Contextualização
Com a explosão de informações produzidas e compartilhadas diariamente, tornou-se cada vez mais comum nos depararmos com referências a outros textos em um mesmo texto. Essas referências, sejam elas explícitas ou implícitas, são o que chamamos de relações intertextuais. Entender esse conceito e conseguir identificá-lo é essencial para a interpretação de muitos conteúdos que consumimos, seja em um livro, uma notícia, ou mesmo um filme ou série.
O estudo de relações intertextuais é uma parte essencial na disciplina de Português, pois permite aos alunos desenvolverem uma compreensão mais aprofundada de como diferentes textos podem dialogar entre si, enriquecendo a interpretação e a compreensão de textos e discursos. A intertextualidade é um recurso amplamente utilizado na literatura, no cinema, na publicidade e no jornalismo, entre outras áreas.
Ao aprender a identificar e analisar essas relações, será possível compreender melhor não só a mensagem principal de uma obra, mas também perceber as diversas camadas de significado que podem estar presentes através da referência a outros textos. Além disso, ao estudar intertextualidade, podemos desenvolver uma visão mais crítica sobre os textos e discursos que consumimos diariamente.
Introdução
Para o nosso projeto, será essencial compreender que a intertextualidade configura-se como uma relação de co-presença entre dois ou mais textos. Isso significa que um texto (texto receptor) apresenta partes de outros textos (texto doador), formando uma rede de referências e citações. Esta relação pode se dar de diferentes formas e por diferentes razões, sendo as mais comuns a paródia, a paráfrase, o pastiche e a citação.
Ao identificar as referências intertextuais, é possível ter uma compreensão mais aprofundada sobre o que o autor do texto receptor quer comunicar. Muitas vezes, a referência a outro texto serve para reforçar uma ideia, fazer uma crítica, fazer humor, dentre muitas outras possibilidades. Portanto, ao longo deste projeto, vocês serão instigados a investigar e analisar exemplos de intertextualidades em diferentes formatos textuais.
Aqui estão alguns recursos confiáveis para ajudá-los a se aprofundar no tema:
- Intertextualidade - Prof. Noslen
- Texto e Intertexto - Alfa: Revista de Linguística
- Intertextualidade e Paródia - Carlos Alberto Faraco
E lembrem-se, a intertextualidade não é um bicho de sete cabeças! Com um pouco de atenção e prática, se tornará cada vez mais fácil identificá-la e compreendê-la.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Intertextualidade em Ação"
Objetivo do Projeto:
Este projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos a vivência e o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao estudo e aplicação do conceito de intertextualidade.
Os alunos trabalharão em grupos de 3 a 5 pessoas para identificar e analisar exemplos de intertextualidade em diferentes meios, como literatura, cinema, música e mídias sociais, e posteriormente criarão seus próprios textos intertextuais.
Descrição Detalhada do Projeto:
O projeto "Intertextualidade em Ação" está dividido em três fases:
Na primeira fase, "Identificando a Intertextualidade", os alunos deverão buscar exemplos de intertextualidade em diferentes meios de sua escolha. Os exemplos devem ser documentados com detalhes sobre sua origem, o contexto no qual aparecem e qual(is) texto(s) eles remetem.
Na segunda fase, "Analisando a Intertextualidade", os alunos irão analisar os exemplos encontrados. Eles devem discutir e documentar as seguintes questões: Qual é o efeito da intertextualidade no texto? Que significado adicional ela traz? Como isso afeta a interpretação do texto como um todo?
Na fase final, "Criando Intertextualidade", os alunos irão utilizar o que aprenderam para criar seus próprios textos intertextuais. Eles devem se esforçar para criar textos que façam referências a outras obras de maneira criativa e significativa.
Materiais Necessários:
- Acesso à internet para pesquisa e documentação
- Livros, filmes, músicas e mídias sociais para encontrar exemplos de intertextualidade
- Papel e caneta ou computador com editor de texto para a redação do relatório final
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:
- Forme os grupos de 3 a 5 alunos.
- Cada grupo deve escolher diferentes meios de comunicação para encontrar exemplos de intertextualidade (literatura, cinema, música, mídias sociais etc).
- Após escolherem os meios, os grupos devem pesquisar e documentar ao menos 5 exemplos de intertextualidade de cada meio escolhido, indicando o texto em que a intertextualidade ocorre, a que texto ela remete e em que contexto ela ocorre.
- Com os exemplos em mãos, os grupos devem discutir e analisar o efeito da intertextualidade nos textos e documentar suas análises.
- Após a análise dos exemplos, os grupos devem se dedicar à criação de seus próprios textos intertextuais. Pode ser um único texto por grupo ou cada membro do grupo pode criar seu próprio texto.
- Finalmente, cada grupo deverá redigir um relatório detalhando todo o processo de trabalho, conforme as diretrizes dadas abaixo.
Entregas do Projeto e Orientações para o Relatório Final:
O resultado final do projeto será um relatório escrito e os textos intertextuais criados pelos alunos. O relatório deve seguir a seguinte estrutura:
- Introdução: Contextualização do tema de intertextualidade, declaração do objetivo do projeto e breves comentários sobre a importância de entender relações intertextuais.
- Desenvolvimento: Esta parte deve ser dividida em três subseções:
- Identificação da Intertextualidade: Aqui, os alunos devem listar os exemplos de intertextualidade encontrados em diferentes meios, com a respectiva contextualização.
- Análise da Intertextualidade: Nesta subseção, os alunos devem apresentar suas análises sobre o efeito e o significado das relações intertextuais nos textos analisados.
- Criação da Intertextualidade: Aqui, os alunos devem apresentar os textos intertextuais que criaram, explicando as relações intertextuais existentes neles e justificando suas escolhas.
- Conclusão: Retomada dos pontos principais do trabalho, declaração dos aprendizados obtidos e das conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: Indicação das fontes utilizadas para a pesquisa e a elaboração do projeto.
Os textos intertextuais criados pelos alunos devem ser apresentados anexos ao relatório final.