Contextualização
Ao longo da história da ciência, diversas teorias e modelos foram propostos para explicar o que é a matéria e como ela é composta. Uma das mais fundamentais e centrais dessas teorias é a teoria atômica, que nos proporciona um modelo fundamental para entender como a matéria é organizada. O estudo dos modelos atômicos é fundamental para a compreensão de um vasto número de fenômenos químicos e físicos, pois os átomos são os blocos de construção da matéria.
Entre os séculos XIX e XX, a nossa concepção dos átomos sofreu transformações profundas com a contribuição de vários cientistas. Daltons, Thompson, Rutherford e Bohr, foram alguns dos cientistas que contribuíram para desvendar o misterioso mundo dos átomos. Em cada etapa, com o avanço dos experimentos e da tecnologia, o modelo atômico foi se aprimorando, trazendo novos elementos e detalhes à nossa compreensão da estrutura da matéria. Cada um destes modelos tem características próprias e foram fundamentais na construção do modelo atômico atual.
A evolução desses modelos atômicos não apenas representa a melhoria de nossa compreensão da estrutura da matéria, mas também reflete a maneira como a ciência opera. Através da observação, experimentação, formulação de hipóteses e testes, os cientistas foram capazes de aprimorar sua compreensão dos átomos e da matéria em geral.
Conectar essa evolução à vida cotidiana e ao mundo ao seu redor pode não parecer óbvio à primeira vista, mas os átomos e sua estrutura estão por trás de muitas das tecnologias e fenômenos que observamos diariamente. Sem o entendimento da estrutura atômica e suas propriedades, não seria possível o desenvolvimento de diversas tecnologias como microchips, lasers, fibras óticas ou até o funcionamento de um simples ímã. A evolução dos modelos atômicos também permite entender como ocorrem as reações químicas, desde a formação de moléculas até a interação entre diferentes substâncias.
Para se aprofundar mais no tema, aqui estão algumas sugestões de recursos confiáveis em português:
- História da Química: Evolução dos Modelos Atômicos - Brasil Escola
- Modelos atômicos: Dalton, Thompson, Rutherford e Bohr - Mundo Educação
- Evolução dos Modelos Atômicos - Química - InfoEscola
- Documentário da BBC: "A História do Átomo" - Atenção: este vídeo, mesmo estando em inglês, possui legendas em português.
Atividade Prática: "Tempo Atômico: Uma Viagem Pelo Universo dos Átomos"
Objetivo do projeto:
Nesta atividade, os alunos serão convidados a pesquisar e recriar a evolução dos modelos atômicos, desde a concepção de Dalton até o modelo atômico atual. Cada grupo será responsável por um modelo atômico e deverá recriar fisicamente esse modelo, assim como apresentar uma apresentação explicativa sobre o mesmo.
Descrição detalhada do projeto:
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 alunos e cada grupo será encarregado de recriar um dos principais modelos atômicos: Modelo de Dalton, Modelo de Thompson, Modelo de Rutherford, Modelo de Bohr ou Modelo da Mecânica Quântica. Eles serão solicitados para pesquisar sobre o modelo atômico correspondente, criando uma apresentação explicativa sobre o mesmo e, também, recriar fisicamente o modelo atômico através de um modelo tridimensional.
Materiais necessários:
- Materiais recicláveis ou de artesanato para recriar os modelos atômicos (ex: massinha de modelar, esferas de isopor, palitos de dente, papelão, argila, dentre outros).
- Acesso à internet para pesquisa.
- Material de escrita para elaboração do relatório.
- Software para criação de apresentações (ex: PowerPoint, Google Slides ou Prezi).
Passo a passo:
1. Pesquisa: Cada grupo deverá pesquisar sobre o modelo atômico que foi atribuído. Essa pesquisa deverá abranger a teoria por trás do modelo, os experimentos que o originaram, suas limitações e como ele contribuiu para os modelos atômicos subsequentes.
2. Criação do modelo tridimensional: Depois de compreenderem a teoria do seu modelo atômico, os grupos devem criar um modelo tridimensional deste. É importante que o modelo seja o mais representativo possível da teoria, incluindo a localização e distribuição dos prótons, nêutrons e elétrons.
3. Apresentação: Cada grupo deverá preparar uma apresentação explicando seu modelo atômico. A apresentação deve incluir a teoria do modelo, seus experimentos fundamentais, suas limitações e como ela contribuiu para os modelos atômicos subsequentes.
4. Produção do relatório: Depois de concluída a atividade prática, cada grupo deverá elaborar um relatório que inclua uma introdução ao tema, a descrição detalhada do desenvolvimento do trabalho, as conclusões e a bibliografia utilizada.
Entregas:
No final do projeto, espera-se que cada grupo entregue:
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Modelo tridimensional: O modelo atômico físico que o grupo construiu, devidamente identificado.
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Apresentação: Uma apresentação bem estruturada que explique em detalhes o modelo atômico que o grupo trabalhou.
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Relatório: Um documento formal contendo quatro seções principais, como segue:
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Introdução: O aluno deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo deste projeto.
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Desenvolvimento: O aluno deve explicitar a teoria por trás do modelo atômico central do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e, por fim, apresentar e discutir resultados obtidos.
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Conclusão: O aluno deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
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Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
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Ao concluir este projeto, os alunos deverão ter uma compreensão mais profunda dos modelos atômicos, ter aprimorado suas habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e capacidade de expressar conceitos complexos de maneira clara e compreensível.