Contextualização
Introdução ao Naturalismo
O Naturalismo, movimento literário que surge na segunda metade do século XIX, é marcado pelo retrato fidedigno da realidade. A literatura naturalista é influenciada pelas ideias científicas da época, que buscavam explicar o comportamento humano a partir do meio e da hereditariedade, colocando o homem à mercê das forças da natureza.
A literatura naturalista chega ao Brasil em meados de 1881, sob forte influência de autores europeus como Émile Zola e Gustave Flaubert. Seus temas centrais giram em torno dos conflitos de ordem social e psicológica, uma abordagem moderna para a época, partindo de um olhar mais pessimista e determinista sobre as ações humanas.
Distinguir o Naturalismo de outros importantes movimentos literários do século XIX, como o Realismo e o Romantismo, é crucial para a compreensão da evolução da literatura brasileira e portuguesa, bem como para motivar os alunos a ressignificar a própria percepção da realidade a partir do contato com essas obras.
Contextualização e Relevância
No momento sociopolítico atual, onde o debate sobre as desigualdades sociais, econômicas e de gênero ganham cada vez mais espaço, a literatura naturalista, em especial as obras brasileiras, trazem em sua narrativa a exposição das mazelas sociais, criando um paralelo com a atualidade e promovendo a reflexão crítica sobre a nossa sociedade.
Superar os desafios de interpretação que a literatura naturalista coloca aos estudantes é a proposta desse projeto. Acreditamos que, ao mergulharem nesse universo literário, os alunos serão capazes de estabelecer uma conexão entre os problemas discutidos na ficção e as questões presentes em nosso cotidiano, formulando opiniões a partir dos próprios valores e experiências.
Atividade Prática
Título da Atividade: Dramatizando o Naturalismo
Objetivo do Projeto
O projeto tem como objetivo aproximar os alunos do universo literário naturalista através da criação e encenação de uma peça teatral curta baseada em uma obra naturalista de escolha do grupo. Esse processo permitirá com que os alunos compreendam melhor o contexto histórico e social em que essas obras foram escritas, como também aprofundem a compreensão das temáticas e características do movimento literário naturalista.
Descrição Detalhada do Projeto
O trabalho será realizado em grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo deverá escolher uma obra literária representativa do Naturalismo e realizar uma leitura compartilhada dela. Em seguida, o grupo deverá adaptar um trecho da obra escolhida para o formato de uma peça teatral curta, com duração de 10 a 15 minutos.
A atividade propõe uma experiência imersiva, onde os alunos terão a oportunidade de interpretar os personagens e reviver as situações propostas nos livros, ajudando, assim, a compreender melhor as reflexões propostas pelas obras lidas.
O processo de criação da peça envolve diversas etapas, que irão demandar diversas competências dos alunos, tais como a leitura interpretativa, a escrita criativa e o trabalho em equipe.
Materiais Necessários
- Obras literárias naturalistas (livros físicos ou digitais)
- Materiais para confecção de cenário e figurinos (opcional)
Passo a Passo
- Formação dos grupos de trabalho (3 a 5 alunos por grupo).
- Escolha da obra literária naturalista que será estudada.
- Leitura compartilhada e discussão da obra escolhida.
- Seleção de um trecho da obra para ser adaptado ao teatro.
- Elaboração do roteiro da peça teatral, levando em consideração as características do naturalismo presentes na obra.
- Divisão dos papéis para cada membro do grupo.
- Ensaio e encenação da peça.
Entregas do Projeto
Ao final do projeto, cada grupo deverá entregar:
- O roteiro da peça teatral realizada: O roteiro deve conter todas as falas dos personagens e descrições das cenas. Deve ficar clara a ligação com a obra original e o movimento naturalista.
- A gravação da encenação da peça teatral: A gravação poderá ser realizada com um smartphone. A qualidade da imagem não será critério de avaliação. O importante é a performance dos alunos e a fidelidade ao roteiro e à obra original.
Além disso, cada grupo deverá preparar um relatório escrito contendo:
- Introdução: Descrição da obra escolhida, relevância no contexto do naturalismo, breve biografia do autor e razão da escolha da obra.
- Desenvolvimento: Discussão sobre a interpretação do texto original, detalhes do processo de adaptação para o teatro, e reflexão sobre as características do naturalismo presentes na obra.
- Conclusão: Reflexão sobre o que foi aprendido com o projeto, dificuldades enfrentadas, soluções encontradas e conexão das temáticas da obra com a realidade atual.
- Bibliografia: Fontes consultadas durante o projeto.
O roteiro, a gravação da peça e o relatório deverão ser entregues em uma semana após o início do projeto.