Introdução
A Segunda Revolução Industrial foi uma expansão da primeira revolução, ocorrida entre meados do século XIX e início do século XX. A inovação mais significativa deste período foi o uso generalizado de novos métodos de produção, envolvendo tecnologias como o aço, a eletricidade e os produtos químicos, bem como novas formas de energia, como os combustíveis fósseis e o poder nuclear.
Essa revolução influenciou profundamente as sociedades, modificando estruturas sociais, condições de trabalho, relações geográficas e criando uma nova mentalidade capitalista, impulsionando o desenvolvimento de novas doutrinas sociais. Dentro destas surgem o Socialismo, Anarquismo, Sindicalismo, entre outros, como respostas às condições de vida da classe trabalhadora da época.
Também se caracteriza pelo surgimento dos grandes monopólios e trustes, a expansão imperialista das grandes potências industriais, a emergência dos EUA e da Alemanha como potências econômicas e a entrada de novos atores no processo de industrialização, como Rússia e Japão.
Contextualização
No século XIX, o mundo estava passando por uma intensa transformação graças à Segunda Revolução Industrial. As inovações trouxeram não apenas um novo modo de produção, mas também mudaram profundamente a dinâmica social e geopolítica. As condições de trabalho brutalmente precárias da classe trabalhadora impulsionaram o surgimento de doutrinas sociais que buscavam uma resposta a estas situações.
Essas doutrinas sociais formaram a base do nosso atual panorama político e social e permitiram o desenvolvimento de ideias e movimentos que marcaram o século XX, como a Revolução Russa e o movimento operário. Compreender este período é crucial para entender o mundo em que vivemos, pois as consequências desses eventos ainda reverberam.
As fontes sugeridas para aprofundamento sobre a Segunda Revolução Industrial e as Doutrinas Sociais do Século XIX são:
- Livro "O Capital" de Karl Marx (publicação original em 1867)
- Documentário "The Century of the Self" (BBC, 2002)
- Site "Brasil Escola" para consultas gerais sobre a Segunda Revolução Industrial (Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/)
- Site "Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro" para consulta sobre as Doutrinas Sociais do Século XIX (Disponível em: http://www.ihgb.org.br/)
Atividade Prática
Título da Atividade: Segunda Revolução Industrial: Cenário e Doutrinas
Objetivo da Atividade:
A atividade tem por objetivo dissertar e analisar o impacto da Segunda Revolução Industrial na sociedade do século XIX, incluindo o surgimento de novas doutrinas sociais.
Cada grupo precisará pesquisar sobre o tema, desenvolver um breve documentário e escrever um relatório do projeto.
Descrição Detalhada do Projeto:
Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5, terão uma semana para completar as tarefas. O projeto será dividido em duas partes principais: a pesquisa e produção de um documentário e a elaboração do relatório.
Documentário:
O documentário deve ter entre 15 a 20 minutos de duração, explorando os aspectos principais da Segunda Revolução Industrial, seus avanços tecnológicos e as doutrinas sociais que surgiram como resposta às novas condições de trabalho. O documentário deve ser criativo, envolvente e informativo. É recomendada a utilização de ferramentas simples de edição de vídeo.
Relatório:
Junto com o documentário, o grupo deverá entregar um relatório detalhado sobre o projeto. O relatório deve incluir os seguintes tópicos: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
Materiais Necessários:
- Computador com acesso à internet para pesquisa e elaboração do documentário.
- Ferramenta gratuita de edição de vídeo (sugestão: OpenShot, disponível para download em: https://www.openshot.org/pt/).
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:
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Pesquisa: Cada grupo deve iniciar a atividade pesquisando sobre a Segunda Revolução Industrial e as doutrinas sociais do século XIX. As fontes de pesquisa devem ser variadas e confiáveis.
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Roteiro: Após a pesquisa, o grupo deverá criar um roteiro para o documentário. Este roteiro deve ser estruturado de maneira clara e coerente, explorando os principais pontos do tema.
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Produção do Documentário: Com o roteiro pronto, o grupo deverá produzir o documentário. Vocês podem usar imagens, gráficos, mapas, animações ou qualquer outro recurso visual que ajudem a explicar o assunto. A narração do documentário deve ser feita pelos alunos.
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Elaboração do Relatório: Simultaneamente à produção do documentário, o grupo deve trabalhar no relatório do projeto. O relatório deve seguir a estrutura proposta (Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Bibliografia) e deve detalhar a execução do projeto, os resultados obtidos e as conclusões tiradas.
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Revisão e Finalização: Com o documentário e o relatório prontos, o grupo deve revisar ambos para garantir que estão de acordo com o proposto. Depois, é só entregar!
Entregas do Projeto:
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Documentário: O grupo deve entregar o documentário em formato de vídeo, com duração de 15 a 20 minutos.
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Relatório de Projeto: O grupo deve entregar um relatório detalhado do projeto, contendo a introdução, o desenvolvimento da atividade, conclusões e as referências utilizadas.
A produção do documentário deve proporcionar aos alunos uma melhor compreensão dos temas abordados, enquanto a escrita do relatório deve refletir essa compreensão e permitir sua expressão de forma clara e concisa. O processo de criação deve incentivar a colaboração e o gerenciamento de tempo, levando os alunos a desenvolver habilidades técnicas e socioemocionais.
Lembre-se: a avaliação estará focada tanto no conteúdo do documentário e relatório, quanto na colaboração e trabalho em equipe demonstrado durante a execução do projeto.