Contextualização
Introdução Teórica
Óxidos são compostos químicos binários, isto é, são formados por dois elementos químicos diferentes, um deles é sempre o oxigênio. Isso significa que os óxidos são formados por ligações entre átomos de oxigênio e átomos de um outro elemento químico. Este tipo de compostos é muito abundante e importante na crosta terrestre, pois estão à nossa volta nos mais variados contextos e situações.
Os óxidos podem ser classificados de diversas maneiras, dependendo das suas características físicas ou químicas, mas as duas principais são: óxidos básicos e óxidos ácidos. Óxidos básicos são os que, ao serem dissolvidos em água, formam uma base. Óxidos ácidos, por sua vez, ao serem dissolvidos em água, formam um ácido.
Agora, podemos nos aprofundar um pouquinho mais nos conceitos. Os óxidos básicos são, normalmente, formados por metais com baixa eletronegatividade. Já os óxidos ácidos são normalmente formados por não-metais com alta eletronegatividade. Há ainda os óxidos anfóteros que, dependendo do meio, podem se comportar como óxido básico ou óxido ácido, e os óxidos neutros que são geralmente gases a temperatura ambiente e não reagem com água, ácidos e bases.
Contextualização
Os óxidos são extremamente presentes em nosso cotidiano. Alguns exemplos comuns são o gás carbônico (CO2), principal responsável pelo efeito estufa e o óxido de alumínio (Al2O3), componente majoritário na fabricação de latas de refrigerantes e cervejas e utilizado como isolante térmico. A famosa ferrugem, que danifica metais, é um exemplo de óxido que se forma na presença de água.
Além disso, os óxidos estão presentes na indústria, nas pesquisas, no meio ambiente, na medicina, entre outros, mostrando a relevância do conhecimento desses compostos em diversas áreas da vida. Portanto, é essencial entender como os óxidos são formados, suas propriedades e sua classificação.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Explorando o Mundo dos Óxidos"
Objetivo do Projeto
Neste projeto, você e seu grupo serão cientistas explorando o mundo fascinante dos óxidos. Vocês irão identificar e classificar diferentes óxidos, assim como realizar experimentos práticos para entender como esses compostos reagem em diferentes situações. O objetivo é que vocês apliquem os conceitos teóricos aprendidos em aula e vivenciem na prática a ocorrência e importância dos óxidos em nosso cotidiano.
Descrição Detalhada do Projeto
O projeto será realizado em grupos de 3 a 5 alunos e terá duração de uma semana. A atividade será dividida em duas partes:
Parte 1: Pesquisa e Identificação de Óxidos
Os alunos deverão pesquisar e identificar pelo menos cinco óxidos diferentes que estão presentes em nosso dia a dia. Cada óxido deve ser classificado como básico, ácido, anfótero ou neutro e os grupos devem justificar essa classificação.
Parte 2: Experimentos Práticos com Óxidos
Os grupos deverão escolher um dos óxidos identificados para realizar um experimento prático. O experimento deve ser seguro e viável para ser realizado em casa ou na escola, com supervisão de um adulto. As reações devem ser observadas e os resultados registrados para posterior análise.
Materiais Necessários
Dependerão do óxido escolhido e do experimento a ser realizado. Os grupos devem listar e justificar a necessidade de cada item em seu relatório.
Passo a Passo
- Formação dos grupos e distribuição das tarefas.
- Pesquisa de óxidos presentes em nosso cotidiano.
- Classificação dos óxidos identificados.
- Escolha de um óxido para a realização de um experimento prático.
- Planejamento e realização do experimento.
- Anotações detalhadas das observações realizadas durante o experimento.
- Análise dos resultados e conclusões.
- Elaboração do relatório.
- Revisão do relatório pelo grupo.
- Entrega final do relatório.
Entregáveis do Projeto
Ao final da semana, cada grupo deverá entregar um relatório escrito contendo as seguintes seções:
- Introdução: Apresentação do objetivo do projeto, contextualização da importância dos óxidos e descrição do(s) óxido(s) escolhido(s).
- Desenvolvimento: Detalhes do processo de pesquisa e identificação dos óxidos, explicação da classificação atribuída a cada óxido e descrição detalhada do experimento realizado, incluindo a lista de materiais utilizados, o procedimento adotado e a justificativa para a escolha dessa metodologia. Apresentação e discussão dos resultados obtidos.
- Conclusão: Elucidação dos principais aprendizados obtidos, conclusões retiradas sobre o projeto e a importância da temática dos óxidos em nosso cotidiano.
- Bibliografia: Citação das fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
É importante que o relatório seja escrito de maneira clara e objetiva, com informações verídicas e com linguagem acadêmica. As imagens, gráficos e tabelas são bem-vindos para ajudar na apresentação dos resultados obtidos.
Lembre-se que o trabalho em grupo requer responsabilidade, participação e colaboração de todos os membros. Cada um de vocês desempenha um papel importante na execução deste projeto!