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Projeto: Construção e Programação de um Robô Seguidor de Linhas!

Robótica

Original Teachy

Design de Robôs

Introdução

Bem-vindos a um emocionante e desafiador projeto de Design de Robôs! Vocês algum dia se perguntaram como funciona os robôs que analisam amostras em laboratórios de pesquisa, os que exploram os confins do espaço, ou mesmo os que ajudam a recolher e organizar itens em armazéns? Neste projeto, vamos mergulhar em como o design e programa desses robôs são realizados, unindo campos como Eletrônica, Mecânica e Ciência da Computação.

A robótica está em toda parte ao nosso redor hoje. Desde os robôs gigantes e pesados ​​usados ​​na indústria automotiva, até os minúsculos dispositivos cirúrgicos utilizados em procedimentos médicos de ponta, o setor de robótica está em constante evolução. Ao longo deste projeto, estaremos focando nas habilidades técnicas necessárias para o design de robôs, mas também explorando os aspectos socioemocionais que fazem parte do trabalho em equipe no processo de design.

Robôs são inerentemente interdisciplinares. Eles unem muitos ramos diferentes da ciência e da engenharia para criar máquinas que podem responder a estímulos, realizar tarefas complexas e ajudar a humanidade de formas incríveis. A medida que avançamos no projeto, não se esqueçam de lembrar que cada parte de um robô é tão importante quanto qualquer outra.

Contextualização

Podemos pensar em robôs como o resultado de décadas de inovação nos campos da Mecânica, Eletrônica e Ciência da Computação. Eles são projetados para executar tarefas específicas - seja examinar o solo em Marte, montar carros em uma linha de produção ou executar delicadas cirurgias cardíacas - mas todos eles compartilham as bases comuns da robótica: percepção, processamento e ação.

Agora, por que estamos estudando robótica? Além de ser um campo fascinante que está repleto de potencial para descobertas futuras, a robótica tem implicações profundas para a sociedade. Robots podem ser usados para lidar com bombas, explorar locais perigosos como vulcões ou o fundo do oceano, ou auxiliar em cirurgias onde a precisão é necessária além da capacidade humana. Além disso, a robótica é um campo emergente com uma crescente demanda de emprego, com oportunidades em pesquisa, engenharia e desenvolvimento de produto.

Materiais Extras

  1. Para uma visão ampla sobre robótica, eu sugiro a leitura do livro "Introduction to Robotics: Mechanics and Control" de John J. Craig.

  2. Para um entendimento aprofundado sobre controle de sistemas, "Modern Control Systems" de Richard C. Dorf e Robert H. Bishop é uma referência importante.

  3. Na era da inovação tecnológica, é importante entender as implicações éticas de nossas criações. Eu recomendo "Robot Ethics 2.0: New Challenges in Philosophy, Law, and Society" editado por Patrick Lin, Keith Abney e George A. Bekey.

  4. Finalmente, para os interessados em aprender mais sobre como os robôs são feitos, um excelente recurso online é o canal do YouTube "Robotics with ROS" oferecido por The Construct.

Espero que esses recursos sejam úteis ao longo deste projeto e sejam um bom ponto de partida para quem quiser se aprofundar mais no campo do design de robôs!

Atividade Prática

Construção e Programação de um Robô Seguidor de Linhas!

Objetivo do Projeto

Neste projeto, o objetivo é a construção de um simples robô seguidor de linha. Esta é uma aplicação muito comum nos campos da robótica e automação, utilizada em uma variedade de setores incluindo a manufatura e transporte.

Materiais Necessários

  1. Kit robótico (chassi, motores, rodas).
  2. Sensor infravermelho (IR) de linha.
  3. Placa controladora (Arduino ou equivalente).
  4. Cabos para conexões.
  5. Bateria recarregável.
  6. Fita isolante preta.
  7. Uma superficie lisa e clara para criar o percurso.

Descrição Detalhada do Projeto

Os grupos de alunos, de 3 a 5 membros, vão ser responsáveis pela construção do robô desde a montagem mecânica, passando pela conexão dos componentes eletrônicos, programação da placa controladora e testes finais. Eles precisam fazer o robô ser capaz de seguir uma linha preta desenhada na superfície clara.

A espinha dorsal do projeto é o sensor infravermelho de linha. Este sensor é capaz de diferenciar superfícies claras e escuras baseado na reflexão da luz infravermelha que ele emite. Portanto, o robô pode detectar a linha preta e se mover de acordo com ela.

Passo a Passo Detalhado

  1. Montagem do Chassi do Robô: Utilizando o kit de montagem, os alunos vão construir o robô seguindo as instruções fornecidas.
  2. Conexão dos Componentes: Nesta etapa, os alunos vão conectar o sensor de linha e os motores do robô à placa controladora utilizando os cabos.
  3. Programação da Placa Controladora: Com a ajuda da linguagem de programação apropriada (ex: C++ para Arduino), a placa deve ser programada para mover o robô para frente quando o sensor estiver sobre a superfície clara e para virar o robô quando o sensor estiver sobre a linha preta.
  4. Testes do Robô: Finalmente, a fita preta deve ser fixada no chão em uma formato de linha ou circuito e o robô deve ser colocado sobre ele para verificar se ele consegue seguir a linha corretamente.

O tempo estimado para a realização deste projeto é de 2 a 4 horas por aluno participante, com um prazo de entrega de uma semana.

As entregas incluem:

  1. O robô seguidor de linha funcionando.
  2. Um relatório detalhado do projeto. Este relatório deve incluir:
    • Introdução: Nesta seção, os alunos devem explicar o conceito do robô seguidor de linha e a sua relevância no mundo atual.
    • Desenvolvimento: Os alunos devem detalhar cada etapa do projeto, explicando a teoria por trás do funcionamento do sensor infravermelho, a lógica de programação utilizada, e como conseguiram fazer o robô seguir a linha, além de apresentar e discutir os resultados obtidos.
    • Conclusão: Aqui, os alunos devem retomar os pontos principais do projeto, refletir sobre os desafios enfrentados, o que aprenderam e concluíram a partir da experiência.
    • Bibliografia: Os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para o projeto, sejam elas livros, páginas da web, vídeos, manuais etc.

Ao final do projeto, os alunos devem ter adquirido um maior entendimento sobre a realidade multifacetada do design robótico, um conjunto de habilidades técnicas necessárias e as habilidades socioemocionais que facilitam o trabalho em equipe eficaz.

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