Entrar

Projeto: Segunda Revolução Industrial: Cenário e Doutrinas

História

Original Teachy

'EM13CHS103'

Segunda Revolução Industrial e as Doutrinas Sociais do Século XIX

Introdução

A Segunda Revolução Industrial foi uma expansão da primeira revolução, ocorrida entre meados do século XIX e início do século XX. A inovação mais significativa deste período foi o uso generalizado de novos métodos de produção, envolvendo tecnologias como o aço, a eletricidade e os produtos químicos, bem como novas formas de energia, como os combustíveis fósseis e o poder nuclear.

Essa revolução influenciou profundamente as sociedades, modificando estruturas sociais, condições de trabalho, relações geográficas e criando uma nova mentalidade capitalista, impulsionando o desenvolvimento de novas doutrinas sociais. Dentro destas surgem o Socialismo, Anarquismo, Sindicalismo, entre outros, como respostas às condições de vida da classe trabalhadora da época.

Também se caracteriza pelo surgimento dos grandes monopólios e trustes, a expansão imperialista das grandes potências industriais, a emergência dos EUA e da Alemanha como potências econômicas e a entrada de novos atores no processo de industrialização, como Rússia e Japão.

Contextualização

No século XIX, o mundo estava passando por uma intensa transformação graças à Segunda Revolução Industrial. As inovações trouxeram não apenas um novo modo de produção, mas também mudaram profundamente a dinâmica social e geopolítica. As condições de trabalho brutalmente precárias da classe trabalhadora impulsionaram o surgimento de doutrinas sociais que buscavam uma resposta a estas situações.

Essas doutrinas sociais formaram a base do nosso atual panorama político e social e permitiram o desenvolvimento de ideias e movimentos que marcaram o século XX, como a Revolução Russa e o movimento operário. Compreender este período é crucial para entender o mundo em que vivemos, pois as consequências desses eventos ainda reverberam.

As fontes sugeridas para aprofundamento sobre a Segunda Revolução Industrial e as Doutrinas Sociais do Século XIX são:

  • Livro "O Capital" de Karl Marx (publicação original em 1867)
  • Documentário "The Century of the Self" (BBC, 2002)
  • Site "Brasil Escola" para consultas gerais sobre a Segunda Revolução Industrial (Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/)
  • Site "Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro" para consulta sobre as Doutrinas Sociais do Século XIX (Disponível em: http://www.ihgb.org.br/)

Atividade Prática

Título da Atividade: Segunda Revolução Industrial: Cenário e Doutrinas

Objetivo da Atividade:

A atividade tem por objetivo dissertar e analisar o impacto da Segunda Revolução Industrial na sociedade do século XIX, incluindo o surgimento de novas doutrinas sociais.

Cada grupo precisará pesquisar sobre o tema, desenvolver um breve documentário e escrever um relatório do projeto.

Descrição Detalhada do Projeto:

Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5, terão uma semana para completar as tarefas. O projeto será dividido em duas partes principais: a pesquisa e produção de um documentário e a elaboração do relatório.

Documentário:

O documentário deve ter entre 15 a 20 minutos de duração, explorando os aspectos principais da Segunda Revolução Industrial, seus avanços tecnológicos e as doutrinas sociais que surgiram como resposta às novas condições de trabalho. O documentário deve ser criativo, envolvente e informativo. É recomendada a utilização de ferramentas simples de edição de vídeo.

Relatório:

Junto com o documentário, o grupo deverá entregar um relatório detalhado sobre o projeto. O relatório deve incluir os seguintes tópicos: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.

Materiais Necessários:

  • Computador com acesso à internet para pesquisa e elaboração do documentário.
  • Ferramenta gratuita de edição de vídeo (sugestão: OpenShot, disponível para download em: https://www.openshot.org/pt/).

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:

  1. Pesquisa: Cada grupo deve iniciar a atividade pesquisando sobre a Segunda Revolução Industrial e as doutrinas sociais do século XIX. As fontes de pesquisa devem ser variadas e confiáveis.

  2. Roteiro: Após a pesquisa, o grupo deverá criar um roteiro para o documentário. Este roteiro deve ser estruturado de maneira clara e coerente, explorando os principais pontos do tema.

  3. Produção do Documentário: Com o roteiro pronto, o grupo deverá produzir o documentário. Vocês podem usar imagens, gráficos, mapas, animações ou qualquer outro recurso visual que ajudem a explicar o assunto. A narração do documentário deve ser feita pelos alunos.

  4. Elaboração do Relatório: Simultaneamente à produção do documentário, o grupo deve trabalhar no relatório do projeto. O relatório deve seguir a estrutura proposta (Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Bibliografia) e deve detalhar a execução do projeto, os resultados obtidos e as conclusões tiradas.

  5. Revisão e Finalização: Com o documentário e o relatório prontos, o grupo deve revisar ambos para garantir que estão de acordo com o proposto. Depois, é só entregar!

Entregas do Projeto:

  1. Documentário: O grupo deve entregar o documentário em formato de vídeo, com duração de 15 a 20 minutos.

  2. Relatório de Projeto: O grupo deve entregar um relatório detalhado do projeto, contendo a introdução, o desenvolvimento da atividade, conclusões e as referências utilizadas.

A produção do documentário deve proporcionar aos alunos uma melhor compreensão dos temas abordados, enquanto a escrita do relatório deve refletir essa compreensão e permitir sua expressão de forma clara e concisa. O processo de criação deve incentivar a colaboração e o gerenciamento de tempo, levando os alunos a desenvolver habilidades técnicas e socioemocionais.

Lembre-se: a avaliação estará focada tanto no conteúdo do documentário e relatório, quanto na colaboração e trabalho em equipe demonstrado durante a execução do projeto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies