Contextualização
O tema “Passado Simples” em inglês, também conhecido como Simple Past, é um dos mais fundamentais para a construção de uma comunicação efetiva no idioma. Ele é o tempo verbal utilizado para expressar ações que aconteceram em um momento anterior ao atual e que já foram concluídas. Seja para contar uma história, descrever uma experiência anterior ou discutir eventos históricos, o domínio sobre o passado simples é crucial.
O uso do passado simples abrange uma vasta gama de situações, desde conversas casuais com amigos até contextos formais. Portanto, é vital que desenvolvamos um bom entendimento deste tópico, uma vez que ele representa uma ferramenta extremamente versátil em nossa habilidade de comunicar ideias e eventos em inglês.
Introdução Teórica
O passado simples é formado de maneira diferente para verbos regulares e irregulares em inglês. Enquanto os verbos regulares formam o passado simples adicionando -ed ao final do verbo no infinitivo, os verbos irregulares têm formas passadas que devem ser aprendidas individualmente, pois não seguem um padrão único.
Por exemplo, o verbo regular "to walk" (caminhar) se torna "walked" no passado simples, enquanto o verbo irregular "to go" (ir) se torna "went". Além disso, é importante ressaltar que todas as pessoas (I, you, he, she, it, we, they) usam a mesma forma do verbo no passado simples, o que difere de alguns outros tempos verbais em inglês.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Contando Histórias no Passado Simples"
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é permitir que os alunos apliquem seus conhecimentos sobre o passado simples através da criação e apresentação de uma história. Isto os ajudará a praticar o uso do passado simples em um contexto real e lúdico. Além disso, os alunos desenvolverão habilidades de trabalho em equipe, gerenciamento de tempo, comunicação e pensamento criativo.
Descrição Detalhada do Projeto
Para este projeto, os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo terá a tarefa de criar uma história original que utilize o passado simples em inglês de forma eficaz e criativa. A história pode ser de qualquer gênero (aventura, comédia, drama, etc.) e deve ser escrita em inglês.
As histórias devem conter, pelo menos, 10 verbos no passado simples, incluindo tanto verbos regulares quanto irregulares. Além disso, os grupos devem também ilustrar sua história, criando um mínimo de 5 ilustrações que representem diferentes partes da história.
Os grupos devem apresentar suas histórias para a turma por meio de uma apresentação oral, utilizando as ilustrações criadas para ajudar na narração da história. A apresentação da história deve durar entre 10 a 15 minutos.
Materiais Necessários
- Papel e caneta para a concepção da história
- Material de desenho (lápis de cor, canetinhas, papel de desenho) para as ilustrações
- Computador com acesso à Internet para pesquisa e ensaio da apresentação
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
- Dividir os alunos em grupos de 3 a 5 pessoas.
- Os grupos devem decidir sobre o enredo de sua história e iniciar a escrita da mesma, garantindo o uso correto do passado simples.
- Após a escrita da história, os grupos devem criar as ilustrações para a mesma. As ilustrações devem representar partes importantes da história e ajudar a contar a mesma visualmente.
- Os grupos devem ensaiar a apresentação de sua história, garantindo que todos os membros do grupo tenham um papel na apresentação.
- Apresentação da história para a classe. Cada grupo apresentará sua história e responderá perguntas da classe e do professor sobre a mesma.
Entregas do Projeto
Ao fim do projeto, os grupos devem entregar:
-
Uma cópia escrita da história com todos os verbos no passado simples destacados.
-
As ilustrações criadas para a história.
-
Um relatório escrito sobre o projeto. Este relatório deve abordar:
a. Introdução: O aluno deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
b. Desenvolvimento: O aluno deve explicitar a teoria por trás do tema central do projeto (uso do passado simples), explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir os resultados obtidos (a história criada e apresentada).
c. Conclusão: O aluno deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
d. Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
O relatório do projeto é um elemento essencial das entregas, pois permitirá que os alunos reflitam sobre o que aprenderam durante o projeto e como aplicaram esses conhecimentos nas atividades que realizaram. Especificamente, a seção de Desenvolvimento deve estabelecer uma conexão clara entre a teoria (uso do passado simples) e a prática (a história criada). É nessa seção que os alunos devem fazer uma análise detalhada de como usaram o passado simples na história, citando exemplos específicos de sua história e explicando por que escolheram usar o passado simples nesses casos.