Entrar

Projeto: Projeto "Pequenas ações para a Sustentabilidade"

Sustentabilidade

Original Teachy

Sustentabilidade e Sociedade

Contextualização

A sustentabilidade é um princípio que surge da necessidade de harmonizar os padrões de vida atuais com o uso consciente de nossos recursos naturais, garantindo assim, a possibilidade de usufruirmos desses mesmos recursos no futuro.

No amplo espectro de estudo, a sustentabilidade é compreendida dentro de três dimensões primárias: Economia, Meio Ambiente e Sociedade. Essas três dimensões são por vezes referidas como o "triple bottom line": social, ambiental e econômico. Em qualquer análise de sustentabilidade, é crucial levar em conta essas três dimensões, pois elas são interdependentes e a mudança em uma, pode certamente afetar as demais.

  • A dimensão econômica refere-se à alocação eficiente dos recursos para atender às necessidades humanas, ao mesmo tempo em que se mantém a capacidade de produção econômica para as futuras gerações.
  • A dimensão ambiental considera a manutenção dos processos ecológicos essenciais, a preservação da diversidade biológica e a saúde do meio ambiente em geral.
  • E a dimensão social enfoca a melhoria da qualidade de vida para todos, com foco na justiça, democracia, diversidade, dignidade humana, entre outros valores sociais importantes.

Essas dimensões compõem um modelo integrado de desenvolvimento sustentável, onde o objetivo final é buscar um equilíbrio entre esses pilares.

A relação entre sustentabilidade e sociedade é intrínseca. É na sociedade que se desdobram todos os discursos acerca da sustentabilidade e é por meio dos atores sociais e da política que as respostas às preocupações ambientais são elaboradas. Para encontrar respostas com foco na sustentabilidade, a sociedade precisa atuar em uma lógica de colaboração e respeito mútuo.

Importância e Aplicação no Mundo Real

Sem um olhar atento para a sustentabilidade, o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente pode levar a terríveis consequências ambientais, sociais e econômicas. Nossas ações podem alterar de forma irreversível os ecossistemas, afetar a biodiversidade, o clima global e, por fim, as vidas humanas.

Com a adoção de práticas sustentáveis, seja no âmbito individual, institucional ou político, poderemos não apenas prevenir desastres de grandes proporções, mas também melhorar a qualidade de vida de todos, gerando empregos, reduzindo a desigualdade e construindo cidades mais saudáveis e seguras.

Para aprofundar a abordagem teórica do tema, recomenda-se consultar o livro "Desenvolvimento Sustentável - O desafio do século XXI" de Herman Daly e também os filmes "Uma Verdade Inconveniente" e "O 11º Hora", que abordam temas relacionados às mudanças climáticas e às consequências da ação humana sobre a Terra.

Em termos de sites e plataformas online, a UNESCO possui um portal riquíssimo com diversos materiais relacionados à educação para o desenvolvimento sustentável.

Espera-se, portanto, que os alunos se envolvam de maneira ativa e crítica, compreendendo seu papel enquanto agentes transformadores na busca por uma sociedade sustentável. Felizmente, cada um de nós pode contribuir para essa mudança, e através desse projeto, esperamos fornecer a plataforma para sua expressão e ação.

Atividade Prática

Projeto "Pequenas ações para a Sustentabilidade"

Objetivos do Projeto

Este projeto é criado para os alunos desenvolverem um entendimento mais profundo sobre como pequenas ações individuais e coletivas podem contribuir para a sustentabilidade.

Os alunos serão capazes de:

  1. Compreender e explicar diferentes estratégias de sustentabilidade.
  2. Planejar e executar um projeto relacionado à sustentabilidade.
  3. Documentar e analisar os resultados do projeto.
  4. Trabalhar em equipe para alcançar um objetivo comum.
  5. Apresentar de forma clara e concisa suas descobertas e conclusões.

Materiais necessários

  • Acesso à internet para pesquisa e coleta de dados.
  • Papel e caneta/PC para anotações.
  • Câmera/Smarthphone para documentação visual da(s) ação(ões) executada(s).

Descrição do Projeto

Os estudantes, organizados em grupos de 3 a 5 integrantes, deverão identificar um problema ou desafio em sua comunidade local ou escola (ou até mesmo em suas próprias casas) relacionado à sustentabilidade. Este pode estar conectado a qualquer número de questões, como reciclagem, conservação de água ou energia, redução de resíduos alimentares, entre outros.

Uma vez que o problema tenha sido identificado, os estudantes deverão pesquisar sobre este problema e desenvolver um plano detalhado de como abordar e resolver este desafio ao longo de algumas semanas. Os alunos também deverão monitorar e documentar o desenvolvimento e os impactos da aplicação de sua estratégia, bem como quaisquer obstáculos encontrados.

Estudo de caso e pesquisa serão partes importantes deste projeto, uma vez que os alunos precisarão entender as teorias de sustentabilidade em ação, os recursos disponíveis e as melhores práticas para implementar suas soluções. Também será necessário entrar em contato com diversos atores locais como organizações governamentais, ONGs e empresas privadas para coletar informações, e buscar parcerias.

Os alunos concluem o projeto elaborando um relatório detalhado sobre suas descobertas, que deve incluir uma introdução (relevância do problema selecionado e explicação teórica), desenvolvimento (descrição, fotos e vídeos do plano e sua implementação, resultados e dificuldades), conclusão (Reflexão e análise dos resultados obtidos, aprendizados ao longo do processo) e bibliografia.

Passo a Passo da Atividade

1. Os alunos se reúnem em grupos de 3 a 5 pessoas.

2. Cada grupo identifica um problema relacionado à sustentabilidade em sua comunidade, escola ou casa.

3. Usando uma variedade de recursos, incluindo livros, internet e entrevistas com especialistas, cada grupo faz uma pesquisa aprofundada para entender o problema e encontrar possíveis soluções.

4. Baseado na pesquisa, cada grupo desenvolverá um plano de ação detalhado, incluindo objetivos, passos a serem seguidos, responsabilidades individuais, prazos e mecanismos para monitorar e avaliar a progressão e o sucesso do plano.

5. Os alunos implementam o seu plano, documentam todas as ações, resultados, mudanças feitas no plano, obstáculos encontrados e como estes foram superados. Uma maneira eficaz de documentar pode ser através de um "diário de bordo", em que os alunos tomarão notas regularmente, além de fotos ou vídeos.

6. Finalmente, os alunos irão redigir o relatório final que deve detalhar todos os itens acima mencionados. A redação do relatório final será uma equação entre a documentação prática das ações realizadas e a discussão teórica sobre a sustentabilidade aplicada em suas ações.

::

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies