Contextualização
O conceito de "intertextualidade" foi concebido por Júlia Kristeva em 1966, em sua teoria de que a produção de qualquer texto é influenciada por textos já existentes, seja consciente ou inconscientemente pelo autor. A intertextualidade referencial é uma das seis categorias de intertextualidade criadas pelo linguista Gerard Genette e ocorre quando, em um determinado texto (texto receptor), temos uma referência explícita a um outro texto (texto fonte). Esta referência pode ser uma citação, paráfrase, alusão ou qualquer outro tipo de referência direta ao conteúdo de um texto existente. Na prática, isso significa que, no momento da produção do texto por parte do autor, ocorre uma retomada de uma parte ou um todo de um texto já existente.
No mundo da literatura, especificamente, a intertextualidade é frequentemente utilizada como uma maneira de construir sobre trabalhos existentes, homenagear ou parodiar obras anteriores ou simplesmente para acrescentar camadas de significado a um texto. Através da intertextualidade, os autores podem fortalecer seus argumentos ou enriquecer suas histórias, aproveitando o conhecimento do leitor ou suas experiências anteriores com textos relacionados. A intertextualidade também pode ser utilizada para criar uma conexão entre diferentes textos, seja no sentido de reforçar uma ideia, contradizê-la ou simplesmente para proporcionar um ponto de vista diferente.
A utilização da intertextualidade não se limita apenas a textos literários. Ela pode ser encontrada em várias formas de mídia, como filmes, músicas, pinturas e até mesmo memes. Sua importância reside na capacidade de evocar sentimentos, criar novas perspectivas e expandir a compreensão do conteúdo apresentado. Além disso, a identificação de intertextualidade referencial nos textos que lemos é uma habilidade importante para nossa compreensão e interpretação das mensagens transmitidas.
Para o aprofundamento do tema, sugere-se a leitura dos seguintes recursos:
- FARACO, Carlos Emílio. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
- KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Tradução de Ana Goldberger. São Paulo: Perspectiva, 1974.
- GENETTE, Gerard. Palimpsestes. Paris: Seuil, 1982.
- Biblioteca Virtual Castro Alves
Atividade Prática
Título da Atividade: "Intertextualidade Referencial no Cinema - Uma análise de filmes contemporâneos"
Objetivo do Projeto
A tarefa tem como objetivo principal possibilitar aos alunos a oportunidade de explorar o conceito de intertextualidade referencial em um contexto não tradicional: o do cinema contemporâneo. Além disso, eles deverão desenvolver habilidades de trabalho em equipe, análise crítica, pesquisa e escrita.
Descrição Detalhada do Projeto
Em grupos de 3 a 5 alunos, vocês escolherão um filme contemporâneo que faça uso da intertextualidade referencial. Uma vez que o filme tenha sido escolhido, o grupo deve analisar as formas pelas quais o filme faz referências a outras obras, eventos, personagens, etc. A escolha do filme é livre, porém recomenda-se que seja um que todos no grupo tenham acesso e se sintam confortáveis para discutir.
Materiais Necessários
- Computador ou dispositivo com acesso à internet.
- Meio de assistir ao filme escolhido (DVD, streaming, etc.)
- Papel e caneta para anotações.
Passo a Passo Detalhado para Realização da Atividade
- Forme um grupo de 3 a 5 alunos.
- Escolham juntos um filme que gostem e que tenha exemplos claros de intertextualidade referencial.
- Assista ao filme juntos (se possível) e discutam sobre ele.
- Faça uma lista de todas as referências que o grupo pode identificar e faça um levantamento sobre as obras, eventos, personagens, etc., a que se referem.
- Discussão em grupo para estabelecer quais dessas referências são mais relevantes ou interessantes para a análise.
- Pesquise sobre a intenção dos cineastas ao usar essas referências e como elas contribuem para o filme como um todo.
- Escreva um relatório em grupo detalhando suas descobertas.
Entregas do Projeto
Para a conclusão do projeto, seu grupo deve entregar um relatório escrito, estruturado da seguinte forma:
Introdução: Nesse tópico, você deve contextualizar o filme escolhido, introduzir brevemente a temática da intertextualidade referencial e justificar a escolha do filme.
Desenvolvimento: Aqui, você deve abordar o conceito de intertextualidade referencial de maneira mais aprofundada e discutir as referências encontradas no filme. Descreva em detalhes as referências identificadas, explique as obras, eventos, etc., a que se referem e discuta o papel delas no filme. Inclua também a metodologia de pesquisa utilizada pelo grupo e as conclusões a que chegaram.
Conclusões: Retome os principais pontos discutidos no desenvolvimento, conecte suas observações com a teoria estudada e destaque os aprendizados obtidos durante a realização do projeto.
Bibliografia: Liste todas as fontes de pesquisa que foram utilizadas pelo grupo, seja para a análise do filme ou para embasar os conceitos teóricos discutidos.
O relatório deve ser digitado, com um limite de 5 páginas e deve utilizar a norma da ABNT para citação e referências. Cada membro do grupo deve contribuir na escrita do relatório. O professor irá avaliar não somente o conteúdo do relatório, mas também a organização e coesão do texto, clareza das argumentações e correção da escrita.