Entrar

Projeto: Explorando o Mundo das Vitaminas e Sais Minerais

Biologia

Original Teachy

'EM13CNT303'

Bioquímica: Vitaminas e Sais Minerais

Contextualização e Introdução

As vitaminas e sais minerais são componentes essenciais da nossa dieta e funcionam como importantes catalisadores para muitas das nossas funções corporais. Eles não são apenas úteis, mas absolutamente necessários para a nossa sobrevivência.

Os seres humanos, a exemplo de outros animais, não são capazes de sintetizar a maioria das vitaminas e minerais que necessitam, e portanto precisam obtê-los através da dieta. Pertencem a um grupo de compostos orgânicos que são essenciais para a manutenção da saúde. Eles têm funções específicas e estão envolvidas em muitas das reações metabólicas do nosso corpo.

A deficiência ou excesso destes nutrientes pode levar a uma miríade de problemas de saúde, desde anemia e osteoporose até danos neurológicos e paralisia. Sais minerais e vitaminas desempenham um papel crítico em nossos corpos, atuando no metabolismo e permitindo a realização de funções específicas.

Contextualizando para o mundo real, essas informações são de extrema importância para a manutenção da nossa saúde e bem-estar. A compreensão das funções desses nutrientes, os alimentos em que eles são encontrados e os sintomas de seus déficits é de grande importância para o planejamento de uma dieta balanceada e para a prevenção de muitas doenças.

Em uma era de abundância de alimentos, mas também de má nutrição, a compreensão do que se come e como ele afeta a saúde se tornou crucial. A alimentação tem um papel central na prevenção e controle de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, entre outras.

Atividade Prática: "Explorando o Mundo das Vitaminas e Sais Minerais"

Objetivo do Projeto:

Este projeto visa desenvolver a compreensão dos alunos sobre as vitaminas e sais minerais, seus papéis no corpo humano, os efeitos da sua deficiência e excesso, assim como, os alimentos que são fontes desses nutrientes. Além disso, objetiva-se estimular a pesquisa, a colaboração em equipe e a capacidade de apresentação de informações de maneira clara e concisa.

Descrição do Projeto:

Os estudantes serão divididos em grupos de 3 a 5 membros. Cada grupo receberá a tarefa de pesquisar sobre 2 a 3 vitaminas ou sais minerais específicos (a serem sorteados pelo professor) e deverá construir um infográfico e um relatório.

O projeto terá duração de um mês. Nele, os alunos vão ter que investigar as funções desses nutrientes, entender a relação entre a falta ou excesso desses nutrientes no corpo humano e identificar alimentos que são fontes destes nutrientes.

Cada aluno deverá dispor de cinco a dez horas para a realização do projeto.

Materiais necessários:

  • Acesso à Internet para pesquisa.
  • Ferramentas de edição gráfica (pode ser qualquer software que os alunos estejam confortáveis para usar, como Canva, PowerPoint, Google Slides, etc).
  • Materiais para escrita do relatório (computador com editor de texto, caderno, canetas, etc).

Passo a passo para realização da atividade:

  1. Dividam-se em grupos e escolha um líder para o grupo.
  2. Pesquisem a fundo sobre as vitaminas ou sais minerais designados para o seu grupo. Utilizem os recursos sugeridos ou outros de confiança.
  3. Identifiquem as funções desses nutrientes no corpo humano, os possíveis problemas de saúde relacionados à sua deficiência ou excesso, e os alimentos ricos nos nutrientes pesquisados.
  4. Desenhem um infográfico para representar de forma visual e lúdica as informações pesquisadas. O infográfico deve ser claro, informativo e visualmente atraente.
  5. Escrevam um relatório abordando seus aprendizados e os resultados da pesquisa, destacando todos os aspectos relevantes dos nutrientes estudados.
  6. Façam uma revisão do relatório e do infográfico, corrigindo erros e aprimorando a apresentação.

Entregas do Projeto:

Os alunos deverão entregar o infográfico e o relatório escrito ao final do projeto.

  1. O infográfico deve ser um resumo visual das principais descobertas da pesquisa do grupo. Ele deve conter imagens representativas, dados principais e ser capaz de explicar a importância dos nutrientes estudados de maneira eficiente mesmo para quem não tenha conhecimento prévio sobre o tema.

  2. O relatório escrito deve ser composto por:

  • Introdução, onde os alunos contextualizarão a importância dos nutrientes estudados e o objetivo do projeto;
  • Desenvolvimento, onde os alunos devem explicitar a teoria sobre os nutrientes estudados, explicar o processo de realização do infográfico e apresentar e discutir os resultados de sua pesquisa. Aqui, os alunos deverão se atentar para falar sobre as referências utilizadas e as metodologias empregadas durante o projeto;
  • Conclusões, onde os alunos retomarão seus pontos principais, e expressarão os aprendizados obtidos, as dificuldades encontradas e as soluções encontradas;
  • Bibliografia, onde os alunos listarão todas as fontes de informação utilizadas no projeto, sejam elas livros, artigos, páginas da web, vídeos, etc.

Lembrando sempre que tanto o infográfico quanto o relatório devem refletir o esforço conjunto do grupo e a aprendizagem alcançada em relação ao tema proposto.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies