Entrar

Projeto: Jornada pelas Origens da Literatura Brasileira

Português

Original Teachy

Literatura: Origens da Literatura Brasileira

Contextualização

A Literatura Brasileira, rica e prolífica, tem suas origens datadas do período colonial, em especial com a chegada dos jesuítas em 1549. A primeira manifestação literária ocorreu através da Carta de Pero Vaz de Caminha, que narrou a descoberta do Brasil aos portugueses. Deste ponto em diante, vários movimentos literários e sociais contribuíram para dar forma à literatura que conhecemos hoje.

O período inicial da Literatura Brasileira, que vai do século XVI ao século XVIII, é repleto de narrativas de viagem, poemas épicos e textos devocionais. O principal tema nesse período foi o "encontro" entre diferentes civilizações e o processo de formação da identidade e da cultura brasileira.

O estudo das origens da literatura brasileira é vital para entender nosso patrimônio cultural e literário. Perceberemos que a literatura é um dos principais canais que temos para compreender e interpretar a história de nosso país, além de ser uma ferramenta poderosa para a compreensão da construção de nossa identidade cultural.

A literatura brasileira tem um papel fundamental na formação da identidade nacional. Por meio da leitura de seus textos, podemos visualizar a evolução da sociedade brasileira, suas lutas, desafios e triunfos. A literatura é uma espécie de espelho da sociedade, refletindo os valores, as crenças e as aspirações de um povo.

Essa contextualização nos ajuda a entender a importância do estudo da Literatura Brasileira desde suas origens, a relevância desse conhecimento para a formação de um indivíduo consciente de suas raízes culturais e o papel que essa literatura desempenha na formação da identidade nacional.

Para aprofundar o estudo sobre o tema, recomendamos a leitura do livro "A Literatura Brasileira: Origem e Unidade 1500-1960" de Alfredo Bosi, um dos maiores críticos literários do Brasil, e a consulta à enciclopédia online "Braziliana da Biblioteca Nacional", que conta com um vasto material sobre a literatura e a história do Brasil, além do site da Academia Brasileira de Letras, onde é possível encontrar diversas informações sobre autores e obras.

Atividade Prática: “Jornada pelas Origens da Literatura Brasileira”

Objetivo do Projeto:

O objetivo do projeto é proporcionar aos alunos uma viagem lúdica e educativa pela formação da literatura brasileira, desde o Quinhentismo até o início do Neoclassicismo. Nesse processo, os alunos irão adquirir um conhecimento aprofundado sobre os principais autores, obras e movimentos literários que marcaram esses séculos, bem como desenvolver habilidades de pesquisa, colaboração, comunicação escrita e verbal.

Descrição detalhada do Projeto:

Este projeto engloba pesquisa, produção de conteúdo e apresentação. Cada grupo de 3 a 5 alunos será responsável por produzir um "Episódio" em vídeo, podcast ou blog sobre um movimento literário ou autor específico, traçando paralelos e conexões com o contexto histórico e cultural, os valores e as aspirações da época.

O projeto será baseado em uma plataforma digital que será escolhida pelos próprios alunos (YouTube, SoundCloud, blog etc.). Além do episódio, os alunos deverão escrever um relatório que explique as etapas do trabalho, as descobertas, as dificuldades e os aprendizados obtidos.

Materiais necessários:

  • Livros, materiais online, enciclopédias, revistas e outras fontes confiáveis para pesquisa.
  • Equipamentos de gravação (se optarem por vídeo ou podcast) ou um computador com acesso à internet (se optarem por blog).
  • Software de edição de vídeo, áudio ou texto, dependendo do formato escolhido.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Formação dos grupos e escolha do movimento literário ou autor a ser estudado.
  2. Pesquisa bibliográfica e online sobre o tema escolhido.
  3. Planejamento do episódio: roteirização, escolha do formato (vídeo, podcast ou blog) e distribuição das tarefas.
  4. Produção do episódio: gravação, edição e publicação.
  5. Redação do relatório seguindo as orientações apresentadas abaixo.
  6. Apresentação do episódio para a classe e discussão.

Entrega do projeto e redação do documento escrito:

Ao final do projeto, cada grupo deve entregar two outputs principais. O primeiro é o "Episódio" em si, publicado em um meio digital. O segundo é um relatório escrito, que deve conter:

  1. Introdução: Nessa seção, o grupo deve contextualizar o tema escolhido, explicar sua relevância no âmbito da literatura brasileira e o porquê da escolha.

  2. Desenvolvimento: Nesta parte, o grupo deve detalhar todas as etapas do processo, desde a pesquisa até a produção do episódio. Deve-se explicar as dificuldades encontradas, as soluções adotadas e as descobertas mais relevantes.

  3. Conclusão: Neste ponto, o grupo deve recapitular os pontos principais do projeto, quais foram as aprendizagens adquiridas e como essas experiências podem contribuir para o estudo da literatura brasileira e para sua formação como aluno.

  4. Bibliografia: Por fim, os estudantes devem listar todas as fontes que consultaram durante a pesquisa e produção do episódio.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies