Contextualização
A inteligência artificial (IA) tem sido uma das vertentes mais proeminentes de inovação tecnológica nas últimas décadas. Mesmo sendo um conceito originado nos primórdios da computação, suas aplicações têm se expandindo amplamente em vários setores da sociedade moderna. Tais avanços são particularmente notáveis na área de robótica, onde a IA está possibilitando a criação de robôs que não apenas executam tarefas programadas, mas que são capazes de aprender, adaptar-se e funcionar de maneira semi-autônoma ou mesmo totalmente autônoma.
A IA em robótica é uma combinação de várias disciplinas, incluindo ciência da computação, engenharia mecatrônica, aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, entre outras. É uma área fascinante que está renovando a maneira como pensamos sobre o que os robôs podem fazer e como eles podem interagir conosco e com o mundo a sua volta.
Com a relevância cada vez maior da robótica inteligente em áreas tão diversas como manufatura, medicina, transporte, entretenimento e muitas outras, o estudo e a compreensão dos princípios de IA aplicados à robótica são, mais do que nunca, uma competência fundamental para os estudantes que aspiram a trabalhar e inovar em campos tecnologicamente avançados.
Nos últimos anos, a robótica começou a invadir várias áreas da vida cotidiana. Hoje, robôs aspiradores de pó autônomos limpam nossas casas, drones pilotados por IA entregam encomendas, e estamos no limiar de um transporte público e privado totalmente autônomo. A geração atual de estudantes será a força de trabalho que levará essas inovações ainda mais longe, criando robôs com ainda mais autonomia e capacidade de trabalhar lado a lado com humanos, aprendendo e adaptando-se às nossas necessidades.
Para facilitar o seu aprendizado, aqui estão alguns recursos adicionais que vocês podem explorar:
- [Robotics: Introduction to Robotics] - Um curso livre na plataforma Coursera sobre robótica.
- [Artificial Intelligence: AI for Everyone] - Um curso não técnico para ajudar a compreender conceitos de IA.
- [A Gentle Introduction to Robotics: Volume 1] - Um livro que aborda de maneira simples os conceitos de robótica.
- [Artificial Intelligence - A Modern Approach] - Esse livro é uma referência clássica no campo da IA.
- [Robotics Today] - Um site que traz as últimas notícias e pesquisas em robótica.
Atividade Prática
Criação de um Robô Inteligente para Reconhecimento de Objetos
Objetivo do Projeto
O objetivo do projeto é desenvolver um robô autônomo capaz de reconhecer e categorizar objetos em seu ambiente. Para isso, os alunos irão integrar os conceitos de robótica, inteligência artificial, aprendizado de máquina (machine learning) e visão computacional.
Os alunos irão trabalhar em grupos de 3 a 5 pessoas e terão cerca de um mês para completar o projeto, a estimativa é de que cada aluno necessite de 5 a 10 horas de trabalho.
Materiais Necessários
- Kit de Robótica - Pode ser um kit já pré-montado como o Raspberry Pi Robot Kit, o Arduino Robot Kit ou similar. O kit deve conter as partes necessárias para construir um protótipo robótico funcional.
- Webcam ou Câmera integrada.
- Ambiente de programação Python - Recomendamos a Anaconda com Jupyter Notebook.
- Biblioteca OpenCV - Para processamento de imagens e visão computacional.
- Biblioteca scikit-learn - Usada para algoritmos de aprendizado de máquina.
- Acesso à Internet - Para pesquisa, consulta e acesso a bancos de dados de imagens.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos irão construir e programar um robô utilizando um kit de robótica à sua escolha. O robô deve ser capaz de explorar seu ambiente, reconhecer objetos diferentes e categorizá-los de forma autônoma. Além disso, o robô também deve ser capaz de evitar obstáculos e realizar comandos básicos como movimentos para frente, trás, esquerda e direita.
A programação do robô deve ser feita em uma linguagem de programação como Python, e deve utilizar bibliotecas de aprendizado de máquina e visão computacional para permitir ao robô reconhecer e categorizar objetos.
Após a realização do projeto prático, os grupos devem preparar um relatório detalhando todo o processo de criação e execução do projeto. Este relatório é uma parte fundamental da entrega final do projeto e deve ser bem redigido e estruturado, contendo os seguintes tópicos:
- Introdução - Nesta seção, o grupo deve introduzir o problema que o projeto visa resolver, a motivação por trás da escolha do projeto, e sua relevância para a disciplina de robótica e no mundo real.
- Desenvolvimento - Esta seção deve conter uma descrição detalhada do projeto, explicando todos os passos e aspectos técnicos do mesmo. Deve abordar a metodologia utilizada, a seleção e a utilização dos componentes do robô, o processo de programação e a descrição dos algoritmos de IA utilizados. Durante o trabalho, os alunos devem fazer anotações detalhadas do procedimento seguido, das dificuldades encontradas e das soluções encontradas. Além disso, recomenda-se que a análise detalhada dos resultados obtidos e as experiências vivenciadas durante o trabalho em equipe também sejam adicionadas a essa seção.
- Conclusão - Nesta seção, os alunos devem discutir suas experiências e lições aprendidas durante a realização do projeto. Isso inclui a reflexão sobre a eficácia do robô, as dificuldades e os sucessos encontrados, as habilidades adquiridas e as possíveis melhorias que podem ser aplicadas ao projeto no futuro.
- Bibliografia - Listagem das fontes que foram utilizadas durante o projeto como base de estudo e apoio.
Os alunos devem entregar não apenas o robô que construíram, mas também o relatório descrito acima, que será avaliado no desenvolvimento e refinamento das suas habilidades de escrita técnica.
Após a realização deste projeto, os estudantes deverão ter adquirido uma melhor compreensão dos princípios da inteligência artificial aplicados à robótica, além de terem aprimorado suas habilidades técnicas e socioemocionais.