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Projeto: Aplicando as Leis Ponderais - Uma Abordagem Multidisciplinar

Química

Original Teachy

'EM13CNT101'

Leis ponderais: Proust

Contextualização

O estudo das Leis Ponderais, em especial a Lei de Proust, é um conceito fundamental na química. A química lida com a composição, estrutura, propriedades e reações da matéria, e entender essas leis é a base para a compreensão de como os átomos interagem e formam compostos. A Lei de Proust, também conhecida como Lei das Proporções Definidas, afirma que, em um composto químico, os elementos estão sempre presentes em proporções fixas por massa.

Em um exemplo simples, independente da quantidade de água (H2O) que temos, a proporção em massa dos elementos sempre será a mesma: 2 partes de hidrogênio (H) para 16 partes de oxigênio (O). Isso significa que, se tivermos 18 gramas de água, teremos 2 gramas de hidrogênio e 16 gramas de oxigênio. Isso é um princípio básico, mas extremamente importante, na química.

A relevância da Lei de Proust se estende muito além da sala de aula. Desde a indústria de alimentos, com a produção de alimentos processados que devem obedecer a proporções específicas de ingredientes para garantir o sabor consistente, até a indústria farmacêutica, na qual a proporção dos componentes de um medicamento é vital para sua eficácia e segurança. A Lei de Proust está presente em nosso cotidiano, ainda que nem sempre nos demos conta disso.

A segunda lei a ser abordada será a Lei das Proporções Múltiplas. Essa lei, proposta por John Dalton, afirma que quando dois elementos formam mais de um composto, as massas de um elemento que se combinam com uma massa fixa do outro elemento, estão em uma relação de números inteiros pequenos. Um exemplo clássico é o caso do monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2). Na formação desses dois compostos, a relação das massas de oxigênio que se combinam com uma mesma quantidade de carbono é de 1:2, ou seja, um número inteiro.

Os alunos devem aprender a aplicar e entender essas leis tão fundamentais e relevantes para a química em geral, já que são a base para o estudo e compreensão dos fenômenos e reações químicas.

Recursos de consulta:

  1. Leis Ponderais - Brasil Escola
  2. Lei de Proust e Lei de Dalton - Mundo Educação
  3. Leis das proporções fixas e múltiplas - Khan Academy

Atividade Prática

Título: Aplicando as Leis Ponderais - Uma Abordagem Multidisciplinar

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos uma compreensão prática das Leis Ponderais, em particular a Lei de Proust e a Lei das Proporções Múltiplas. Os alunos aplicarão essas leis para resolver problemas reais de proporção em massa na fabricação de biscoitos e na análise de gases.

Descrição Detalhada do Projeto

Este é um projeto subdividido em duas grandes partes. Na primeira, os alunos vão utilizar a Lei de Proust para projetar um processo de produção de biscoitos com proporções fixas de ingredientes, demonstrando a aplicabilidade dessa lei na indústria alimentícia. A segunda parte do projeto envolverá a Lei das Proporções Múltiplas, onde os alunos modelarão a combustão do monóxido de carbono e do dióxido de carbono, ilustrando a relevância dessa lei no entendimento dos gases e da poluição atmosférica.

Esse projeto multidisciplinar envolverá principalmente as disciplinas de Química e Matemática, aplicando conceitos teóricos-chave como as Leis de Proust e de Dalton, proporção, razão, reação química e equação química balanceada.

Grupos de 3 a 5 alunos deverão trabalhar juntos neste projeto, sendo esperado um total de mais de doze horas por aluno para a conclusão de todas as partes do projeto.

Materiais Necessários

Para a primeira parte do projeto, os alunos precisarão de:

  1. Ingredientes para a receita de biscoitos
  2. Balança de cozinha
  3. Utensílios de cozinha
  4. Forno

Para a segunda parte do projeto, os alunos precisarão de:

  1. Acesso à internet para pesquisa
  2. Papel, lápis e calculadora
  3. Programa de edição de textos para criação do relatório

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

Parte 1: Aplicando a Lei de Proust na Culinária

  1. Os alunos devem pesquisar uma receita simples de biscoitos que possua pelo menos 3 ingredientes diferentes.
  2. Eles devem anotar as proporções de cada ingrediente na receita.
  3. A partir da Lei de Proust, cada grupo deve calcular as quantidades dos ingredientes necessárias para produzir quantidades variadas de biscoitos (ex.: 50, 100, 150 biscoitos) mantendo as proporções originais.
  4. O grupo deve então preparar os biscoitos de acordo com suas calculadas proporções e assá-los.
  5. Os alunos devem documentar todo o processo, anotando as quantidades utilizadas, os cálculos realizados e as observações feitas.

Parte 2: Aplicando a Lei das Proporções Múltiplas

  1. A partir da Lei das Proporções Múltiplas, os alunos deverão pesquisar e entender em detalhes a reação de combustão do monóxido de carbono (CO) e do dióxido de carbono (CO2), três compostos que têm uma relação direta com a poluição do ar.
  2. Os alunos devem calcular e comparar as proporções em massa de oxigênio que se combinam com uma massa fixa de carbono nas duas reações.
  3. Os alunos deverão documentar este processo, registrando suas observações, cálculos e conclusões.

Entregas do Projeto e Conexão com as Atividades

Ao final do projeto, os alunos devem produzir um relatório escrito contendo as seguintes seções:

  1. Introdução: Esta seção deve contextualizar as Leis Ponderais, a Lei de Proust e a Lei das Proporções Múltiplas, bem como discutir a relevância destas leis em situações cotidianas e na indústria.

  2. Desenvolvimento: Esta seção deve apresentar os detalhes e os resultados das atividades práticas realizadas. Para a Parte 1, isso incluirá a receita de biscoito escolhida, os cálculos para a proporção de ingredientes, e quaisquer observações durante o processo. Para a Parte 2, isso incluirá a descrição das reações de combustão do CO e CO2, os cálculos das proporções em massa, e a discussão dos resultados.

  3. Conclusão: Aqui, os alunos devem refletir sobre os aprendizados adquiridos durante o projeto, destacando a importância e aplicação das Leis Ponderais no mundo real.

  4. Bibliografia: Os alunos devem incluir todas as fontes de informação utilizadas durante o projeto.

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