Contextualização
Introdução Teórica
A matéria é tudo o que ocupa espaço e possui massa, e são inúmeras as suas propriedades e características. Estudar sobre suas propriedades gerais é uma chave essencial para a compreensão de muitos fenômenos que ocorrem em nosso cotidiano.
Na primeira parte desta experiência vamos aproximar-se dos fundamentos da matéria, isto é, propriedades que não dependem da quantidade de matéria presente. São elas: inércia, massa, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, divisibilidade e indestrutibilidade.
Em uma segunda etapa, iremos explorar os diferentes estados físicos da matéria (sólido, líquido e gasoso) e como eles se comportam sob diferentes condições, como variações de temperatura e pressão.
Contextualização
O estudo das propriedades gerais da matéria é fundamental para uma série de aplicações práticas e teóricas. Seja na indústria, na medicina, nos estudos climáticos, no desenvolvimento de novos materiais, na alimentação, enfim, em todos os campos da ciência, as propriedades da matéria exercem papel crucial.
Os conceitos que serão explorados neste projeto também são primordiais para a compreensão de outras áreas da Química, como as reações químicas, a termodinâmica, a química orgânica, entre outras. Portanto, uma sólida base nestes tópicos será de grande valia para os próximos passos nos estudos em Química.
Atividade Prática
Título da Atividade: As mágicas propriedades da matéria
Objetivo do Projeto
Pesquisar, explorar, experimentar e apresentar as propriedades gerais da matéria, por meio de experimentos práticos e pequenas demonstrações, bem como seu comportamento nos diferentes estados físicos.
Descrição detalhada do Projeto
Neste projeto, vocês, divididos em grupos de 3 a 5 pessoas, realizarão pesquisas, experimentos e apresentações teóricas relacionados às propriedades gerais da matéria. Ao final, vocês deverão elaborar um relatório detalhado, contendo o desenvolvimento do projeto, experiências realizadas, resultados obtidos e conclusões.
Materiais necessários
- Balões (suficientes para todos os grupos)
- Água (suficiente para encher os balões)
- Recipiente grande, no qual possa ser colocada bastante água
- Freezer
- Sal
- Isopor (ou outro material isolante térmico)
- Lâmpada incandescente com soquete
- Óculos de segurança
- Açúcar e fermento (para demonstrar a divisibilidade da matéria)
Passo a passo detalhado
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Referente à propriedade da inércia: cada grupo deve criar uma apresentação ilustrando essa propriedade com exemplos do dia a dia.
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No que concerne à propriedade de expansão e compressibilidade, realizem o seguinte experimento: encha um balão com água e coloque-o em um recipiente com água no freezer. Observem e anotem o que acontece após algumas horas.
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Para demonstrar a divisibilidade da matéria, cada grupo deve realizar o experimento da fermentação, que consiste em misturar açúcar com fermento em um recipiente vedado com bexiga na boca. Observem e registrem o que acontece.
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A impenetrabilidade pode ser demonstrada colocando um balão cheio de ar próximo a uma lâmpada incandescente (cuidado para não queimar o balão). O que acontece com o ar dentro do balão? Anotem suas observações.
Entregas do projeto
Ao final do projeto, a entrega consistirá em um relatório bem estruturado contendo os seguintes segmentos:
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Introdução: O relatório deve iniciar com um texto introdutório que contextualiza o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
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Desenvolvimento: Nesta seção, o aluno deve explicitar a teoria por trás das propriedades gerais da matéria, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e, por fim, apresentar e discutir os resultados obtidos.
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Conclusão: O relatório deve concluir retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
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Bibliografia: Indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
Os relatórios devem ser entregues em um mês após a atribuição do projeto, e o tempo de execução é estimado entre cinco a dez horas por aluno participante.
Lembrem-se: a chave para um bom projeto é a colaboração, portanto procurem trabalhar juntos para atingir os melhores resultados!