Contextualização
A matemática está presente em nosso cotidiano de diversas maneiras, e um desses exemplos é a geometria, que nos auxilia na compreensão do mundo que nos rodeia e suas estruturas. Neste projeto, vamos explorar especificamente o conceito de prismas, com foco na sua área.
Um prisma é um sólido geométrico tridimensional, limitado por polígonos. O prisma é caracterizado por ter uma base e uma face oposta congruente (com a mesma forma e tamanho), conectadas por retas paralelas chamadas arestas. A área de um prisma é calculada somando a área de todas as faces do objeto. Esse conceito é importante para entendermos o espaço que ocupam os objetos em nossa vida diária, bem como sua forma e estrutura.
Saber calcular a área de um prisma abre portas para entendermos a fundo conceitos engenhosos utilizados em uma série de estruturas do mundo real; desde edifícios e casas com formas de prisma, até objetos mais simples do cotidiano como uma caixa de cereal ou uma lata de refrigerante.
Introdução
Estudar a área de um prisma é um ponto fundamental na matemática, pois permite entender sua estrutura e como é definida a superfície que a compõe. Ao conseguirmos calcular a área de um prisma, somos capazes de prever e entender melhor como os elementos do nosso entorno, com formas prismáticas, foram planejados e construídos.
Essa habilidade de cálculo também é uma ferramenta essencial em várias carreiras profissionais, como engenharia, arquitetura e design, onde a compreensão e aplicação dos conhecimentos sobre a área de um prisma são atividades diárias.
É importante destacar que a prática de cálculos envolvendo a área de prismas nos desenvolve competências de raciocínio lógico e resolução de problemas, competências cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho e em situações do dia a dia.
Atividade Prática: Áreas em Miniatura
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é aplicar o conhecimento teórico sobre a área de prismas em uma atividade prática e criativa. Os alunos irão criar um "mini parque de prismas", com estruturas tridimensionais de papel ou cartão. Ao final do projeto, os alunos irão medir e calcular a área dessas estruturas, aplicando os conceitos aprendidos em sala de aula.
Descrição do Projeto
A atividade propõe que os alunos confeccionem, em grupos de 3 a 5, vários tipos de prismas utilizando papel ou cartão, e em seguida calculem a área da superfície de cada um.
Cada grupo será responsável por construir um "mini parque de prismas" que deverá conter pelo menos um prisma de cada tipo: reto triangular, oblíquo quadrangular, hexagonal, etc.
Essa atividade vai permitir que os alunos apliquem seus conhecimentos de área, além de desenvolverem habilidades socioemocionais como gestão de tempo, colaboração, resolução de problemas e criatividade.
Materiais Necessários
- Papel ou cartão para a construção dos prismas;
- Régua para medição e corte preciso;
- Lápis e borracha;
- Tesoura;
- Cola.
Passo a Passo
- Cada grupo deve planejar o seu "mini parque de prismas" desenhando os prismas que irão construir e discutindo as medidas de cada um.
- Com o planejamento concluído, inicia-se a construção dos prismas usando o material escolhido. Cada face do prisma deve ser cuidadosamente medida e cortada.
- Montar os prismas fazendo as colagens necessárias.
- Uma vez que todas as estruturas estejam prontas, cada grupo irá calcular a área de cada prisma e registrar os resultados.
- Os grupos irão discutir e refletir sobre os resultados obtidos, relacionando-os com o conceito de área de prismas aprendido.
- Os grupos irão preparar uma apresentação do seu "mini parque de prismas" para a classe, compartilhando os desafios enfrentados durante o projeto e suas conclusões.
Entregas do Projeto
O projeto deve ser finalizado com a entrega de um relatório, escrito por todos os membros do grupo, composto por quatro partes: introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia.
- Introdução: Deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Deverá detalhar a teoria sobre a área de prismas, explicar a atividade prática em detalhes, a metodologia utilizada e apresentar os resultados obtidos com os cálculos de área.
- Conclusão: Aqui, os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões tiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: Indica as fontes que foram utilizadas para basear o projeto.
Além do relatório, os grupos devem apresentar o seu "mini parque de prismas" para a classe, explicando o processo de construção de cada prisma, como foram feitos os cálculos de área e quais desafios foram encontrados durante o projeto.
O projeto exige uma compreensão profunda dos conceitos teóricos, habilidades de resolução de problemas, além de habilidades socioemocionais como gestão de tempo, colaboração e comunicação.