios, os grupos devem pesquisar e documentar ao menos 5 exemplos de intertextualidade de cada meio escolhido, indicando o texto em que a intertextualidade ocorre, a que texto ela remete e em que contexto ela ocorre.
  4. Com os exemplos em mãos, os grupos devem discutir e analisar o efeito da intertextualidade nos textos e documentar suas análises.
  5. Após a análise dos exemplos, os grupos devem se dedicar à criação de seus próprios textos intertextuais. Pode ser um único texto por grupo ou cada membro do grupo pode criar seu próprio texto.
  6. Finalmente, cada grupo deverá redigir um relatório detalhando todo o processo de trabalho, conforme as diretrizes dadas abaixo.

Entregas do Projeto e Orientações para o Relatório Final:

O resultado final do projeto será um relatório escrito e os textos intertextuais criados pelos alunos. O relatório deve seguir a seguinte estrutura:

  1. Introdução: Contextualização do tema de intertextualidade, declaração do objetivo do projeto e breves comentários sobre a importância de entender relações intertextuais.
  2. Desenvolvimento: Esta parte deve ser dividida em três subseções:
    • Identificação da Intertextualidade: Aqui, os alunos devem listar os exemplos de intertextualidade encontrados em diferentes meios, com a respectiva contextualização.
    • Análise da Intertextualidade: Nesta subseção, os alunos devem apresentar suas análises sobre o efeito e o significado das relações intertextuais nos textos analisados.
    • Criação da Intertextualidade: Aqui, os alunos devem apresentar os textos intertextuais que criaram, explicando as relações intertextuais existentes neles e justificando suas escolhas.
  3. Conclusão: Retomada dos pontos principais do trabalho, declaração dos aprendizados obtidos e das conclusões retiradas sobre o projeto.
  4. Bibliografia: Indicação das fontes utilizadas para a pesquisa e a elaboração do projeto.

Os textos intertextuais criados pelos alunos devem ser apresentados anexos ao relatório final.

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