Entrar

Projeto: A Journey Through Time

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Verbos: Presente Perfeito Contínuo

Contextualização

O presente perfeito contínuo é um tempo verbal complexo que é usado principalmente no inglês britânico. Ele é composto por duas partes principais: o verbo 'have' (ou 'has', para a terceira pessoa do singular) conjugado no presente simples, seguido pelo particípio passado do verbo 'to be' (been) e finalmente, o verbo principal com o sufixo "-ing". Esse tempo verbal tem o propósito de indicar ações ocorridas no passado, mas que ainda estão em andamento no presente ou acabaram de terminar.

No dia a dia, é comum vermos essa estrutura sendo utilizada em várias situações. Por exemplo, se você quer dizer que está aprendendo inglês há dois anos, você diria "I have been learning English for two years". Como você pode ver, o uso do presente perfeito contínuo expressa uma certa continuidade e durabilidade.

Importância

O conhecimento sobre o presente perfeito contínuo é essencial para entender e se comunicar com eficiência em inglês, principalmente em situações que envolvem a noção de tempo e continuidade. Além disso, é no ensino médio que as bases para um bom entendimento da gramática inglesa são solidificadas, incluindo o entendimento sobre os tempos verbais. Portanto, essa é uma habilidade linguística fundamental não apenas para os estudos em sala de aula, mas também para qualquer experiência futura que possa envolver o uso do inglês, seja em viagens, trabalho ou estudos.

Os alunos podem usar a seguinte plataforma para se aprofundar no tema:

  1. Present Perfect Continuous | British Council
  2. Present Perfect Continuous | Cambridge Dictionary

Essas fontes são confiáveis e fornecem uma excelente introdução ao tema, incluindo detalhes sobre formação e uso do presente perfeito contínuo.

Atividade Prática: "A Journey Through Time"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é desenvolver um roteiro de viagem imaginária utilizando o presente perfeito contínuo em inglês. Os alunos aplicarão o uso deste tempo verbal para descrever experiências duradouras, explorar a cultura dos locais visitados e desafiar-se a pensar em termos de continuidade. Este projeto também envolverá a disciplina de História, pois os alunos terão que pesquisar sobre os locais que escolherem, suas histórias e peculiaridades, integrando assim conhecimento linguístico e contexto histórico-cultural.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos trabalharão em grupos de 3 a 5. Cada grupo será responsável por criar um roteiro de viagem, descrevendo uma jornada que tem se desenrolado ao longo de um determinado período de tempo. Eles deverão usar o presente perfeito contínuo para descrever o que têm feito e experimentado desde o início da viagem até o momento atual.

Materiais necessários

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Um caderno de anotações para planejamento de roteiro.
  • Computador com software de edição de texto para redação do roteiro final e relatório do projeto.

Passo-a-Passo para a Realização da Atividade

  1. Formação dos grupos: Os alunos devem formar grupos de 3 a 5 pessoas.

  2. Escolha e pesquisa do destino: Cada grupo deve escolher um destino para a viagem imaginária. Eles devem pesquisar e compreender a história e a cultura do local.

  3. Criação do roteiro: O grupo deve criar um roteiro que descreva a viagem que têm feito desde que chegaram ao destino. Eles devem especificar as atividades que têm executado, os lugares que têm visitado, as pessoas que têm conhecido e as experiências que têm vivido, tudo isso usando o presente perfeito contínuo.

  4. Redação do relatório: Após a conclusão do roteiro, os alunos devem redigir um relatório descrevendo o processo de criação do roteiro, os desafios enfrentados, o que aprenderam sobre o uso do presente perfeito contínuo e como conseguiram integrar o conhecimento de história na atividade.

Entrega do Projeto

  • Roteiro de viagem: O roteiro da viagem deve ser entregue em formato de texto, com no mínimo 1000 palavras, onde cada sentença deve conter ao menos um uso do presente perfeito contínuo.

  • Relatório do Projeto: O relatório escrito deve ser estruturado nos seguintes tópicos:

    1. Introdução: Onde os alunos explicam o objetivo do projeto, o destino escolhido e sua importância.
    2. Desenvolvimento: Onde descrevem a viagem, os desafios enfrentados, a teoria do presente perfeito contínuo e como a aplicaram, assim como a metodologia usada para a pesquisa histórica.
    3. Conclusão: Onde refletem sobre o que aprenderam, tanto em termos de gramática quanto de história, e sobre o processo de trabalho em equipe.
    4. Bibliografia: Onde listam suas fontes de pesquisa.
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies