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Projeto: JK em Cena

História

Original Teachy

'EM13CHS102'

Quarta República: Governo de Juscelino Kubitschek

Contextualização

O governo de Juscelino Kubitschek (JK), 21º presidente do Brasil, foi um período de grande importância na história do nosso país. JK ocupou a presidência entre 1956 e 1961 e ficou conhecido por seu plano de metas, cujo slogan era "50 anos em 5", e pela mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília.

No período do governo de JK, o Brasil experimentou um grande crescimento econômico e industrialização acelerada. Ele introduziu o chamado "Plano de Metas", que tinha como foco a expansão da indústria, transporte, energia, alimentação e educação. O plano foi bem-sucedido e resultou em um crescimento anual do Produto Interno Bruto (PIB) de mais de 7%.

O governo JK também é marcado pela construção de Brasília, uma nova capital construída do zero no centro do país, algo extremamente inédito na época. Brasília foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e pelo urbanista Lúcio Costa e inaugurada em 21 de abril de 1960. A mudança da capital foi uma tentativa de JK de promover o desenvolvimento do interior do país e equilibrar as disparidades regionais.

Dada a importância do governo JK na história do Brasil, entender esse período é fundamental para compreender o desenvolvimento do país no pós-guerra e a formação da sociedade brasileira contemporânea. Portanto, o estudo do governo JK permite um debate rico sobre temas como desenvolvimento econômico, industrialização, urbanização, política interna e externa, entre outros.

Para aprofundar os estudos sobre o tema sugerimos a consulta ao livro "Juscelino Kubitschek: o presidente bossa-nova", de Cláudio Bojunga, ao documentário "JK: O Artista do Impossível", disponível na plataforma de vídeos YouTube, e ao site da Biblioteca da Presidência da República, que disponibiliza discursos, leis e outros documentos do período de seu governo.

Referências para consulta:

  1. Bojunga, Cláudio. "Juscelino Kubitschek: o presidente bossa-nova". Editora Objetiva, 2001.
  2. Documentário "JK: O Artista do Impossível"
  3. Biblioteca da Presidência da República

Atividade Prática

Título da Atividade: "JK em Cena"

Objetivos do Projeto:

  1. Compreender as estratégias, desafios e conquistas do governo de JK.
  2. Desenvolver habilidades de pesquisa, interpretação, análise e comunicação.
  3. Estimular o trabalho em equipe e a colaboração.

Descrição Detalhada do Projeto:

Cada grupo deverá produzir uma representação teatral baseada em um aspecto do governo de JK. Os alunos poderão escolher entre os seguintes temas: o "Plano de Metas", a industrialização acelerada, a construção de Brasília, a política externa, a situação social e/ou cultural do país no período.

Materiais Necessários:

  • Material para pesquisa: livros, artigos, documentários, registros históricos.
  • Material para a criação do roteiro: papel e caneta ou computador.
  • Material para a encenação: depende da criatividade do grupo, pode incluir fantasia, música, etc.

Passo a Passo Detalhado:

  1. Pesquisa e Seleção do Tema (1 hora): Cada grupo deve escolher um tema e realizar uma pesquisa aprofundada sobre o assunto.
  2. Elaboração do Roteiro (1 hora): O grupo deve escrever um roteiro para a peça de teatro baseado em suas pesquisas. O roteiro deve refletir os principais fatos históricos do tema escolhido.
  3. Preparação da Encenação (1-2 horas): Cada grupo deve preparar os atores, o cenário, o figurino e qualquer outro elemento necessário para a encenação da peça.
  4. Encenação (20-30 minutos para cada grupo): Cada grupo vai realizar a encenação para a turma.
  5. Discussão (30 minutos após cada encenação): Após cada encenação, haverá uma discussão, onde cada grupo explicará as razões de suas escolhas criativas e o público fará perguntas ou comentários.

Entrega do Projeto:

Após a realização da atividade prática, os alunos deverão escrever um relatório sobre o projeto. O relatório deve conter:

  1. Introdução: Contextualização do tema escolhido e relevância do governo JK para a história do Brasil.
  2. Desenvolvimento: Explicação detalhada da pesquisa realizada e as etapas da criação da peça de teatro. O relatório deve mostrar como o grupo se organizou, quem fez o quê, como foram as reuniões, as dificuldades encontradas e soluções encontradas. Além disso, o relatório deve detalhar a encenação realizada e o resultado obtido.
  3. Conclusões: Reflexão sobre o que aprenderam sobre o governo de JK e sobre o trabalho em equipe. Além disso, o grupo deve indicar quais foram os pontos fortes e fracos do trabalho e sugerir melhorias para futuras atividades.
  4. Bibliografia: Lista de todas as fontes de pesquisa utilizadas pelo grupo. Utilizem corretamente as normas ABNT para referenciar suas fontes.

O relatório deve ser entregue uma semana após a encenação da peça. Esperamos que esta atividade permita aos alunos uma maior compreensão e valorização do período do governo de JK, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e reflexão crítica.

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