Contextualização
A Biologia Molecular nos oferece uma visão detalhada e complexa da vida em sua essência, nós fazendo viajar pelas longas e codificadas cadeias de DNA e RNA. Em nossas células, essas duas moléculas guardam e codificam a informação genética que nos define como indivíduos únicos, mas, além disso, são peças fundamentais nos processos de replicação celular, sintetização de proteínas e transmissão de características hereditárias.
O DNA, ou Ácido Desoxirribonucleico, é uma molécula de dupla hélice que guarda nosso código genético. Este se encontra nos núcleos de nossas células e contém a informação para a produção das proteínas necessárias para a manutenção da vida. A decodificação deste código ocorre através do RNA, ou Ácido Ribonucleico.
O RNA é uma molécula de cadeia simples que tem a função de transcrever o DNA, isto é, de decifrar os dados contidos nas hélices de DNA e levar essa informação até os ribossomos, onde as proteínas serão fabricadas. Existem diferentes tipos de RNA, com funções específicas, dentre os quais se encontra o RNA mensageiro, que é o responsável por essa transcrição.
Importância do Estudo de DNA e RNA
Conhecer como funcionam o DNA e o RNA é fundamental para entender não apenas como a vida se desenvolve, mas também como ela evolui. Mas além do interesse puramente biológico, esse conhecimento tem aplicações práticas importantíssimas.
Na medicina, a terapia gênica, por exemplo, promete curar doenças até então incuráveis, como alguns tipos de câncer. Nessa técnica, os médicos modificam o DNA de algumas células do paciente para que elas combatam a doença. Também, na atualidade, a compreensão de como funciona o RNA permitiu o desenvolvimento de vacinas de mRNA contra a Covid-19.
A genética forense, outro exemplo, é uma área da ciência que usa o conhecimento do DNA para solucionar crimes, identificar corpos ou determinar a paternidade de uma pessoa. Às vezes, uma única célula pode conter a informação necessária para solucionar um crime.
Atividade Prática: "Entendendo e construindo moléculas de DNA e RNA"
Objetivo do Projeto
A atividade se propõe a explorar as estruturas e funções do DNA e RNA, tanto teoricamente, por meio de pesquisa e estudo, quanto de forma prática, através da construção de modelos tridimensionais de DNA e RNA.
Descrição do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas. A primeira parte do projeto consistirá em pesquisa e estudo detalhados sobre DNA e RNA. Cada grupo deverá identificar a estrutura, função, semelhanças e diferenças entre DNA e RNA.
A segunda parte do projeto envolverá a construção de modelos físicos de DNA e RNA. Cada grupo construirá um modelo de DNA e outro de RNA, representando sua forma, estrutura e principais características.
No final do projeto, cada grupo deve criar um relatório detalhado descrevendo os resultados da pesquisa e a experiência de construção dos modelos.
Materiais Necessários
Os materiais para construção dos modelos incluirão (mas não serão limitados a):
- Palitos de dente
- Balas sortidas ou marshmallows de diferentes cores
- Barbante
- Fita adesiva
- Tesoura
Passo a passo
-
O grupo deve começar pesquisando e estudando detalhadamente os dois tipos de moléculas, DNA e RNA. Deve buscar informações sobre a estrutura, função, características, semelhanças e diferenças entre os dois.
-
O grupo construirá um modelo de DNA utilizando os materiais disponíveis. O modelo deve ser consistente com as informações pesquisadas, apresentando as características principais de uma molécula de DNA.
-
Seguindo o mesmo processo, o grupo construirá um modelo de RNA.
-
Por fim, o grupo deve criar um relatório detalhado, discutindo tanto a pesquisa realizada quanto a experiência de construção dos modelos. O relatório deve estar dividido nas seguintes seções: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
Entrega do Projeto
Os grupos devem entregar:
- Os modelos físicos de DNA e RNA.
- Um relatório contendo:
- Introdução: O grupo deve contextualizar o tema, explicando a relevância do estudo de DNA e RNA no mundo real, e o objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: O grupo deve apresentar o estudo teórico sobre DNA e RNA, explicar a atividade em detalhes e indicar a metodologia utilizada. Deve apresentar e discutir os resultados obtidos, tanto da pesquisa quanto da construção dos modelos.
- Conclusão: O grupo deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: O grupo deve indicar as fontes que utilizou para a realização do projeto, tais como livros, páginas da web, vídeos, etc.
A elaboração do relatório deve ser planejada e dividida de maneira equitativa entre os membros do grupo. Este documento escrito é uma forma de integrar e complementar o que foi aprendido durante a pesquisa e a realização da atividade prática.