Contextualização
O Renascimento foi um profundo movimento de renovação cultural e artística, ocorrido na Europa entre os séculos XIV e XVI. A palavra "Renascimento" é uma referência direta à revalorização dos conceitos e estéticas da antiguidade clássica, ou seja, o Renascimento é uma "re-nascença" dos ideais clássicos gregos e romanos.
Durante este período, vários avanços foram feitos na arte, arquitetura, literatura, ciência e filosofia. Figuras como Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Raphael e Botticelli figuram entre os artistas mais influentes da época. O Renascimento é tido como um dos momentos fundamentais na história da humanidade, sendo responsável por grandes avanços no pensamento humano, que marcaram a transição da Idade Média para a Idade Moderna.
No Renascimento, a arte passou por uma evolução significativa: antes vista apenas como um ofício, se transformou em algo que poderia expressar sentimentos e ideias. Além disso, a representação da figura humana, que era frequentemente desproporcional e distorcida na arte medieval, se tornou muito mais realista e naturalista na arte renascentista. Este período foi dominado pelo humanismo, corrente filosófica que colocava o ser humano no centro do universo.
Conhecer o Renascimento é importante não apenas para entender a história da arte, mas também para compreender a história da humanidade como um todo. A transição da mentalidade medieval para a moderna foi um processo complexo e multifacetado, que teve implicações em quase todos os aspectos da sociedade. O estudo do Renascimento nos permite entender melhor como as sociedades europeias se organizaram e pensaram durante este período de transição, e como isto afetou o desenvolvimento subsequente da civilização ocidental.
Atividade Prática
Título da Atividade: Recriando Obras do Renascimento
Objetivo do projeto
O objetivo deste projeto é fazer com que os alunos estudem as obras de arte do Renascimento e criem suas próprias reinterpretações dessas obras, utilizando técnicas de pintura, desenho ou até mesmo fotografia. A ideia é promover o estudo dessas obras, o entendimento dos estilos e técnicas empregadas, os significados e simbolismos presentes e a contextualização histórica.
Descrição detalhada do projeto
Os grupos de 3 a 5 alunos escolherão uma obra renascentista para estudá-la e posteriormente recriarem uma versão pessoal e moderna. As obras podem ser escolhidas dentre uma lista fornecida pelo professor, garantindo que uma diversidade de estilos e artistas sejam cobertos.
Os alunos deverão fazer uma pesquisa detalhada sobre a obra original, aprendendo sobre o artista, o contexto histórico no qual foi produzida, a técnica utilizada, os temas e a simbologia envolvida.
Uma vez que a pesquisa esteja completa, cada grupo irá recriar a obra escolhida, utilizando os materiais e técnicas que achar mais adequados. Eles podem optar por pintar, desenhar, fotografar, criar uma colagem, etc.
Ao final da recriação, os alunos apresentarão seus trabalhos para a turma, explicando o processo de criação, os desafios enfrentados, a inspiração para a reinterpretação, entre outros pontos.
Materiais necessários
- Materiais artísticos para a recriação da obra escolhida (tintas, pincéis, papel, fotografias, etc.)
- Acesso à Internet para pesquisa
- Câmera para registrar o processo e o produto final
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
- Formar grupos de 3 a 5 alunos e cada grupo escolher uma obra renascentista para trabalhar.
- Realizar uma pesquisa detalhada sobre a obra escolhida, incluindo o artista, o contexto histórico, a técnica utilizada, os temas e a simbologia.
- Planejar a recriação da obra: escolher os materiais e a técnica que serão utilizados, decidir como a obra original será reinterpretada.
- Executar a recriação da obra.
- Apresentar o trabalho final e explicar o processo de criação, os desafios enfrentados e a inspiração para a reinterpretação.
- Encerrar a atividade com uma discussão em grupo sobre a experiência.
Entregas do Projeto
No final do projeto, cada grupo deverá entregar:
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A recriação da obra, seja ela física ou digital.
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Um relatório escrito sobre o projeto, dividido em quatro seções principais:
i. Introdução: Os alunos deverão contextualizar a obra original, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo deste projeto.
ii. Desenvolvimento: Aqui, os alunos devem explicitar a teoria por trás dos temas centrais do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir os resultados obtidos.
iii. Conclusão: Os alunos deverão retomar seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
iv. Bibliografia: Indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
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Uma apresentação oral do projeto, explanando sobre a obra original e o processo de recriação.
Com a combinação da atividade prática e da documentação escrita, os alunos terão experimentado a arte do Renascimento de uma maneira muito mais profundada, facilitando a absorção e assimilação das características fundamentais deste movimento.